As caraterísticas genéticas determinam, no essencial, a forma do nosso queixo. Contudo, a mesma também pode ser alterada por traumatismos, que causam deformidades.
Existe ainda a chamada “fenda” do queixo, que algumas pessoas não acham atraente.
Tradicionalmente recorria-se à cirurgia plástica, à mentoplastia, para corrigir deformidades nesta área do rosto. No entanto, existe um tratamento alternativo que, em alguns casos, pode evitar o recurso à cirurgia.
Esse tratamento é o preenchimento do mento, que é um procedimento minimamente invasivo, realizado em consultório, em cerca de 30 minutos.
O objectivo deste tratamento é obter um equilíbrio do queixo, para melhorar a harmonia da face. O queixo assume uma função importante, pois pode ser mais ou menos largo, estar mais para a frente ou para trás, assim como ter outras características morfológicas que influenciam a beleza da nossa face.
O preenchimento do mento, para modelar ligeiramente a forma do queixo, é feito com recurso a um gel espesso de ácido hialurónico. O gel é aplicado através de uma agulha fina, nas zonas onde se deseja aumentar o volume, de forma a equilibrar o mento, na sua largura, projecção ou depressões que possam existir.
Sendo um tratamento médico não cirúrgico, é realizado com o paciente acordado, de forma a que o mesmo possa acompanhar a evolução do procedimento.