É a intervenção cirúrgica por excelência para corrigir a deformidade mais comum nas orelhas, as orelhas em abdução, condição vulgarmente conhecida por “orelhas de abano” ou “orelhas proeminentes” e que afeta aproximadamente 5% da população. É um procedimento cirúrgico procurado maioritariamente por homens e mulheres na faixa dos 20 a 30 anos de idade.
Essa alteração é de origem genética (determinada por caraterísticas familiares ou raciais) e pode causar constrangimento e angústia emocional, sobretudo nas crianças que passam a ser alvo de brincadeiras e alcunhas pouco simpáticas que poderão deixar marcas no seu desenvolvimento. Por esse motivo, a cirurgia é também aconselhada a partir dos 5 ou 6 anos de idade, antes da entrada na escola, para evitar que a criança possa ser alvo de bullying por parte dos colegas. O tratamento evitará assim o embaraço psicológico da criança. Na idade pré-escolar, a orelha está praticamente formada e possui quase o mesmo tamanho do que a de um adulto, sendo portanto uma idade adequada à realização do procedimento cirúrgico.
A orelha é constituída internamente por cartilagem, que possui um relevo muito particular. A borda lateral elevada é intitulada de hélice e, em seguida, temos uma depressão chamada de escafa, seguindo-se uma outra elevação intitulada de anti-hélice. Em contacto com a cabeça, temos uma grande depressão chamada “concha”. A parte inferior é o lóbulo. Geralmente, a má formação da anti-hélice (parte mais saliente no centro da orelha, quando esta não é bem “desenhada”), associada ou não ao aumento da “concha” (parte mais funda da orelha e que está muito elevada), faz com que a orelha “se afaste” da cabeça), o que pode conduzir às orelhas em abdução.
Lóbulo da orelha bífido
Esta condição é caraterizada pelo “rasgão” do lóbulo da orelha, e também ela poderá ser resolvida na clínica MyMoment. É um procedimento extremamente rápido, demorando aproximadamente 10 minutos, realizado em ambiente de ambulatório, com recurso a anestesia local. O restauro do “rasgão” da orelha é feito através da eliminação da fenda, e há diferentes técnicas possíveis, consoante o caso em questão.