
gordura em excesso nos braços
- Duração aproximada da cirurgia – 2H00 a 3h00
- Tipo de anestesia – anestesia local e sedação, podendo ser anestesia geral se acompanhada por outras cirurgias (como por exemplo Abdominoplastia)
- Tipo de Recuperação – em Ambulatório ou com uma noite de internamento
- Tempo de recuperação (até regressar ao trabalho ou à vida activa) – 2 a 3 semanas
É a cirurgia plástica indicada para tratar o excesso de gordura localizada, flacidez ou pele da região do braço, principalmente na região do trícipete, também conhecido como “músculo do adeus”.
À medida que a idade vai avançando, os braços são uma área crítica em termos de flacidez e que incomoda bastante as pessoas. Para além disso, estas cirurgias tornaram-se muito frequentes, particularmente em pacientes que perderam grandes quantidades de peso.
Consoante os casos, pode-se combinar a lipoaspiração com a braquiplastia, para remoção do excesso de pele e de gordura simultaneamente e assim se conseguir um resultado mais harmonioso.
Conheça os Médicos Cirurgiões que Fazem Braquiplastia

Dr. Nuno Fradinho
Cirurgião Plástico - Cédula 47645
Formado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, concluiu a especialidade em Cirurgia Plástica no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e, durante a sua prática hospitalar e nos inúmeros estágios internacionais que realizou, o Dr. Nuno Fradinho adquiriu uma forte experiência em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Microcirurgia Reconstrutiva. Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Maria, na MyMoment. Tem dedicado desde sempre parte do seu tempo à Ordem dos Médicos (onde presidiu ao Conselho Regional de Lisboa-Cidade) e à Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica (onde assume o cargo de Vice-Presidente). É ainda Coordenador da Especialidade de Cirurgia Plástica do Hospital CUF Torres Vedras.




Dr. Nuno Maria
Cirurgião Plástico - Cédula 49635
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, o Dr. Nuno Maria liderou no Hospital de São José a Unidade de Cirurgia da Mama. Sempre apostou na sua formação o que o leva a realizar inúmeros estágios em diversos países, maioritariamente no Brasil e Estados Unidos, onde trabalhou com alguns dos nomes mais importantes da cirurgia plástica mundial. Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Fradinho, na MyMoment.






Dr. Luís Vieira
Cirurgião Plástico - Cédula 57561
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Dr Luís Vieira realizou a especialidade de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Enriqueceu a sua formação com passagens por países como Suécia, Holanda, Bélgica e Espanha, onde acompanhou alguns dos cirurgiões plásticos mais reconhecidos nas diversas áreas em que se diferenciou, nomeadamente reconstrução mamária, contorno corporal e microcirurgia. É Fellow do European Board of Plastic Surgery. Após longa colaboração, desenvolve em exclusivo a sua actividade em cirurgia estética e medicina estética com os Dr Nuno Fradinho e Dr Nuno Maria na MyMoment.



Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como por exemplo ter uma infeção, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crónicas como hipertensão, diabetes, entre outras…
Esta cirurgia envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada do seu excesso, para eliminar a flacidez do local. Quando há também presença de gordura localizada, é feita uma lipoaspiração em simultâneo. A incisão é realizada na região axilar e estendida para a face interna dos braços. Se a flacidez por pouca, a cicatriz pode localizar-se apenas na axila. No entanto, quando a flacidez é excessiva, a marca estende-se também pelo braço, podendo chegar até antes do cotovelo.
O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral, neste último caso normalmente quando associada a outras cirurgias plásticas, como a abdominoplastia.
Dependendo da necessidade de aspirar ou não gordura, além de remover o excesso de pele, pode demorar de 2 a 3 horas.
O paciente deve ficar sem levantar os braços durante cerca de 2 a 3 semanas.
A drenagem linfática também é indicada para a redução do edema (inchaço) e para acelerar a cicatrização. É preciso usar mangas elásticas compressivas na região durante cerca de um mês, não fazer movimentos bruscos com os braços e evitar pesos, nas primeiras semanas. Também é preciso proteger bem a cicatriz dos raios solares, para evitar que escureça.
É importante programar a vida diária e social respeitando os cuidados necessários para a realização da cirurgia. O paciente deverá apresentar boas condições de saúde para realizar a intervenção. Na consulta médica, é realizada uma avaliação física completa, onde são solicitados exames complementares de diagnóstico e análises laboratoriais. É de extrema importância avisar o cirurgião plástico caso o paciente apresente sintomas de gripe ou se sinta indisposto antes da cirurgia.
O médico deve ser informado sobre os medicamentos que habitualmente toma porque alguns deles devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes, os anti-inflamatórios ou quaisquer outros que possam aumentar o risco de hemorragias.
É fundamental que nas 8 horas antes da cirurgia se faça jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos. Os fumadores devem suspender hábitos tabágicos antes e depois da cirurgia até que a cicatrização normalize. Pessoas com diagnóstico de depressão devem avisar o médico durante a consulta de avaliação, para que sejam tomados os devidos cuidados.
O tempo de cirurgia, a anestesia a ser utilizada e todo o tipo de informações que deseje obter ser-lhe-ão indicados pelos cirurgiões plásticos da clínica MyMoment.
É importante saber que o tempo de recuperação é muito variável dependendo de cada caso. O paciente deverá pedir a alguém que o acompanhe e fique consigo, pelo menos, na primeira noite, após a cirurgia.
Seguir as recomendações do médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o período de cicatrização. Nos primeiros dias após a cirurgia, deve repousar. Deve beber muita água. Durante as primeiras 48 horas após a cirurgia, os pacientes experimentam diversos graus de edema e hematomas. O inchaço pode persistir por mais tempo. As equimoses geralmente desaparecem dentro de sete a dez dias. Os pontos são normalmente removidos decorrida uma semana da cirurgia. Consoante as zonas intervencionadas, poderá haver a necessidade do uso de cinta cirúrgica, por um tempo que será determinado pela equipa médica da clínica.
Não deverá fumar durante o primeiro mês. E é muito importante que se inicie um protocolo de drenagens linfáticas ao fim de 3 a 5 dias após a cirurgia. Estas poderão ser feitas diariamente, e permitiram a redução de edema e prevenção de formação de fibroses. Se os cuidados pós-operatórios forem tidos em consideração, poderá retomar as atividades normais num espaço de dez dias. Da mesma forma, o paciente pode minimizar os riscos e possíveis complicações se seguir os conselhos e as instruções do seu cirurgião plástico, antes e após o lipofiling.
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.
No blog MyMoment