ASSIMETRIA MAMÁRIA — O QUE É?

Nada no nosso corpo é perfeitamente simétrico, mas, geralmente, o nosso lado esquerdo é muito semelhante ao nosso lado direito. No caso das mamas, há pormenores específicos que, do ponto de vista clínico, caracterizam a assimetria mamária, como os seguintes:

  • Mamas com tamanhos diferentes;
  • Uma mama mais descaída do que a outra;
  • Alteração da forma ou volume da mama;
  • Mamilos ou CAM — complexo areolomamilar — visivelmente diferentes.

Há 4 motivos principais para a assimetria mamária, nomeadamente:

  • Malformação;
  • Distúrbios hormonais;
  • Quistos e nódulos;
  • Amamentação.

A CIRURGIA — TRÊS OPÇÕES

Dependendo do tipo de assimetria mamária, há diferentes cirurgias que poderão corrigir esta diferença notória entre as duas mamas. As opções são a mastopexia (lifting mamário ou levantamento de seios com ou sem próteses), a redução mamária ou o reposicionamento do mamilo ou CAM — complexo areolomamilar.

Mastopexia

Como solução para a assimetria mamária, a mastopexia, levantamento de seios com ou sem próteses, ou lifting mamário, é uma cirurgia que permite conferir volume, melhorar a forma e remover o excesso de pele das mamas, tornando-as mais simétricas.

É uma solução muito adequada para os casos de mamas com tamanhos diferentes, uma mama mais descaída do que a outra e em que haja uma alteração da forma ou volume de alguma ou de ambas as mamas.

Reposicionamento do mamilo ou CAM

No caso de mamilos ou CAMs diferentes, é possível recorrer à cirurgia de reposicionamento. Numa intervenção simples, é possível corrigir a inversão dos mamilos, a dimensão do CAM (quando são muito grandes) ou reposicioná-los, se estiverem, por exemplo, muito descaídos.

Redução mamária

Quando estamos perante uma assimetria mamária em que uma mama é maior do que a outra, pode recorrer-se apenas à redução do volume de uma das mamas, ou de ambas, mas de forma a que estas fiquem com tamanhos proporcionais.

TIPO DE INCISÃO

De acordo com a flacidez, o grau de ptose, o excesso de pele e ainda o tipo de cirurgia a realizar, o seu cirurgião plástico escolherá consigo o tipo de incisão (e a cicatriz resultante). Em muitos casos, consegue-se uma correção adequada com uma incisão periareolar (em torno da aréola). Raramente, podem ser necessárias incisões adicionais, como a vertical (desde a aréola até ao sulco inframamário) ou em T invertido.

A CICATRIZ

As cicatrizes têm tendência a tornar-se menos percetíveis com o tempo, dependendo do cuidado da paciente (proteção solar, por exemplo) e da sua genética.

Porquê Escolher-nos?

caso de juliana; derrames nas pernas

Número restrito de clientes mensais para tratamento personalizado

Experiente equipa de Dermatologia, Fisioterapia e Nutrição para cuidados pré e pós operatórios.

Parceria exclusiva com Dama de Copas (oferta bra fitting e do primeiro novo soutien).

Simulação 3D para antecipar o resultado provável

Parceria exclusiva com REVO (oferta sessões PT para o seu regresso à atividade física)

Preferido por diversas celebridades

Veja Casos Antes e Depois de Correção da Assimetria Mamária

QUE RESULTADOS ESPERAR COM A Correção da Assimetria Mamária?

MAMAS MAIS SIMÉTRICAS

As mamas nunca são perfeitamente simétricas, nem nunca o serão. Mas a mastopexia, a redução mamária e o reposicionamento dos mamilos permitem obter melhorias significativas nas assimetrias.

PEITO BONITO E NATURAL

Defendemos os resultados naturais, dando muita atenção à harmonia, à recuperação pós-cirúrgica e, claro, às expetativas da paciente. A melhoria do seu decote passa por um processo de definição em conjunto com o seu cirurgião plástico.

MELHORIA DA ZONA DA ARÉOLA E DO MAMILO

Muitas mulheres não estão satisfeitas com a definição ou tamanho do complexo aréolomamilar (CAM). Pode ser necessário diminuir o tamanho da aréola quando é esta a manifestação que provoca a assimetria mamária.

MAIOR HARMONIA DO CORPO

Não há duas mulheres iguais e os nossos cirurgiões plásticos têm muita atenção às suas características físicas individuais na definição das cirurgias e alterações a realizar. A altura e a largura da mulher e a forma e volume da mama pré-existente influenciam a harmonia do resultado final.

Conheça passo a passo a sua consulta de cirurgia plástica

Conversa Com Assistente MyMoment
1
Conversa com a nossa assistente

Por telefone, whatsapp, whatsapp call ou email, vai poder esclarecer as dúvidas mais práticas sobre a cirurgia, bem como entender os tempos envolvidos na preparação para a cirurgia, assim irá definir a data e hora da primeira consulta que melhor se adapta às suas necessidades.

Consulta com Cirurgião MyMoment
2
Consulta com o Médico Cirurgião

Um dos nossos experientes cirurgiões plásticos vai analisar o seu passado clínico, as suas expetativas e esclarecer sobre o tipo de incisões, colocação e tipos de prótese. Os detalhes da cirurgia vão ser-lhe explicados, bem como os tempos de recuperação, as limitações antes e depois da operação e possíveis complicações e suas resoluções.

Crisalix mymoment
3
Simulação 3D e escolha de próteses

Caso seja necessário recorrer a próteses mamárias, será realizada uma modelação 3D do seu corpo. Com este recurso, é possível simular os resultados com diferentes tipos de prótese, o que ajudará na decisão final. Estas simulações não garantem resultados, mas possibilitam um melhor entendimento sobre o volume e proporção da mama depois de operada.

Simule Já
4
Reunião fecho de consulta

Nesta reunião, a nossa coordenadora vai apresentar-lhe todos os detalhes práticos da sua cirurgia, incluindo o valores, condições de pagamento, possíveis facilidades de pagamento e datas disponíveis. Receberá uma pasta com mais informação, incluindo a prescrição para os exames pré-operatórios necessários.

Apoio à Distância MyMoment
5
Esclarecer Dúvidas

Antes da cirurgia, caso tenha quaisquer questões que queira ver esclarecidas, oferecemos a possibilidade de conversar de novo com o seu cirurgião plástico ou com a nossa coordenação de pacientes, presencialmente ou por videochamada. Para a nossa equipa, é essencial que esteja completamente esclarecida quanto a todas as envolvências do seu procedimento!

Para decidir a clínica e o médico cirurgião com quem pretende fazer a sua cirurgia, deixamos algumas recomendações:

Qualidade da
Equipa Cirúrgica

ver mais

Transparência
na informação

ver mais

Custos
Adicionais

ver mais

Recuperação
Pós-Operatória

ver mais

Atenção
aos detalhes

ver mais

A CIRURGIA DE Correção da Assimetria Mamária-PASSO

Para ter uma noção detalhada do procedimento e de tudo o que tem de fazer

O dia da cirurgia passo a passo

mamografia MyMoment

1. Antes da cirurgia

Deverá realizar e enviar à equipa médica todos os exames pré-operatórios atempadamente, normalmente 15 dias antes. O seu cirurgião plástico e a sua equipa dar-lhe-ão as recomendações finais para se preparar para o grande dia. Deve retirar previamente unhas de gel, caso tenha, e vir sem maquilhagem ou creme corporal. Deverá trazer roupas confortáveis e fáceis de vestir e despir. É imperativo respeitar o período de jejum (sólidos e líquidos).

2. Preparação para a cirurgia

Será preparado/a pela equipa de enfermagem do Centro Cirúrgico, mudando de roupa, e puncionado/a para colocação de um acesso endovenoso (a via para administração de todos os fármacos que irá receber durante a sua cirurgia e recobro). Terá uma última conversa com o anestesista e cirurgião, que lhe fará as marcações imprescindíveis para cirurgia.

5. Recobro

Depois de despertar da sedação, será encaminhada para a sala de recobro, onde será permanentemente acompanhada pela equipa de enfermagem, sempre em coordenação com a equipa médica, que vai cuidar de si. O tempo de recobro poderá variar entre as 5 e 8 horas, tendo alta de seguida. Antes da alta, a equipa de enfermagem reforçará algumas indicações que deve seguir e entregar-lhe-á os fármacos de que vai necessitar durante a sua recuperação. Deverá ser acompanhada por alguém na saída da clínica.

O pré e pós operatório

Fez a cirurgia. E agora? Não se preocupe, vai estar muito bem acompanhada. E começa agora a nova etapa da sua vida!

O seu novo soutien

Com a mudança que ocorreu no seu corpo, haverá necessidade de reajustar os seus soutiens. Sabendo que mais de 85% das mulheres usa soutiens errados para o seu peito, a MyMoment desenvolveu uma parceria com a Dama de Copas, especialistas em roupa interior de mulher e especificamente em bra fitting, onde, além da oferta de um soutien novos (o seu primeiro novo soutien), poderá fazer uma consulta de bra fitting e descobrir quais os melhores tamanhos e tipos de soutiens que melhor se adaptam ao seu novo corpo.

Conheça os preparativos e atenções a ter antes da sua cirurgia plástica.

Exames

Realizar e enviar atempadamente (15 dias antes) para a equipa médica todos os resultados dos exames prescritos. São fundamentais para confirmar a viabilidade da cirurgia, bem como para preparar adequadamente o processo de anestesia.

Marque já a Consulta Médica

Conheça os Cirurgiões que Correção da Assimetria Mamária

A qualidade e a segurança em procedimentos de
cirurgia plástica e de medicina estética é definida pela sua equipa médica. Os cirurgiões plásticos Dr. Nuno Fradinho e Dr. Nuno Maria trabalham em equipa há mais de 10 anos.

Dr. Nuno Fradinho

Cirurgião Plástico - Cédula 47645

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, durante a sua prática hospitalar e nos inúmeros estágios internacionais que realizou, o Dr. Nuno Fradinho adquiriu uma forte experiência em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Microcirurgia Reconstrutiva.
Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Maria, na MyMoment. Tem dedicado desde sempre parte do seu tempo à Ordem dos Médicos (onde preside o Conselho Regional de Lisboa-Cidade) e à Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica (onde assume o cargo de Secretário-Geral). É ainda Coordenador da Especialidade de Cirurgia Plástica do Hospital CUF Torres Vedras.

Dr. Nuno Maria

Cirurgião Plástico - Cédula 49635

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, o Dr. Nuno Maria liderou no Hospital de São José a Unidade de Cirurgia da Mama.
Sempre apostou na sua formação o que o leva a realizar inúmeros estágios em diversos países, maioritariamente no Brasil e Estados Unidos, onde trabalhou com alguns dos nomes mais importantes da cirurgia plástica mundial. Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Fradinho, na MyMoment.

Perguntas Frequentes Sobre Correção da Assimetria Mamária

Tendo em conta que nenhuma pessoa tem um corpo perfeitamente simétrico, podemos afirmar que, na verdade, não há ninguém que tenha uma simetria mamária perfeita. Do ponto de vista médico, existe assimetria mamária quando há diferenças mais notórias entre os dois seios. E, sim, estes casos também são frequentes.

Nenhum seio é perfeitamente simétrico ao outro, mesmo com uma correção cirúrgica. Mas um procedimento deste género permite que os seios fiquem tão semelhantes um ao outro e equilibrados que não se dá pelas diferenças mínimas

Dependendo do tipo de técnica utilizada no procedimento, a cicatriz pode ficar quase imperceptível. Mas, mesmo quando fica um pouco mais visível, ficará sempre tapada pelo soutien e entre os primeiros 12 a 18 meses ficará cada vez mais fina e discreta.

Após a cirurgia, o soutien cirúrgico deve ser utilizado durante 1 mês. Depois disso, poderá voltar a usar soutiens normais.

A correção da assimetria mamária pode ser realizada a partir do momento em que o crescimento mamário termina. Idealmente, a partir dos 18 anos. Em casos extremos, pode ser realizada a partir dos 16 anos.

No caso do reposicionamento dos mamilos, não. Quanto à mastopexia e à mamoplastia de redução, não é obrigatório, mas um dia pode ser aconselhável, dependendo dos casos.

Pode haver alterações provisórias, que serão ultrapassadas após alguns dias ou semanas. Muito raramente, podem ocorrer alterações permanentes da sensibilidade de zonas da mama, da aréola ou do mamilo.

O reposicionamento do mamilo demora cerca de 30 minutos, a mastopexia e a mamoplastia de redução demoram entre 2h30 e 3h.

Geralmente, não. No entanto, caso se verifiquem dores, cedem aos analgésicos prescritos.

Deve utilizar o soutien adaptado ao pós-operatório e, eventualmente, uma faixa elástica torácica, essenciais à recuperação; realizar as sessões de drenagem linfática; e não faltar às consultas de vigilância médica agendadas.

Nos primeiros dias após a cirurgia deve repousar, beber muita água e não deverá fumar durante o primeiro mês.

É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas a força excessiva durante o período de cicatrização. Não deverá pegar em pesos, crianças ao colo, sacos ou conduzir num período pré-definido e indicado pelo cirurgião, normalmente por um período de 20 dias a um mês.

A drenagem linfática pós-operatória consiste em manobras leves, lentas e ritmadas, com o propósito de ajudar a drenar do tecido os líquidos em excesso.

Marque a consulta para Correção da Assimetria Mamária

Saiba o Preço da Correção da Assimetria Mamária

O valor do tratamento da Assimetria Mamária vai depender de alguns fatores a considerar:

  • Que tipo de cirurgia é necessária realizar
  • Se serão colocadas próteses e o seu tipo
  • Número de Drenagens Linfáticas complementares à operação

Por esse motivo, o valor da Correção da Assimetria Mamária será dado mediante a sua escolha em consulta com o médico.

Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a saber o valor da Correção da Assimetria Mamária.

    Deixe o seu contacto telefónico, para confirmarmos a marcação.

    O seu nome*

    Email*

    Telefone*

    Indique-nos o que gostaria de realizar









    Onde Fazer a Correção da Assimetria Mamária em Lisboa?

    Na MyMoment fazemos a Correção da Assimetria Mamária em Lisboa, marque a sua consulta no Parque das Nações. Estamos localizados no número 81F da Alameda dos Oceanos, muito perto da Torre Vasco da Gama, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.

    saiba como chegar

    Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

    No blog MyMoment