O que são Varizes?

As varizes são veias cujas válvulas deixam de conseguir fechar, à medida que o sangue passa por elas. Assim, o sangue que devia circular em direção aos pulmões acaba por voltar para trás, acumulando-se nessas mesmas veias. É essa acumulação que lhes confere o aspeto dilatado e tortuoso.

Os derrames, muitas vezes confundidos com as varizes, são vasos mais pequenos nos quais ocorre o mesmo problema.

Além de inestéticas, as varizes podem causar um grande desconforto nas pernas, desde a sensação de peso ao cansaço, sensação de formigueiro, inchaço, cãibras e dor.

Para evitar desenvolver varizes, aconselha-se um estilo de vida ativo, manter um peso saudável e praticar exercício físico.

Quem pode ter varizes?

40% das mulheres e 25% dos homens sofrem com varizes. Logo, as mulheres têm maior probabilidade de as desenvolver. Outros fatores de risco são:

  • Gravidez
  • Idade
  • Hereditariedade

Tratamentos disponíveis

As varizes podem ser eliminadas através dos seguintes tratamentos:

  • Escleroterapia
  • Ablação química com espuma
  • Ablação térmica por LASER ou radiofrequência
  • Flebectomia

Porquê Escolher-nos?

Número restrito de clientes mensais para tratamento personalizado

Experiente equipa multidisciplinar de Cirurgia Plástica, Medicina Estética, Vascular, Dermatologia, Alopecia, Fisioterapia e Nutrição para um acompanhamento holístico do seu caso

Preferido por diversas celebridades

Que resultados esperar dos tratamentos de Varizes?

Pernas rejuvenescidas

Os tratamentos para as varizes permitem eliminar a grande maioria dos vasos visíveis nos membros inferiores, dando-lhes um aspeto mais jovem.

Tratamento seguro

Além de serem realizados por profissionais experientes, todos os tratamentos apresentam riscos muito baixos e fáceis de controlar.

Menos dor, mais conforto

Além de melhorarem a componente estética, estes tratamentos eliminam a dor e o desconforto provocados pelas varizes.

Procedimentos

Escleroterapia

A escleroterapia consiste na injeção de um medicamento em derrames, provocando-lhes uma reação inflamatória, fazendo com que estas sejam eliminadas.

Ablação química com espuma

Tratamento semelhante à escleroterapia, mas com um produto diferente. A espuma produz um efeito idêntico, eliminando as veias danificadas.

Ablação térmica com LASER

O LASER pode ser utilizado para eliminar varizes tronculares mais profundas. Introduz-se uma fibra através da pele, guiada por eco-Doppler. Depois, liberta-se energia sob a forma de calor, que permite a oclusão da veia.
No caso de derrames, o LASER pode ser combinado com a escleroterapia.

Ablação térmica por radiofrequência

Este tratamento é muito semelhante ao LASER, no sentido em que também funciona através da introdução de um cateter na veia a tratar, libertando energia em forma de calor dentro da mesma.

Flebectomia

Neste tratamento, fazem-se pequenas incisões para a remoção das veias, uma a uma.

Conheça passo-a-passo a sua consulta para o tratamento de varizes

consulta médica mymoment
1
Consulta de avaliação

nesta primeira consulta, vamos analisar o passado clínico do paciente – através da realização dos exames necessários –, para decidir qual o tratamento mais adequado. São discutidos todos os detalhes do tratamento a realizar, como o tempo de recuperação, cuidados a adotar antes e depois, possíveis riscos associados e as suas resoluções.

tratamento de varizes na mymoment
2
Tratamento das Varizes

o tratamento normalmente é cirúrgico e é realizado através dos procedimentos acima descritos. São minimamente invasivos e podem ser realizados em ambulatório (o paciente não tem necessidade de ficar internado). Na maioria, não há necessidade de incisões na pele.

Consulta Dr. João Vieira Remota
3
Esclarecimento de dúvidas

após as sessões, é possível contactar a MyMoment para esclarecer alguma dúvida que possa surgir ou relatar algum efeito indesejado. A nossa equipa está disponível para o acompanhar em todas as fases do tratamento.

Para decidir a clínica e o médico com quem pretende fazer o seu tratamento de Varizes, deixamos algumas recomendações:

Competência do Médico

ver mais

Transparência
na informação

ver mais

Acompanhamento Pós-Procedimento

ver mais

Marque já a Consulta Médica

Conheça o Médico Especialista em Varizes

Dr. João Vieira Angiologista MyMoment

Dr. João Vieira

Angiologia e Cirurgia Vascular — Cédula 46511

Mestre em Medicina pela Universidade de Coimbra, tem mais de 10 anos de experiência em Angiologia e Cirurgia Vascular, com prática em:

  • Cirurgia endovenosa de varizes (LASER, Radiofrequência, Mecanoquímica)
  • Escleroterapia de varizes
  • Úlcera de perna
  • Pé diabético
  • Cirurgia arterial direta e endovascular (carótidas, aneurismas da aorta e periféricos, isquemia dos membros)
  • Recanalização venosa profunda aguda e crónica
  • Malformações vasculares
  • Cirurgia de acessos para hemodiálise
  • Eco-doppler Vascular

Perguntas Frequentes sobre Varizes

As varizes e os derrames podem voltar a aparecer?

Os tratamentos são eficazes, pelo que hoje em dia já não é tão frequente, mas é possível que, passados alguns anos do tratamento, as varizes e os derrames reincidam. Não é de estranhar que isso aconteça a mulheres que passem por várias gravidezes.

Um derrame pode transformar-se numa variz?

Os derrames são, na verdade, varizes mais fininhas. Assim, se considerarmos que uma variz é uma veia mais inchada, sim, os derrames podem transformar-se na sua versão mais desenvolvida: as varizes.

Uma variz pode rebentar?

Na última fase de doença venosa crónica, a pele pode já estar tão doente e fina que pode permitir que pequenas veias rompam e provoquem pequenas hemorragias.

Posso ter varizes e derrames ao mesmo tempo?

Sim, é possível ter varizes e derrames em simultâneo.

Os tratamentos são dolorosos?

Na escleroterapia, há muitas pessoas que realizam o tratamento e não sentem o mínimo de dor. Uma pequena percentagem dos pacientes sente dor, mas num grau perfeitamente suportável.

A ablação química com espuma é, na verdade, muito semelhante à escleroterapia, pelo que a reação ao tratamento é a mesma.

Na ablação térmica com LASER ou por radiofrequência, o paciente está sedado ou sob anestesia local, pelo que não sente dor.Nos dias que se seguem, pode existir alguma dor, que desaparece em pouco tempo.

Para que servem as meias de compressão? Tenho de usá-las depois de tratar as varizes?

As meias de compressão devem ser usadas durante 2 a 3 semanas após o tratamento. Desta forma, é possível manter a compressão sobre as veias tratadas e, assim, otimizar o tratamento.

Tenho varizes mas não me incomodam, devo removê-las na mesma?

Quando as varizes não incomodam, o único motivo para as remover é estético. Portanto, se esta for uma preocupação para si, pode removê-las.

Algum dos tratamentos é incapacitante nos dias seguintes?

No geral, depois dos tratamentos, não se deve estar em repouso absoluto, pelo que se aconselha fazer pequenas caminhadas. Aos poucos, vai-se recuperando a capacidade de realizar atividades mais complexas e fisicamente exigentes.

Contudo, na ablação térmica com LASER ou por radiofrequência, existe a necessidade de usar meias elásticas de compressão nos dias seguintes e, normalmente, há uma incapacidade para a atividade laboral de cerca de 5 dias. Durante este período é possível fazer a vida normal, intercalando com algum repouso, mas não há a necessidade de usar canadianas nem de ficar imobilizado.

Estou grávida. Quando posso tratar das varizes?

Tendo em conta que a escleroterapia, a ablação com espuma e a ablação por radiofrequência são desaconselhadas a mulheres grávidas, o ideal será esperar que esta fase termine para poder realizar o tratamento.

Estou a amamentar. Quando posso tratar das varizes?

Tal como na gravidez, o tratamento de varizes é desaconselhado quando se está a amamentar. Portanto, também nesta situação se aconselha a esperar que esta fase termine para avançar com o tratamento.

Marque a Consulta para tratar das suas varizes

Saiba o preço do tratamento de Varizes

O valor do tratamento de Varizes vai depender de alguns fatores a considerar:

  • Características de cada caso
  • Método a considerar
  • Zona do corpo a tratar

Por esse motivo o valor do tratamento de Varizes será indicado mediante a avaliação do seu caso, em consulta médica.

Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a conhecer o valor do seu tratamento de Varizes.

    Deixe o seu contacto telefónico, para confirmarmos a marcação.

    O seu nome*
    Email*
    Telefone*
    Indique-nos o que gostaria de realizar


    Onde Fazer o Tratamento de Varizes

    Na MyMoment fazemos o Tratamento de Varizes em Lisboa. Marque a sua consulta no Parque das Nações. Estamos localizados no número 81F da Alameda dos Oceanos, muito perto da Torre Vasco da Gama, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.

    saiba como chegar

    Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

    No blog MyMoment