Assimetria Mamária
O que é?
Nada no nosso corpo é perfeitamente simétrico, mas, geralmente, o nosso lado esquerdo é muito semelhante ao nosso lado direito. No caso das mamas, há pormenores específicos que, do ponto de vista clínico, caracterizam a assimetria mamária, como os seguintes:
- Mamas com tamanhos diferentes;
- Uma mama mais descaída do que a outra;
- Alteração da forma ou volume da mama;
- Mamilos ou CAM — complexo areolomamilar — visivelmente diferentes.
Informações Práticas
- Duração aproximada da cirurgia — 2h30 (Mastopexia) a 3h00 (Mamoplastia de Redução), mais 30min (adicional Inversão Mamilos)
- Tipo de anestesia — local com sedação
- Tipo de recuperação — em ambulatório (Mastopexia) ou com uma noite de internamento (algumas situações em Mamoplastia de Redução)
- Tempo de recuperação (até regressar ao trabalho ou à vida ativa) — 14 a 21 dias
A quem se destina
Há 4 motivos principais para a assimetria mamária, nomeadamente:
- Malformação;
- Distúrbios hormonais;
- Quistos e nódulos;
- Amamentação.
Porquê
Escolher-nos
18
Anos de Experiência
Equipa Experiente
Cirurgia, Dermatologia, Fisioterapia e Nutrição para cuidados pré e pós operatórios.
Simulação 3D para antecipar o resultado provável
Casos
Antes e Depois
Veja a nossa secção interactiva de casos de Assimetria Mamária.
Entre, escolha o caso e clique para ver mais informações sobre o mesmo.
Correção da Assimetria Mamária
Que Resultados Esperar?
MAMAS MAIS SIMÉTRICAS
As mamas nunca são perfeitamente simétricas, nem nunca o serão. Mas a mastopexia, a redução mamária e o reposicionamento dos mamilos permitem obter melhorias significativas nas assimetrias.
PEITO BONITO E NATURAL
Defendemos os resultados naturais, dando muita atenção à harmonia, à recuperação pós-cirúrgica e, claro, às expetativas da paciente. A melhoria do seu decote passa por um processo de definição em conjunto com o seu cirurgião plástico.
MELHORIA DA ZONA DA ARÉOLA E DO MAMILO
Muitas mulheres não estão satisfeitas com a definição ou tamanho do complexo aréolomamilar (CAM). Pode ser necessário diminuir o tamanho da aréola quando é esta a manifestação que provoca a assimetria mamária.
MAIOR HARMONIA DO CORPO
Não há duas mulheres iguais e os nossos cirurgiões plásticos têm muita atenção às suas características físicas individuais na definição das cirurgias e alterações a realizar. A altura e a largura da mulher e a forma e volume da mama pré-existente influenciam a harmonia do resultado final.
O passo-a-passo da
Consulta de Cirurgia Plástica
A CIRURGIA — TRÊS OPÇÕES
Dependendo do tipo de assimetria mamária, há diferentes cirurgias que poderão corrigir esta diferença notória entre as duas mamas. As opções são a mastopexia (lifting mamário ou levantamento de seios com ou sem próteses), a redução mamária ou o reposicionamento do mamilo ou CAM — complexo areolomamilar.
Mastopexia
Como solução para a assimetria mamária, a mastopexia, levantamento de seios com ou sem próteses, ou lifting mamário, é uma cirurgia que permite conferir volume, melhorar a forma e remover o excesso de pele das mamas, tornando-as mais simétricas.
É uma solução muito adequada para os casos de mamas com tamanhos diferentes, uma mama mais descaída do que a outra e em que haja uma alteração da forma ou volume de alguma ou de ambas as mamas.
Reposicionamento do mamilo ou CAM
No caso de mamilos ou CAMs diferentes, é possível recorrer à cirurgia de reposicionamento. Numa intervenção simples, é possível corrigir a inversão dos mamilos, a dimensão do CAM (quando são muito grandes) ou reposicioná-los, se estiverem, por exemplo, muito descaídos.
Redução mamária
Quando estamos perante uma assimetria mamária em que uma mama é maior do que a outra, pode recorrer-se apenas à redução do volume de uma das mamas, ou de ambas, mas de forma a que estas fiquem com tamanhos proporcionais.
TIPO DE INCISÃO
De acordo com a flacidez, o grau de ptose, o excesso de pele e ainda o tipo de cirurgia a realizar, o seu cirurgião plástico escolherá consigo o tipo de incisão (e a cicatriz resultante). Em muitos casos, consegue-se uma correção adequada com uma incisão periareolar (em torno da aréola). Raramente, podem ser necessárias incisões adicionais, como a vertical (desde a aréola até ao sulco inframamário) ou em T invertido.
A CICATRIZ
As cicatrizes têm tendência a tornar-se menos percetíveis com o tempo, dependendo do cuidado da paciente (proteção solar, por exemplo) e da sua genética.
Para decidir a clínica e o médico cirurgião com quem pretende fazer a sua cirurgia, deixamos algumas recomendações:
Qualidade da
Equipa Cirúrgica
Poderá confirmar se o seu médico cumpre esses requisitos aqui. Durante o ato cirúrgico, não menos importante é a qualidade e competência do anestesista e dos enfermeiros.
Na MyMoment, temos uma equipa de profissionais clínicos 100% dedicados a cirurgias plásticas com experiência e competência comprovada.
Transparência
na informação
Custos
Adicionais
Recuperação
Pós-Operatória
Atenção
aos detalhes
DIA DA CIRURGIA
Correção da Assimetria Mamária Passo-a-Passo
Para ter uma noção detalhada do procedimento e de tudo o que tem de fazer
O pré e pós operatório
Fez a cirurgia. E agora? Não se preocupe, vai estar muito bem acompanhada. E começa agora a nova etapa da sua vida!
Tenha companhia
Esperamos que tenha organizado a sua vida para ter ajuda. Nas primeiras 72 horas deverá estar acompanhado/a e não se esquecer de aplicar regularmente gelo na região mamária. Na primeira semana terá de evitar quaisquer esforços. Abrir portas, levantar pesos, pegar em crianças ao colo, etc., são esforços que devem ser totalmente evitados.
É aconselhável caminhar várias vezes por dia num espaço controlado
Medicação e Alimentação
Coma apenas alimentos frios ou mornos nos primeiros dois dias. Tome toda a medicação conforme prescrita pelo seu cirurgião plástico. E não se preocupe: todos os fármacos de que necessita durante a primeira semana, ser-lhe-ão entregues pela nossa equipa no momento da alta.
Acompanhamento pós-operatório
Nas diversas consultas pós-operatórias, o seu cirurgião plástico e a equipa de enfermagem avaliarão a evolução do seu caso. Terá ainda sessões de fisioterapia dermato-funcional, imprescindíveis a uma boa recuperação.
Regresso à atividade física
O regresso à atividade física deve ser feito em total coordenação com o seu cirurgião plástico, pois poderá comprometer seriamente o resultado da cirurgia. Temos uma parceria exclusiva com os Estúdios REVO, onde experientes Personal Trainers vão realizar um plano desenvolvido conjuntamente com o seu cirurgião plástico, para que possa recomeçar a sua atividade física mais cedo.
Conheça os preparativos e atenções a ter antes da sua cirurgia plástica.
Exames
Realizar e enviar atempadamente (15 dias antes) para a equipa médica todos os resultados dos exames prescritos. São fundamentais para confirmar a viabilidade da cirurgia, bem como para preparar adequadamente o processo de anestesia.
Alimentação e Medicação
Não tomar medicamentos ou suplementos que possam interferir na coagulação sanguínea nos 10 dias anteriores à cirurgia. Não tomar medicação de emagrecimento no mês anterior. Se for fumador/a, reduzir drasticamente, ou mesmo eliminar esse hábito um mês antes.
Ir em jejum absoluto de líquidos e sólidos 8 horas antes da cirurgia.
No dia da cirurgia, apenas deve tomar a medicação habitual (ex.: para hipertensão ou medicação antidepressiva), com um pequeno gole de água – deve esclarecer previamente a medicação que deve tomar e a que deve suspender.
Novos sintomas
Qualquer alteração ao seu estado de saúde ou sintomas que possa sentir devem ser comunicados de imediato à equipa médica, pois pode ser necessária alguma medicação ou exame adicional, ou reajustar a data da cirurgia.
Conheça os Cirurgiões que fazem
Correção da Assimetria Mamária
Dr. Nuno Fradinho
Cirurgião Plástico
Médico especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, é o diretor clínico da Clínica MyMoment. Natural do Porto, e formado no Centro Hospital Universitário de Lisboa Central, realizou estágios em vários locais do globo, como Porto, Paris, Tóquio, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife […] Saber maisDr. Nuno Maria
Cirurgião Plástico
Especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, o Dr. Nuno Maria é também perito em procedimentos minimamente invasivos, como a aplicação de fillers. As áreas de especialidade do nosso médico cirurgião plástico são a Cirurgia Estética da Mama, a Cirurgia Estética Abdominal, a Lipoaspiração e a Cirurgia Estética da Face […] Saber maisDr. Luís Vieira
Cirurgião Plástico
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Dr Luís Vieira realizou a especialidade de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Enriqueceu a sua formação com passagens por países como Suécia, Holanda, Bélgica e Espanha […] Saber maisPerguntas Frequentes
Tendo em conta que nenhuma pessoa tem um corpo perfeitamente simétrico, podemos afirmar que, na verdade, não há ninguém que tenha uma simetria mamária perfeita. Do ponto de vista médico, existe assimetria mamária quando há diferenças mais notórias entre os dois seios. E, sim, estes casos também são frequentes.
Nenhum seio é perfeitamente simétrico ao outro, mesmo com uma correção cirúrgica. Mas um procedimento deste género permite que os seios fiquem tão semelhantes um ao outro e equilibrados que não se dá pelas diferenças mínimas
Dependendo do tipo de técnica utilizada no procedimento, a cicatriz pode ficar quase imperceptível. Mas, mesmo quando fica um pouco mais visível, ficará sempre tapada pelo soutien e entre os primeiros 12 a 18 meses ficará cada vez mais fina e discreta.
Após a cirurgia, o soutien cirúrgico deve ser utilizado durante 1 mês. Depois disso, poderá voltar a usar soutiens normais.
A correção da assimetria mamária pode ser realizada a partir do momento em que o crescimento mamário termina. Idealmente, a partir dos 18 anos. Em casos extremos, pode ser realizada a partir dos 16 anos.
No caso do reposicionamento dos mamilos, não. Quanto à mastopexia e à mamoplastia de redução, não é obrigatório, mas um dia pode ser aconselhável, dependendo dos casos.
Pode haver alterações provisórias, que serão ultrapassadas após alguns dias ou semanas. Muito raramente, podem ocorrer alterações permanentes da sensibilidade de zonas da mama, da aréola ou do mamilo.
O reposicionamento do mamilo demora cerca de 30 minutos, a mastopexia e a mamoplastia de redução demoram entre 2h30 e 3h.
Geralmente, não. No entanto, caso se verifiquem dores, cedem aos analgésicos prescritos.
Deve utilizar o soutien adaptado ao pós-operatório e, eventualmente, uma faixa elástica torácica, essenciais à recuperação; realizar as sessões de drenagem linfática; e não faltar às consultas de vigilância médica agendadas.
Nos primeiros dias após a cirurgia deve repousar, beber muita água e não deverá fumar durante o primeiro mês.
É importante que as incisões cirúrgicas não sejam sujeitas a força excessiva durante o período de cicatrização. Não deverá pegar em pesos, crianças ao colo, sacos ou conduzir num período pré-definido e indicado pelo cirurgião, normalmente por um período de 20 dias a um mês.
A drenagem linfática pós-operatória consiste em manobras leves, lentas e ritmadas, com o propósito de ajudar a drenar do tecido os líquidos em excesso.
Onde Fazer
Correção da Assimetria Mamária
Na MyMoment fazemos a Correção da Assimetria Mamária em Lisboa, marque a sua consulta nas Avenidas Novas. Estamos localizados na Rua Dr. António Cândido, 8, Loja 1, 1050-076 Lisboa, a 4 minutos a pé do metro de São Sebastião, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.
Marque Consulta para
Correção da Assimetria Mamária
E fique a saber o preço da Correção da Assimetria Mamária
O valor do tratamento da Correção da Assimetria Mamária vai depender de alguns fatores a considerar:
- Que tipo de cirurgia é necessária realizar
- Se serão colocadas próteses e o seu tipo
- Número de Drenagens Linfáticas complementares à operação
Por esse motivo, o valor da Correção da Assimetria Mamária será dado mediante a sua escolha em consulta com o médico.
Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a saber o valor da Correção da Assimetria Mamária.
Mymoment
Blog
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.