Transplante Capilar — O que é

O transplante capilar é um procedimento minimamente invasivo, que visa a extração de folículos pilosos ou unidades foliculares de uma área doadora, localizada na região occipitotemporal (região posterior da cabeça) e a sua implantação em áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade (entradas, topo e coroa).

FUE é a técnica mais atual e mais avançada para a colheita de folículos capilares. Consiste na extração de unidades foliculares, uma a uma. Além de se obter um resultado mais natural, esta técnica não gera cicatrizes lineares na área doadora, uma vantagem para as pessoas que desejam usar o cabelo mais curto. O pós-operatório é, também, mais rápido e menos doloroso.

A quem se destina

O transplante capilar destina-se a homens e mulheres com padrão de alopecia androgenética (a calvície comum).

Todos os homens e mulheres com calvície devem ser avaliados, pois, provavelmente, serão candidatos a transplante capilar em algum momento da sua vida.

Quem pode fazer

Todos os homens e mulheres com calvície devem ser avaliados, pois, provavelmente, serão candidatos a transplante capilar em algum momento da sua vida.

A calvície comum é uma doença crónica degenerativa do folículo capilar, hormono-mediada, que deve ser distinguida de outras causas de queda de cabelo, que não devem ser resolvidas por transplante capilar e que carecem de outros tipos de tratamento.

Uma correta avaliação e diagnóstico por um médico tricologista são essenciais para o sucesso estético do tratamento e futura saúde capilar.

A importância da ter consulta medica e não apenas uma avaliação gratis comercial

A calvície comum é uma doença crónica degenerativa do folículo capilar, hormono-mediada, que deve ser distinguida de outras causas de queda de cabelo, que não devem ser resolvidas por transplante capilar e que carecem de outros tipos de tratamento.

Uma correta avaliação e diagnóstico por um médico tricologista são essenciais para o sucesso estético do tratamento e futura saúde capilar.

Porquê Escolher-nos?

Número restrito de clientes mensais para tratamento personalizado

Experiente equipa de Tricologia, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Fisioterapia, Nutrição e Vascular para um acompanhamento holistico de cada caso

Preferido por diversas celebridades

Que resultados esperar do Transplante Capilar?

Aspeto mais jovem e saudável

Se os olhos são o espelho da alma, o cabelo é a moldura do rosto. O enfraquecimento do cabelo é frequentemente associado à velhice ou à falta de saúde, pelo que recuperar um cabelo farto nos faz parecer mais jovens e saudáveis.

Autoestima elevada

A maioria das pessoas sente-se mais confiante e feliz depois de vencer a calvície. Há um notório rejuvenescimento físico que leva a um maior à-vontade no espaço social e à recuperação da autoestima.

3. Cabelo que não se vai perder

O cabelo transplantado, se bem selecionado e implantado, é um cabelo resistente à calvície, pelo que o transplante capilar é um tratamento com resultado a longo prazo. Este cabelo terá um ciclo de vida normal, de crescimento e queda, voltando a nascer no mesmo lugar.

Tratamento Adequado

Na MyMoment, todos os casos de alopecia são avaliados por um médico tricologista, permitindo identificar os tratamentos adequados a cada paciente. O transplante capilar pode ser o tratamento mais indicado, bem como ser integrado num plano de tratamentos.

Conheça passo-a-passo o seu transplante capilar

Preparação, tratamento e cuidados

consulta médica mymoment
1

O primeiro passo consiste numa consulta médica, onde é feita uma avaliação inicial. Após o diagnóstico, é-lhe apresentado o melhor método de tratamento, que pode ou não passar por um transplante capilar.

Análise ao sangue - transplante capilar
2

Se o tratamento escolhido for um transplante capilar, o paciente deverá ser submetido a análises clínicas.

FUE Transplante Capilar
3

Posteriormente, realiza-se o procedimento (técnica FUE).

a. Preparação e desenho da zona doadora e recetora

o paciente toma a medicação intraoperatória, revêem-se os objetivos do transplante e são esclarecidas eventuais dúvidas com o paciente. Faz-se o desenho, acordado previamente em consulta;

b. Anestesia e extração das unidades foliculares

o médico anestesia localmente a área doadora. A extração das unidades foliculares é feita uma a uma, através de instrumentos milimétricos denominados “punchs”. Após a extração, as unidades foliculares são retiradas do couro cabeludo com o auxílio de pinças;

c. Preparação e conservação das unidades foliculares

após a extração, as unidades foliculares são colocadas numa solução apropriada para a manutenção da sua vitalidade. Com o auxílio de um microscópio, procede-se à separação e à contagem;

d. Pausa para a refeição

no final da extração, é feita uma pausa de 30 minutos para almoço. A refeição é servida numa sala reservada, proporcionando privacidade ao paciente;

e. Anestesia e implantação das unidades foliculares

o médico anestesia localmente a área recetora e são criados vários orifícios na zona recetora onde serão implantadas as unidades foliculares, com o auxílio de instrumentos denominados “implantadores”. As incisões são feitas com agulhas de microcirurgia com menos de 1 milímetro de espessura;

f. Tratamento

no fim do transplante, é feito o tratamento às zonas doadora e recetora e explica-se ao paciente como deve proceder em casa. É-lhe entregue um documento com os cuidados pós-operatórios, assim como toda a medicação pós-operatória;

g. Seguimento pós-transplante

após o transplante, o paciente tem ao seu dispor uma linha telefónica através da qual pode comunicar com um profissional de saúde, para apoio ou esclarecimento de dúvidas, além das consultas de seguimento pós-transplante.

Ainda não decidiu a clínica e o médico com quem pretende fazer o seu transplante capilar? Deixamos alguns conselhos

Competência do Médico

ver mais

Transparência
na informação

ver mais

Acompanhamento Pós-Procedimento

ver mais

Ambiente Exclusivo

ver mais

Cuidados pré e pós cirurgia

Decidiu avançar com o procedimento? Conheça os preparativos e atenções a ter antes da sua cirurgia plástica.

Exames pré-operatórios

Realizar e enviar atempadamente (7 dias antes) para a equipa médica todos os resultados dos exames prescritos. São fundamentais para confirmar a viabilidade da cirurgia, bem como para preparar adequadamente o processo de anestesia.

Fez a cirurgia. E agora? Não se preocupe, vai estar muito bem acompanhado/a.

Marque já a Consulta Médica

Conheça os Médicos que fazem Transplante Capilar

Dr. Pedro Pizarro Madureira

Dr. Pedro Pizarro Madureira

Tricologia, Clínica Geral e Transplante Capilar — Cédula 51861 Mestre em Medicina pela Universidade de Coimbra. Esteve 5 anos no Brasil ao abrigo do Programa Mais Médicos para o Brasil — OPAS/OMS, trabalho pelo qual recebeu uma menção honrosa por parte do município de Porto Alegre — RS. Tem formação em Transplante Capilar. Foi Diretor Clínico em clínicas de transplante capilar. Atualmente, frequenta uma pós-graduação em Tricologia Pura. De destacar ainda:
  • Responsável por centenas de transplantes capilares

Dr.ª Idalina Fialho

Tricologia, Transplante Capilar e Medicina Geral e Familiar — Cédula 62841

Mestre em Medicina pela Universidade Pavel Jozef Šafárik, na Eslováquia, durante o curso fez estágios hospitalares em diversos países. Tem formação em Cuidados Paliativos no Tufts Medical Center, em Boston, trabalhou em várias clínicas especializadas em transplantes capilares em Lisboa e, atualmente, frequenta uma pós-graduação em Tricologia em Londres. De destacar ainda:

  • Responsável por centenas de transplantes capilares
Dra. Idalina Cardoso

Perguntas Frequentes sobre Transplante Capilar

Existe o risco de rejeição dos folículos implantados?

Não, porque as unidades foliculares são do próprio paciente, tratando-se de um autoenxerto. As unidades foliculares são extraídas da parte posterior (região occipitotemporal) e transplantadas na parte calva.

Se os folículos da minha área doadora não forem suficientes, poderei receber folículos de uma terceira pessoa?

Não, neste caso haveria o risco de rejeição. O cabelo é um anexo, não é um órgão vital, e não se justificaria usar imunossupressores e ter uma vida restrita para ter cabelos, como ocorre em casos de transplante de órgãos.

O resultado do transplante capilar é natural?

Para além do cabelo transplantado ser do próprio paciente, todos os procedimentos são realizados minuciosamente, desde a extração até à implantação. Durante a implantação, a direção, o ângulo e a profundidade do cabelo implantado têm em conta o cabelo já presente nessa área, o que permite obter um resultado final com um aspeto natural.

O tratamento é doloroso?

O tratamento é indolor, já que é administrada uma anestesia local.

É necessário ficar internado?

Não há necessidade de internamento e o regresso a casa, no final da intervenção, é feito sem que o paciente precise de levar pontos ou pensos.

É preciso ter algum cuidado pós-operatório?

Sim. No pós-operatório, em ambas as zonas de extração e implantação, é necessário ter alguns cuidados simples. Os pormenores são explicados na consulta pré-transplante e no dia da cirurgia.

O cabelo volta a nascer na zona doadora?

A unidade folicular é transplantada, transportada, indo nascer na área recetora. Contudo, a extração das unidades foliculares é feita de forma alternada e equilibrada, para que não seja notória a diminuição da densidade nessa zona.

Existem complicações no pós-operatório?

O risco de ocorrer uma complicação é mínimo, mas é frequente ocorrer algum edema (inchaço) e foliculite (borbulhas) na região da face.

Todos os casos são solucionáveis com transplante capilar?

Não. Existem vários tipos de alopécia (calvície) e nem todos são elegíveis para transplante capilar. Por esse motivo, é de extrema importância que se faça uma consulta médica prévia à cirurgia, para que seja feito um diagnóstico correto.

O transplante capilar destina-se essencialmente a homens e mulheres com padrão de alopecia androgenética.

É possível fazer consulta médica online?

Sim, se houver necessidade. Mas frisamos que numa consulta presencial teremos instrumentos que nos permitirão a análise mais completa do seu caso.

O transplante capilar é realizado na clínica, no Parque das Nações?

Sim, os transplantes capilares são realizados na nossa clínica, em dias em que a MyMoment está fechada para outros tratamentos. Assim, não só se garante a privacidade dos pacientes como ainda se garante um ambiente exclusivo e totalmente dedicado a quem esteja em tratamento nesse dia.

Marque a Consulta para Transplante Capilar

Saiba o preço do Transplante Capilar

O valor do Transplante Capilar vai depender de alguns fatores a considerar:

  • Grau de calvície do paciente
  • Método de tratamento escolhido

Por esse motivo, o valor do Transplante Capilar será indicado mediante a avaliação do seu caso, em consulta médica.

Faça, neste formulário, a sua marcação de consulta e fique a conhecer o valor do seu Transplante Capilar

    Deixe o seu contacto telefónico, para confirmarmos a marcação.

    O seu nome*
    Email*
    Telefone*
    Indique-nos o que gostaria de realizar


    Onde Fazer o Transplante Capilar

    Na MyMoment fazemos o Transplante Capilar em Lisboa. Marque a sua consulta no Parque das Nações. Estamos localizados no número 81F da Alameda dos Oceanos, muito perto da Torre Vasco da Gama, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.

    saiba como chegar

    Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

    No blog MyMoment

    Cuidados pré-cirúrgicos

    É importante programar a vida diária e social respeitando os cuidados necessários para a realização da cirurgia. A paciente deverá apresentar boas condições de saúde para realizar a intervenção. Na consulta médica, é realizada uma avaliação física completa, onde são solicitados exames complementares de diagnóstico e análises laboratoriais.

    É de extrema importância avisar o cirurgião plástico caso o paciente apresente sintomas de gripe ou se sinta indisposto antes da cirurgia, assim como dos medicamentos que habitualmente toma porque alguns deles devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes, os anti-inflamatórios ou quaisquer outros que possam aumentar o risco de hemorragias.

    É fundamental que nas 8 horas antes da cirurgia se faça jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. Os fumadores devem suspender hábitos tabágicos antes e depois da cirurgia até que a cicatrização normalize. Pessoas com diagnóstico de depressão devem avisar o médico durante a consulta de avaliação, para que sejam tomados os devidos cuidados.

    Cuidados pós-cirúrgicos

    É importante saber que o tempo de recuperação é muito variável dependendo de cada caso. A paciente deverá pedir a alguém que o acompanhe e fique consigo, pelo menos, na primeira noite, após a cirurgia.

    Seguir as recomendações do médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, durante o período de cicatrização. Não deverá pegar em pesos, crianças ao colo, sacos ou conduzir num período pré-definido e indicado pelo cirurgião, normalmente por um período de duas semanas.

    Nos primeiros dias após a cirurgia deve repousar. Deve beber muita água. Durante as primeiras 48 horas após a cirurgia, os pacientes experimentam diversos graus de edema e hematomas. O inchaço pode persistir por mais tempo. As equimoses geralmente desaparecem dentro de sete a dez dias. Os pontos são normalmente removidos uma semana após a cirurgia. É fundamental o uso de um soutien cirúrgico, por um tempo que será determinado pela equipa médica da clínica. Não deverá fumar durante o primeiro mês. E é muito importante que se inicie um protocolo de drenagens linfáticas ao fim de cerca de 5 dias após a cirurgia. Estas permitirão a redução do edema (inchaço) e prevenção de formação de fibroses.

    Se os cuidados pós-operatórios forem tidos em consideração, poderá retomar as atividades normais num espaço de dez dias. Da mesma forma, a paciente pode minimizar os riscos e possíveis complicações se seguir os conselhos e as instruções do seu cirurgião plástico, antes e após a mastopexia.

    Complemento à cirurgia – Simulação 3D

    A simulação 3D é feita com um software muito inovador – Crisalix – que permite simular uma cirurgia plástica antes da realização da mesma. Os pacientes podem, desta forma, visualizar de uma forma muito real os resultados expectáveis da intervenção a que se irão submeter. O sistema Crisalix permite a utilização de fotografias tiradas pela paciente ou pelo cirurgião. As imagens são depois processadas pelo software.

    As imagens transmitidas por computador são uma forma de entender a abordagem estética do cirurgião permitindo ao paciente ter maior confiança nos resultados esperados. Este simulador melhora a comunicação entre o cirurgião e o paciente, ajuda a reconciliar as diferenças entre os desejos de ambos, permite analisar e suportar o planeamento pré-operatório e ajuda na identificação de pacientes com expectativas irrealistas. No final, médico e paciente compartilham os objetivos do tratamento.