Otoplastia
Correção das Orelhas Descoladas
Informações técnicas:
- Cirurgia de 1h (aprox.)
- Anestesia local
- Não precisa de internamento (ambulatório)
- Recuperação e regresso ao trabalho e à vida ativa ao fim de 1 semana
Muitas vezes chamadas de “orelhas de abano”, as orelhas em abdução ou descoladas são um problema para muitas pessoas. Ter as orelhas demasiado salientes não costuma ser esteticamente favorável e resulta, habitualmente, em comentários depreciativos, que começam ainda na infância.
A Otoplastia é a tradicional cirurgia às orelhas para a correção da sua deformidade, e é muito procurada para resolver este problema.
Geralmente, nestes casos, as orelhas formam um ângulo maior do que o normal, devido ao seu afastamento e proeminência, resultante da ausência de uma das pregas da anti-hélice, ou porque existe um excesso de cartilagem da concha (zona côncava da orelha). Para corrigir este afastamento, é preciso reproduzir essa prega e/ou remover uma parte da cartilagem da concha que está em excesso. As incisões são feitas por trás das orelhas, deixando marcas praticamente invisíveis.
Após a cirurgia, será necessário utilizar uma banda de compressão elástica durante 3 a 4 semanas e evitar exercício físico intenso. Os resultados são definitivos e é possível voltar à rotina habitual ao fim de uma semana.
A deformação congénita das orelhas afeta cerca de 5% da população e está muitas vezes associada a uma componente genética. Geralmente, manifesta-se até ao 3º mês de vida
A correção das orelhas é possível através da Otoplastia.
Anos de Experiência
Casos apresentados em direto na TV
Procedimentos Realizados
Número restrito de clientes mensais para tratamento personalizado
Experiente equipa multidisciplinar de Cirurgia Plástica, Medicina Estética, Vascular, Dermatologia, Alopecia, Fisioterapia e Nutrição para um acompanhamento holístico do seu caso
Preferido por diversas celebridades
Especialmente no caso das mulheres, as orelhas descoladas “obrigam” a que se arranje estratégias para que estas permaneçam escondidas. Manter os cabelos soltos, por cima das orelhas, e evitar fazer cortes mais curtos é uma das formas de encobrir o problema. Desta forma, é mais difícil que as outras pessoas se apercebam da deformidade.
No caso dos homens, que muitas vezes gostam de usar cabelos curtos, pode ser mais difícil disfarçar as orelhas em abdução.
Realizando uma Otoplastia, deixa de haver a necessidade de esconder as orelhas.
Por ser uma cirurgia cuja incisão é feita atrás da orelha, a cicatriz fica sempre escondida.
Além disso, toda a intervenção é realizada na zona exterior das orelhas, pelo que não afeta o funcionamento do sistema auditivo. A função da parte externa da orelha é preservada e não se abordam as estruturas do ouvido médio (as mais importantes para a audição).
Por vezes, as crianças podem ser muito cruéis entre si. Ter orelhas “de abano” pode levar à discriminação e chacota por parte dos pares. Por este motivo, é comum que se realize a Otoplastia a partir dos 5 anos, antes da entrada na escola.
Na Otoplastia, a incisão é sempre realizada por trás da orelha. Através de suturas feitas na cartilagem, reproduz-se uma inexistente prega posterior da anti-hélice e, se necessário, remove-se a cartilagem da concha em excesso. Desta forma, é possível aproximar o pavilhão auricular à concha do crânio.
1. CONSULTA DE AVALIAÇÃO
Nesta primeira consulta, vamos analisar o passado clínico do paciente – através da realização dos exames necessários –, para decidir qual o tratamento mais adequado. São discutidos todos os detalhes do tratamento a realizar, como o tempo de recuperação, cuidados a adotar antes e depois, possíveis riscos associados e as suas resoluções.
2. TRATAMENTO DE CORREÇÃO DAS ORELHAS
O tratamento é realizado através do procedimento acima descrito. A recuperação pode ser feita em ambulatório, sem necessidade de internamento. Mas, no período que se segue, é necessário seguir todas as recomendações médicas.
3. ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS
Após o tratamento, é possível contactar a MyMoment para esclarecer alguma dúvida que possa surgir ou relatar algum efeito indesejado. A nossa equipa está disponível para o acompanhar em todas as fases do tratamento.
De forma a evitar o bullying e uma baixa autoestima, o ideal é realizar a Otoplastia em idade pré-escolar. Assim, recomendamos que a cirurgia aconteça a partir dos 5 anos de idade.
Quem procura a Otoplastia são pacientes que estão descontentes com a forma e posição dos pavilhões auriculares das suas orelhas. Qualquer pessoa que tenha esta deformidade nas orelhas poderá recorrer à Otoplastia.
Não existem contraindicações para a realização da Otoplastia.
As complicações e riscos associados são raros, devido à adequada preparação antes da cirurgia e aos cuidados recomendados no pós-operatório, que o paciente deve seguir escrupulosamente.
Embora seja pouco frequente, a complicação mais provável é a acumulação de algum sangue (hematoma) que, na maioria dos casos, pode ser drenado no consultório.
Por norma, a cicatriz fica atrás da orelha, permanecendo praticamente imperceptível.
O resultado definitivo é atingido após 3 a 6 meses, dependendo do tipo de técnica utilizada na cirurgia e das características do próprio paciente.
Os resultados são imediatos.
Após a cirurgia, será necessário utilizar uma banda de compressão elástica durante 3 a 4 semanas e evitar fazer exercício físico intenso.
Os resultados são definitivos
O valor do tratamento de Otoplastia vai depender de alguns fatores a considerar:
Por esse motivo, o valor do tratamento será indicado mediante a avaliação do seu caso, pela nossa equipa de especialistas.
Faça, neste formulário, a marcação da sua consulta e fique a saber mais sobre a Otoplastia.
Na MyMoment realizamos a Otoplastia em Lisboa. Marque a sua consulta no Parque das Nações. Estamos localizados no número 81F da Alameda dos Oceanos, muito perto da Torre Vasco da Gama, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.
saiba como chegar