O que é a Alopecia?

A alopecia é o nome dado às falhas ou queda de cabelo. As causas podem ser várias, mas a mais comum é a alopecia androgenética. Pela influência de androgénios — hormonas masculinas —, os folículos pilosos tornam-se mais pequenos e acabam por degenerar, levando à perda permanente de cabelo.

Nos homens, usualmente, caracteriza-se por uma perda de cabelo na zona das “entradas”, assim como na coroa e no topo da cabeça. Nas mulheres, após a menopausa, verifica-se mais frequentemente uma “abertura” na parte central da cabeça, que se vai alastrando para a parte periférica.

Quem pode sofrer de alopecia?

A calvície é uma condição que afeta mais frequentemente os homens, dada a maior quantidade de dihidrotestosterona, a hormona sexual masculina da qual a alopecia androgenética mais depende.

A prevalência da alopecia aumenta com a idade e afeta mais de 70% dos homens e 50% das mulheres com mais de 80 anos.

Causas da Alopecia

A Alopecia pode ter várias causas, sendo as mais comuns:

  • Fármacos, inclusive agentes quimioterápicos;
  • Infeções, como a tinha da cabeça ou quérion;
  • Doenças sistémicas, tais como distúrbios que causam febre alta, lúpus eritematoso sistémico, doenças endócrinas e deficiências nutricionais;
  • Traumas, que incluem tricotilomania, queimaduras, radioterapia e queda de cabelo induzida por pressão (por exemplo, pós-operatória).

Tipos de Alopecia

Nos homens, usualmente, caracteriza-se por uma perda de cabelo na zona das “entradas”, assim como na coroa e no topo da cabeça. Nas mulheres, após a menopausa, verifica-se mais frequentemente uma “abertura” na parte central da cabeça, que se vai alastrando para a parte periférica.

Alopecias cicatriciais

Resultam da destruição ativa dos folículos pilosos. Ou seja, não voltarão a produzir pêlo.

ver mais

Alopecias não-cicatriciais

Resultam de um processo que reduz ou torna lento o crescimento dos pêlos.

ver mais

Tratamentos disponíveis

Do ponto de vista preventivo, uma dieta rica e equilibrada, hábitos de vida saudáveis, exercício físico e a implementação de estratégias para reduzir o stress do dia a dia são essenciais para manter um cabelo saudável e reduzir a queda.

Quanto às terapêuticas disponíveis na MyMoment para tratar a alopecia, e dependendo do caso de cada paciente, temos soluções que podem ser administradas individualmente ou combinadas, como:

  • Tratamentos tópicos;
  • LASER Er:YAG — estimulação do folículo capilar através do aquecimento que este gera;
  • Terapêutica oral;
  • Intradermoterapia:
    1. PRP (Plasma Rico em Plaquetas) — subproduto sanguíneo rico em fatores de crescimento;
    2. Mesoterapia — microinjeção com fármacos em doses diminutas, vitaminas e estimulantes do crescimento capilar;
  • Transplante capilar.

O transplante capilar é frequentemente apresentado como uma solução única. Quando é executado com as melhores e mais atuais técnicas, é, de facto, um recurso valioso para tratar diversas alopecias, mas não deixa de poder ser um tratamento complementar.

Para o sucesso de qualquer transplante capilar, ou para o controlo de qualquer condição que leve à queda de cabelo, são essenciais um correto diagnóstico e uma abordagem terapêutica ampla e adaptada ao paciente e aos seus objetivos. Portanto, é fundamental procurar uma consulta de tricologia para que haja uma profunda avaliação do seu caso e início de tratamento adequado, que pode ou não passar por um transplante capilar.

Porquê Escolher-nos?

Número restrito de clientes mensais para tratamento personalizado

Experiente equipa multidisciplinar de Cirurgia Plástica, Medicina Estética, Vascular, Dermatologia, Alopecia, Fisioterapia e Nutrição para um acompanhamento holístico do seu caso

Preferido por diversas celebridades

Que resultados esperar dos tratamentos?

Aspeto mais jovem e saudável

Se os olhos são o espelho da alma, o cabelo é a moldura do rosto. O enfraquecimento do cabelo é frequentemente associado à velhice ou à falta de saúde, pelo que recuperar um cabelo farto nos faz parecer mais jovens e saudáveis.

Autoestima elevada

A maioria das pessoas sente-se mais confiante e feliz depois de vencer a calvície. Há um notório rejuvenescimento físico que leva a um maior à-vontade no espaço social e à recuperação da autoestima.

Versatilidade no dia a dia

Ter cabelo dá-nos a possibilidade de nos apresentarmos de formas diferentes. Além de roupas e maquiagem, o cabelo é dos elementos que mais nos permite diferenciarmo-nos e parecermos diferentes.

Conheça passo-a-passo a sua consulta para o tratamento de alopecia

Preparação, tratamento e cuidados

consulta médica mymoment
1 – Consulta de avaliação

na primeira consulta de tricologia avaliam-se as características físicas do paciente e conhece-se o seu histórico pessoal e familiar de doenças. Assim, avaliam-se as causas da queda de cabelo e outras patologias que acometem os fios, classifica-se essas doenças e determina-se a sua provável evolução.

Tratamento da Alopecia
2 – Tratamento da Alopecia

o tratamento pode ir desde a terapêutica oral ao transplante capilar, ou ainda à combinação de várias soluções.

3 – Esclarecimento de dúvidas

após as sessões, é possível contactar a MyMoment para esclarecer alguma dúvida que possa surgir ou relatar algum efeito indesejado. A nossa equipa está disponível para o acompanhar em todas as fases do tratamento.

Conheça os diferentes procedimentos de tratamento da Alopecia

Tratamentos tópicos

Aplicação direta de corticoides. Mais comum no tratamento da alopecia areata.

LASER Er:YAG

Estimulação do folículo capilar através do aquecimento que o LASER Er:YAG gera.

Terapêutica oral

Toma de medicamentos pela via oral.

PRP (Plasma Rico em Plaquetas)

Subproduto sanguíneo rico em fatores de crescimento. O sangue é recolhido e centrifugado para, posteriormente, o PRP ser aplicado diretamente no couro cabeludo do paciente.

Mesoterapia

Microinjeção com fármacos em doses diminutas, vitaminas e estimulantes do crescimento capilar

Transplante capilar

Extração de folículos pilosos ou unidades foliculares de uma área doadora e a sua implantação em áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade.

Para decidir a clínica e o médico com quem pretende fazer o seu tratamento de Alopecia, deixamos algumas recomendações:

 

Competência do Médico

ver mais

 

Transparência
na informação

ver mais

 

Acompanhamento Pós-Procedimento

ver mais

Marque já a Consulta Médica

Conheça os Médicos Especialista em Tricologia que Tratam a Alopecia

Dr. Pedro Pizarro Madureira

Dr. Pedro Pizarro Madureira

Tricologia, Clínica Geral e Transplante Capilar — Cédula 51861 Mestre em Medicina pela Universidade de Coimbra. Esteve 5 anos no Brasil ao abrigo do Programa Mais Médicos para o Brasil — OPAS/OMS, trabalho pelo qual recebeu uma menção honrosa por parte do município de Porto Alegre — RS. Tem formação em Transplante Capilar. Foi Diretor Clínico em clínicas de transplante capilar. Atualmente, frequenta uma pós-graduação em Tricologia Pura. De destacar ainda:
  • Responsável por centenas de transplantes capilares

Dr.ª Idalina Fialho

Tricologia, Transplante Capilar e Medicina Geral e Familiar — Cédula 62841

Mestre em Medicina pela Universidade Pavel Jozef Šafárik, na Eslováquia, durante o curso fez estágios hospitalares em diversos países. Tem formação em Cuidados Paliativos no Tufts Medical Center, em Boston, trabalhou em várias clínicas especializadas em transplantes capilares em Lisboa e, atualmente, frequenta uma pós-graduação em Tricologia em Londres. De destacar ainda:

  • Responsável por centenas de transplantes capilares
Dra. Idalina Cardoso

Perguntas Frequentes sobre Alopecia

As mulheres também podem fazer os tratamentos para tratar a alopecia?

Tal como os homens, as mulheres também sofrem de queda de cabelo. Portanto, também podem realizar os tratamentos.

O tratamento com LASER Er:YAG é definitivo ou tem de ser feito com regularidade?

A causa fundamental da queda de cabelo é a ação hormonal, pelo que qualquer tratamento permitirá apenas a recuperação durante o tratamento, sendo necessário terapêutica de manutenção, mesmo que de forma mais espaçada, para evitar nova perda de cabelo.

Em que casos é que os tratamentos para a alopecia são contraindicados?

Durante a gravidez e o aleitamento, quando se tem infeções ativas ou disfunções plaquetárias, não se aconselha realizar tratamentos para a alopecia.

Os tratamentos para a alopecia são dolorosos?

O tratamento com LASER Er:YAG gera apenas um pouco de desconforto, mas não é doloroso.

No transplante capilar, poderá haver algum desconforto durante a anestesia, mas o restante procedimento é indolor, já que é administrada uma anestesia local. No pós-operatório, normalmente, há algumas dores que são toleráveis.

Os restantes tratamentos não geram dor.

O resultado do transplante capilar é natural?

Para além do cabelo transplantado ser do próprio paciente, todos os procedimentos são realizados minuciosamente, desde a extração até à implantação. Durante a implantação, a direção, o ângulo e a profundidade do cabelo implantado têm em conta o cabelo já presente nessa área, o que permite obter um resultado final com um aspeto natural.

É preciso ter algum cuidado pós-operatório?

Sim. No pós-operatório, em ambas as zonas de extração e implantação, é necessário ter alguns cuidados simples. Os pormenores são explicados na consulta pré-transplante e no dia da cirurgia.

Todos os casos são solucionáveis com transplante capilar?

Não. Existem vários tipos de alopecia (calvície) e nem todos são elegíveis para transplante capilar. Por esse motivo, é de extrema importância que se faça uma consulta médica prévia à cirurgia, para que seja feito um diagnóstico correto.

O transplante capilar destina-se essencialmente a homens e mulheres com padrão de alopecia androgenética.

É possível fazer consulta médica online?

Sim, se houver necessidade. Mas frisamos que numa consulta presencial teremos instrumentos que nos permitirão a análise mais completa do seu caso.

Marque a Consulta para tratar a Alopecia

Saiba o preço do tratamento da Alopecia

O valor do tratamento da Alopecia vai depender de alguns fatores a considerar:

  • Características de cada caso
  • Método a considerar

Por esse motivo o valor do tratamento da Alopecia será indicado mediante a avaliação do seu caso, em consulta médica.

Faça, neste formulário, a marcação da sua consulta e fique a conhecer o valor do seu tratamento da Alopecia.

    Deixe o seu contacto telefónico, para confirmarmos a marcação.

    O seu nome*
    Email*
    Telefone*
    Indique-nos o que gostaria de realizar


    Onde Fazer o Tratamento da Alopecia

    Na MyMoment fazemos o Tratamento da Alopecia em Lisboa. Marque a sua consulta no Parque das Nações. Estamos localizados no número 81F da Alameda dos Oceanos, muito perto da Torre Vasco da Gama, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.

    saiba como chegar

    Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

    No blog MyMoment