Quero ter mais um filho

Nem todas as mulheres são iguais e nem sempre o aumento de volume da mama é igual e previsível. Obviamente que a questão do aumento de peso é fundamental e será previsível que se houver um aumento de peso exagerado, a mama aumente bastante de volume.

Após o nascimento do bebé, a mama passa por outra fase completamente diferente, especialmente se a mulher amamentar. Por um lado caso se registe uma diminuição de peso, a própria mama “emagrece” e fica um pouco mais pequena. E se a mulher amamentar, a mama passa por um período de ciclos de aumento e diminuição do seu volume que poderá ter consequência na qualidade da pele e na própria estrutura da mama.

De facto é uma história muito variada e que dificilmente acaba com uma mama exactamente igual à inicial. Às vezes está mais pequena, mas em alguns casos fica “vazia” e com algum excesso de pele, noutros casos fica com muito volume e desproporcionada relativamente ao corpo.

É uma preocupação real e compreensível de todas as mulheres grávidas ou que pretendem engravidar. Questões como : “ Como ficará a minha mama? O que posso fazer depois? Como recuperar?

A cirurgia plástica tem várias alternativas para que a sua mama possa recuperar a forma de antigamente, ou mesmo para ficar com uma mama mais atractiva e sensual do que anteriormente. As alternativas respondem perfeitamente às alterações que se falou anteriormente: menos volume, excesso de pele e excesso de volume.

Em primeiro lugar a mamoplastia de aumen- to. Para mulheres em que apenas o volume da mama diminui após a gravidez, mas nas quais a forma se encontra mantida, este é o procedimento indicado. A colocação de uma prótese de silicone de última geração vai permitir-lhe um aumento de volume adequado e uma forma mais esbelta. É uma cirurgia que permite, através de uma pequena incisão que ficará imperceptível, um resultado incrível e duradouro.

Se a ideia da colocação de uma prótese de mama não a satisfaz, pode optar pelo chamado lipofilling, ou, por outra palavras, aplicação de gordura na mama. Precisa para isto que tenha alguma gordura residual noutra parte do corpo que se possa apli- car na mama. Tem igualmente resultados fantásticos e duradouros.

Se a sua mama ficou com pouco volume, mas paralelamente algum excesso de pele, então o procedimento correcto para si chama-se mastopexia ou lift da mama. Com este procedimento poderá recuperar a forma elegante de uma mama jovem e atraente. A este procedimento poderá combinar a colo- cação de uma prótese mamária, a chamada mastopexia com próteses, se quiser aliar a recuperação da antiga forma da mama a um aumento do seu volume.

Por último se a sua mama se tornou grande e inestética, na verdade necessita de uma redução mamária. Só com este procedimen- to cirúrgico poderá recuperar a forma da mama e reduzir o excesso de volume. Com o tempo uma mama de grandes dimensões, além de descair inevitavelmente, pesa ex- cessivamente. Associa-se um desconforto enorme na coluna cervical e dorsal que só será completamente resolvida com a redução mamária.

São três cirurgias com indicações claras e que tentam responder às inquietações da mulheres que tiveram ou pensam ter filhos. Posteriormente existem inúmeras questões que se podem colocar. Algumas prendem-se com as cicatrizes que poderão ser necessárias, outras com a possibilidade de amamen- tar depois de uma cirurgia à mama e ainda algumas questões sobre o pós-operatório e a recuperação física sobretudo de mulheres que têm filhos pequenos.

Na cirurgia de mamoplastia de aumento a cicatriz reduz-se a um pequeno traço que é essencial para a introdução da próteses. Esta cicatriz poderá ser junto à aréola, no sulco mamário inferior ou na região axilar. No caso da mastopexia e da redução mamária a cicatriz essencial é um cicatriz periare- olar (à volta do mamilo) e se necessário, dependendo do caso, uma cicatriz vertical e raramente horizontal ao nível do sulco mamário. A extensão da cicatriz é variável com o tamanho da mama e o grau de lift da mama necessário.

A amamentação após uma cirurgia da mama é um questão importante. De uma forma geral no caso de uma mamoplastia de au- mento as mulheres muito frequentemente não têm qualquer problema em amamentar. As mulheres submetidas a uma mastopexia e mamoplastia de redução poderão ter uma probabilidade, embora pequena, de não conseguirem amamentar. Não é frequente mas pode acontecer.

Por fim uma palavra sobre os cuidados pós-operatórios numa cirurgia deste tipo e em mulheres com filhos ainda pequenos e em idade de colo. Os primeiros dias são essenciais para a boa recuperação da cirurgia e como é claro terá que ter muita atenção aos esforços exagerados. A cicatrização essencial desenrola-se nas primeiras 3 a 4 semanas e é neste período que deve ter mais atenção a esforços exagerados, por exemplo num gesto tão simples como pegar um bebé do chão.

Espero que este artigo tenha mostrado as alternativas que a cirurgia plástica tem à sua disposição e esclarecido algumas questões que considero essenciais.

Dr. David Rasteiro
Cirurgião Plástico
Clínica MyMoment
www.mymoment.pt
Tel: 21 894 94 94

Download PDF

Durante a gravidez e após o parto a mama da mulher sofre alterações no seu tamanho e na sua projeção.
Ao longo da gravidez a mama da mulher aumenta de volume progressivamente com o desenvolvimento do bebé. É um fenómeno normal guiado pelas hormonas e pelo normal aumento de peso.

Tags: 2015/03 / A mama depois da gravidez e amamentação / Revista Bebé Vida