Está descontente e sente complexos com o seu nariz, mas tem receio das invasivas cirurgias plásticas? Foi submetido a uma rinoplastia e gostaria de melhorar ainda mais o resultado da sua cirurgia? Na clínica MyMoment temos ao seu dispor um procedimento não cirúrgico que permitirá, em casos selecionados, corrigir essas deformidades nasais que tanto constrangimento social e psicológico pode causar, a rinomodelação.
O nariz, cujas proporções estéticas têm sido estudadas desde a antiguidade, por ser um elemento central da face, tem grande influência na harmonia da mesma. Por ter uma estrutura complexa, o nariz apresenta uma grande variação entre raças, etnias e entre indivíduos.
A rinomodelação é uma técnica de bioplastia que permite corrigir ligeiras a moderadas deformidades nasais, congénitas e adquiridas, de forma rápida e sem necessidade de cirurgia. Graças à rinomodelação é possível melhorar o aspeto da pirâmide nasal de forma incrivelmente natural, variando os ângulos nasais, tanto o nasofrontal como o nasolabial, tal como retificar o dorso (que pode ser demasiado baixo ou largo, ou ainda conter a inestética “bossa”) e a ponta do nariz.
A rinomodelação consiste, basicamente, em deslocar os segmentos nasais através da introdução de materiais biocompatíveis em pontos concretos do nariz, o que permite conseguir uma maior beleza sem necessidade de recorrer à cirurgia.
A rinomodelação é sem dúvida cada vez mais procurada por homens e mulheres que pretendem melhorar o aspeto do seu nariz, especialmente a partir dos 20 anos. A vantagem desta técnica é que não se trata de um procedimento cirúrgico, confere uma grande naturalidade e permite que o paciente continue a conservar a sua imagem sem grandes mudanças, mas com muito mais harmonia e beleza.
É feita com ácido hialurónico, um gel que permite moldar e elevar os tecidos, condições essenciais para um bom implante nasal. Pode ser utilizado o Restylane Perlane ou Restylane Sub-Q, dependendo do grau e localização do problema, estes produtos de excelência e de extrema segurança são fabricados pela Galderma, empresa líder no mercado mundial em preenchimentos.
Apesar de ser produzido laboratorialmente, o ácido hialurónico é um componente natural da derme, neste sentido, não causa alergias e dispensa exames prévios. É um composto aprovado pelo Infarmed, para aplicação ao nível da medicina estética. A duração do preenchimento é de aproximadamente um a dois anos, sendo necessária nova aplicação após esse período.
É um procedimento indolor, uma vez que usa o recurso a anestesia local ou tópica. O paciente fica confortavelmente reclinado enquanto o ácido hialurónico é cuidadosamente injetado nas zonas do nariz a corrigir, após a injeção é realizada uma suave massagem pelo médico para que o produto adquira a forma desejável. A rinomodelação pode ser feita numa única sessão ou, se necessário, ser completada uma semana mais tarde, para aperfeiçoamento da modelação nasal.
Através da rinomodelação é possível resolver casos de narizes com a ponta caída, causadas pelo natural processo de envelhecimento, por deformidade anatómica ou retração do perfil perioral devido a várias extrações dentárias. Neste caso a técnica baseia-se no preenchimento da base do nariz e pela elevação e definição da ponta nasal.
Nos casos de narizes com “bossas”, causadas pela existência de uma raiz nasal baixa, a correção desse desequilíbrio é feito pelo preenchimento da raiz nasal, criando assim uma linha harmoniosa e esteticamente equilibrada.
E em casos de pequenos defeitos com consequentes assimetrias, a técnica passa pelo preenchimento das áreas mais deprimidas com a correção do efeito luz-sombra.
Na clínica MyMoment a rinomodelação é aplicada por cirurgiões plásticos e médicos dermatologistas experientes, credenciados e devidamente treinados em procedimentos de medicina estética. Desta forma é possível garantir os melhores resultados à distância de um procedimento.
Nem todas as deformidades nasais podem ser corrigidas através da rinomodelação pelo que é aconselhável passar por uma consulta de avaliação prévia. Marque a sua consulta de avaliação na clínica MyMoment e conheça qual o procedimento adequado ao seu caso. Acabe uma vez por todas com os complexos e consiga o aspeto com que sempre sonhou.
Antes & Depois


Rinomodelação – Mulher 32 Anos
correção da giba do dorso nasal convexa, torando o rosto mais harmónico e equilibrado
CONHEÇA OS CIRURGIÕES QUE FAZEM RINOMODELAÇÃO

Dr. Nuno Fradinho
Cirurgião Plástico - Cédula 47645
Formado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e, durante a sua prática hospitalar e nos inúmeros estágios internacionais que realizou, o Dr. Nuno Fradinho adquiriu uma forte experiência em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Microcirurgia Reconstrutiva.
Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Maria, na MyMoment. Tem dedicado desde sempre parte do seu tempo à Ordem dos Médicos (onde presidiu ao Conselho Regional de Lisboa-Cidade) e à Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica (onde assume o cargo de Vice-Presidente). É ainda Coordenador da Especialidade de Cirurgia Plástica do Hospital CUF Torres Vedras.





Dr. Nuno Maria
Cirurgião Plástico - Cédula 49635
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, o Dr. Nuno Maria liderou no Hospital de São José a Unidade de Cirurgia da Mama.
Sempre apostou na sua formação o que o leva a realizar inúmeros estágios em diversos países, maioritariamente no Brasil e Estados Unidos, onde trabalhou com alguns dos nomes mais importantes da cirurgia plástica mundial. Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Fradinho, na MyMoment.







Dr. Luís Vieira
Cirurgião Plástico - Cédula 57561
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Dr Luís Vieira realizou a especialidade de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Enriqueceu a sua formação com passagens por países como Suécia, Holanda, Bélgica e Espanha, onde acompanhou alguns dos cirurgiões plásticos mais reconhecidos nas diversas áreas em que se diferenciou, nomeadamente reconstrução mamária, contorno corporal e microcirurgia. É Fellow do European Board of Plastic Surgery. Após longa colaboração, desenvolve em exclusivo a sua actividade em cirurgia estética e medicina estética com os Dr Nuno Fradinho e Dr Nuno Maria na MyMoment.




Pela segurança do procedimento é possível realizá-lo assim que se atinge a maioridade. No entanto poderá haver exceções que devem ser devidamente avaliadas pelo médico.
Nem todos os pacientes são candidatos a esta técnica. Com o aconselhamento e avaliação por parte da nossa experiente equipa médica poderá descobrir qual o procedimento mais indicado ao seu caso. Um correto diagnóstico permitirá atingir resultados espetaculares com o mínimo desconforto.
Sim, poderá inclusivamente realizar o procedimento durante a hora de almoço. O regresso à vida socioprofissional é imediato, pois é um procedimento que não necessita de qualquer período de recuperação.
Não, o ácido hialurónico, utilizado na rinomodelação, é uma substância que pelas suas características vai sendo lentamente absorvido pelo organismo. A sua duração é de aproximadamente um a dois anos, após esse período para manter o resultado deverá realizar novo procedimento.
Sim. O nosso organismo produz naturalmente este ácido, com o processo de envelhecimento, vamos perdendo a capacidade de o produzir, perdendo o volume natural característico da juventude. Por ser uma substância naturalmente presente no organismo, este não reage contra a presença do mesmo, não causando qualquer reação alérgica ou rejeição ao produto.
A rinomodelação é um procedimento médico realizado com recurso a anestesia local ou tópica, assim sendo é um procedimento totalmente indolor.
O procedimento demora aproximadamente 15 minutos, no entanto depende sempre do tipo de correção em questão. Durante o procedimento a paciente está acordada, podendo por isso acompanhar a realização do tratamento, contribuído para melhores níveis de satisfação com o resultado final.
Deverá procurar uma clínica devidamente certificada para a realização do procedimento. Deverá suspender a toma de anticoagulantes e eventualmente de anti-inflamatórios não esteróides.
É aconselhável fazer aplicação de gelo após o procedimento, pois poderá surgir um normal inchaço temporário. Também não é recomendado a exposição solar direta e prolongada. No entanto o paciente poderá fazer a sua vida habitual sem qualquer limitação.
Após passar o inchaço e estabilização do produto no organismo, este atinge o seu aspeto final. Normalmente ao fim de uma semana.
A rinoplastia é uma cirurgia relativamente simples, realizada sob anestesia local com sedação. No entanto esta condição está dependente das caraterísticas do paciente e da técnica cirúrgica utilizada.
A técnica cirúrgica utilizada na rinoplastia poderá ser do tipo aberta ou fechada. Na técnica aberta faz-se uma incisão ao longo da columela (tecido mole entre as narinas), que fica escondida abaixo da ponta do nariz. Esta técnica é a mais frequentemente utilizada, permitindo a remodelação mais completa do nariz. Na técnica fechada, a incisão é apenas realizada na parte interna do nariz. A técnica aberta permite uma visualização direta, da técnica e avaliação dos efeitos, ao contrário da fechada, em que é exigido uma maior experiência do cirurgião plástico, pois na técnica fechada esta avaliação é realizada essencialmente através de sensações táteis.
A incisão é realizada nas laterais do nariz, e as cicatrizes ficam escondidas no sulco nasal. Em alguns casos pode recorrer-se ao uso de tampões do nariz, como solução temporária. As cicatrizes amadurecem e ficam impercetíveis.
A rinoplastia aberta é mais adequada à remodelação do contorno nasal, e não na sua redução. Em casos muito específicos, pode ser necessária a colheita de cartilagem da orelha ou da costela. Este tipo de remodelação baseia-se na remoção ou acréscimo de osso, cartilagem ou tecido, de modo a atingir o resultado desejado.
Habitualmente, o paciente tem alta no dia da cirurgia. Assim sendo, é recomendado que na primeira noite esteja acompanhado por alguém, um amigo ou familiar. É provável que lhe sejam feitas algumas recomendações, que incluem os medicamentos que tem de aplicar ou tomar com o objetivo de ajudar na cicatrização, assim como formas de reduzir o risco de infeção, e o esquema de acompanhamento pós-operatório, com o cirurgião plástico.
É normal haver edema e equimose à volta dos olhos, que pode durar cerca de 15 dias. Regra geral, é necessário a utilização de uma tala durante uma semana a dez dias. A cirurgia ao nariz é indolor, embora haja desconforto associado a alguma obstrução respiratória na sequência do tamponamento nasal.
Ao longo dos meses após a cirurgia poderá verificar resultados mais naturais e definitivos.
A equipa da clínica MyMoment poderá esclarecer todas as suas dúvidas acerca deste procedimento.
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
No blog MyMoment