LASERs com a capacidade de rejuvenescer

LASERs com a capacidade de rejuvenescer

INFORMAÇÃO PRÁTICA
  • Duração da sessão: 30 a 45 minutos
  • Tempo de recuperação: depende do LASER utilizado
  • Resultados visíveis ao fim de: 1 a 3 sessões
  • Duração dos resultados: permanente

Os LASERs atingem a pele em zonas próximas umas das outras, eliminando as células mais antigas e danificadas, substituindo-as por células novas. Desta forma, estimula-se a produção de colagénio — substância responsável pela elasticidade e aspeto jovem da pele —, devolvendo a firmeza e vitalidade à derme, nas áreas tratadas. Não necessita de internamento, apenas de uma anestesia tópica, em forma de creme, um pouco antes do procedimento.

O objetivo deste tratamento é eliminar manchas e rugas leves, suavizar rugas mais profundas, e até reduzir as marcas resultantes de casos graves de acne e outros tipos de cicatrizes, sejam elas na face ou noutra zona do corpo, como as mãos ou região abdominal (caso da cicatriz da cesariana, de cirurgias estéticas ou estrias).

Tanto em tratamentos com o LASER CO2 fraccionado como com o LASER Er:YAG a energia é absorvida pela água presente nas células, levando à destruição das mesmas. Por isso, o propósito destes LASERs é muito semelhante.

Quais as diferenças entre o LASER Er:YAG e o LASER CO2 fraccionado?

O LASER Er:YAG é muito mais preciso na sua atuação, sem que haja destruição dos tecidos saudáveis circundantes. Assim, é indicado para lesões de menor dimensão ou únicas. Por não ser tão preciso, o LASER CO2 fraccionado é mais indicado para lesões de maior dimensão ou múltiplas, nomeadamente em casos de acne.

Existe, ainda, outra relevante diferença: a ação do LASER Er:YAG pode ser não-ablativa. Ou seja, é possível que atinja camadas mais profundas da pele sem agredir as camadas mais superficiais e, por isso, não provocar descamação.

Durante, aproximadamente, 5 a 7 dias após o procedimento com LASER CO2 fracionado, a zona tratada poderá ficar um pouco inchada e com crostas superficiais, que mais tarde darão lugar a uma pele de aspeto mais saudável e jovem. Nesta fase, é fundamental que se cumpra os cuidados indicados pelo médico.

Por outro lado, com a ação não-ablativa do LASER Er:YAG, deixa de ser necessário haver um resguardo das atividades diárias, porque a pele não irá descamar. Isto não significa que se dispensem cuidados, como evitar o excesso de exposição solar, mas o regresso à vida ativa é imediato e o tratamento pode ser realizado tanto no inverno como no verão.

Em casos mais graves, como os de algumas cicatrizes de acne, poderá ser necessário fazer um novo tratamento, que só deve acontecer 4 a 6 semanas após o primeiro.

Como acontece com muitos tratamentos dermatológicos, este procedimento deve ser realizado por um médico dermatologista certificado, para evitar complicações como queimaduras e infeções.

 

Os melhores especialistas
para o seu tratamento

“Mais do que um sinal de beleza, uma pele jovem e rejuvenescida é o espelho de bem-estar interno e equilíbrio. É neste sentido que acredito que os cuidados e tratamentos cutâneos vão além do tratamento de patologias. ” Dra. Sofia Borges – Médica Dermatologista

venha Conhecer-me

Antes & Depois

Otoplastia – 12 meses pós-operatório
homem de 41 anos com orelhas em abdução ou aladas

Resurfacing – Casos Antes & Depois

PERGUNTAS FREQUENTES
O tratamento causa alguma dor ou desconforto?

O LASER CO2 fracionado gera uma sensação de calor, mas o ardor dependerá da intensidade aplicada, que varia de acordo com as zonas a tratar. Por norma, não provoca dor. Com o LASER Er:YAG o desconforto é um pouco menor.

Que cuidados são necessários para que a regeneração da pele ocorra sem incidentes?

Para que a recuperação de um tratamento com LASER CO2 fracionado corra bem, a lavagem com os produtos indicados pelo médico dermatologista, a aplicação de cremes regenerantes e de fotoproteção são fundamentais. Deve ainda evitar exposições prolongadas ao sol, motivo pelo qual é mais aconselhado fazer o tratamento no outono ou inverno.

O resurfacing com LASER CO2 fracionado é indicado para algum tipo de pele em particular?

Não. O tratamento de resurfacing com LASER CO2 fracionado ou Er:YAG pode ser feito tanto em pessoas de pele clara como morena.

Caso seja necessário fazer mais do que uma sessão, quanto tempo se deve esperar entre sessões?

Entre as várias sessões, deve haver um intervalo de 4 a 6 semanas. Mas cada caso deve ser sempre analisado pelo médico dermatologista.

ALEXANDRA FERNANDES / ATRIZ

Já frequento a clínica há alguns anos e já experimentei variados tratamentos.

Crédito até 24 Meses 0% juros.
Exemplo para um financiamento de 3600€ a 24 meses, com mensalidade de 150€

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

No blog MyMoment