A cruroplastia, lifting de coxas ou dermolipectomia das coxas, são termos técnicos para designar a cirurgia plástica utilizada para corrigir o excesso de pele, na zona interna das coxas.
Em pacientes com gordura localizada e sem flacidez de pele, a lipoaspiração pode ser suficiente para harmonizar o contorno local. Noutros casos, a realização de apenas uma lipoaspiração até pode ser contra-indicada, pois tenderá a acentuar a flacidez (com menos gordura, a pele em excesso ainda se nota mais).
Quando a simples remoção de gordura não é suficiente, torna-se necessário remover a pele em excesso, realizando uma cruroplastia. Para tal, é realizada uma incisão sobre a linha da virilha e na parte interna da coxa. A pele será puxada para cima e todo o excesso é retirado. Pode ser associada uma lipoaspiração, para melhorar o resultado final.
A extensão das cicatrizes é diretamente proporcional ao grau de flacidez existente. É necessário conversar com o seu cirurgião plástico, de forma a aferir se as cicatrizes resultantes, apesar de escondidas na parte interna da coxa, compensam a melhoria obtida pela remoção do excesso de pele e gordura. Nos casos em que existe um excesso marcado de pele, pode ser necessária uma cicatriz adicional vertical na face interna da coxa.
O número de pacientes satisfeitos após esta cirurgia tem aumentado significativamente ao longo dos anos.