Mamoplastia de Redução
O que é?
A Mamoplastia de Redução é uma intervenção cirúrgica que consiste na redução do volume da mama, para que esta fique com uma forma e volume mais adequado e mais confortável.
Está indicada no caso de ter queixas de volume mamário exagerado e uma mama descaída. Com esta cirurgia pode alcançar a redução do tamanho da mama e uma forma mais jovem e atraente.
O excesso de volume das mamas, para além de dificultar a sua vida diária, pode também provocar dores nas mesmas, nos ombros, na região cervical ou nas costas. Uma redução do volume minimiza estes problemas, melhora a postura e ajuda a melhorar a aparência geral e a autoconfiança.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
- Duração aproximada da cirurgia – 2h30 a 3h00
- Tipo de anestesia – anestesia local com sedação
- Tipo de cirurgia – em ambulatório ou com uma noite de internamento
- Tempo de recuperação (até regressar ao trabalho ou à vida ativa): 2 semanas
A quem se destina
Aqui estão algumas situações em que a mamoplastia de redução pode ser considerada:
- Desconforto Físico;
- Restrições nas Atividades Físicas;
- Dificuldade Respiratória;
- Desconforto Emocional;
- Assimetria Mamária;
- Dificuldades em vestir.
Porquê
Escolher-nos
18
Anos de Experiência
Equipa Experiente
Cirurgia, Dermatologia, Fisioterapia e Nutrição para cuidados pré e pós operatórios.
Casos
Antes e Depois
Veja a nossa secção interactiva de casos de Mamoplastia de Redução.
Entre, escolha o caso e clique para ver mais informações sobre o mesmo.
Mamoplastia de Redução
Outras Informações
Em que consiste a cirurgia
Existe uma série de técnicas descritas para a redução da mama, mas, de uma maneira geral, é feita a excisão de tecido mamário, gorduroso e de pele de uma determinada região da mama e, em seguida, é feita a remodelação da forma natural. A evolução das técnicas para mamoplastia de redução tem sido notória ao longo dos anos, permitindo intervenções que garantam uma abordagem o mais fisiológica possível, preservando melhor a sensibilidade, vascularização e os ductos galactóforos que permitem o normal processo de amamentação.
A cicatriz
A extensão e o formato da cicatriz variam consoante os casos. Elas variam de uma discreta cicatriz periareolar até uma maior, em formato de T invertido (ou cicatriz em “âncora”) – que se inicia ao redor da aréola e se complementa com uma linha vertical e outra horizontal. Quanto menor for a mama, menor será a cicatriz. Em muitos casos de redução moderada e em que a pele é elástica, pode ser utilizada a técnica de cicatriz vertical – consiste na cicatriz periareolar e numa vertical, inferiormente, sem a cicatriz horizontal. Pode contar com todos os esforços do nosso cirurgião plástico para que a cicatriz adquira o menor tamanho e fique o mais impercetível possível.
Idade com que se pode fazer a cirurgia
A idade para realização a Mamoplastia de Redução é aproximadamente a partir dos 16-17 anos, altura em que o desenvolvimento da mama já está completo. A exceção é quando a mama se encontra formada antes dos 16-17 anos e acontece um prejuízo funcional, como dor nas costas ou desvio da postura, ou desenvolvimento acelerado da mama.
O passo-a-passo da
Consulta de Cirurgia Plástica
Para decidir a clínica e o médico cirurgião com quem pretende fazer a sua cirurgia, deixamos algumas recomendações:
Qualidade da
Equipa Cirúrgica
Durante o ato cirúrgico, não menos importante é a qualidade e competência do anestesista e dos enfermeiros. Na MyMoment, temos uma equipa de profissionais clínicos 100% dedicados a cirurgias plásticas com experiência e competência comprovadas.
Transparência
na informação
Apesar de ser um procedimento seguro, uma abdominoplastia é uma cirurgia e deve ser tratada como tal. A qualidade da equipa e do centro cirúrgico determinam o sucesso da operação e o mínimo número de complicações, por isso deve exigir saber onde é operado/a e garantir que o espaço tem licenciamento da ERS para o efeito.
Na MyMoment informamos os nossos pacientes dos tempos reais envolvidos no seu procedimento e apenas realizamos cirurgias plásticas em blocos operatórios certificados pela ERS.
Custos
Adicionais
Na MyMoment todos esses custos estão incluídos na proposta, inclusivamente os fármacos que irá necessitar durante a primeira semana de pós operatório. Adicionalmente, e em parceria exclusiva com a Dama de Copas, oferecemos-lhe ainda o seu primeiro novo soutien e uma consulta de bra fitting onde aprenderá tudo sobre quais os soutiens para o seu novo tamanho de mama.
Recuperação
Pós-Operatória
Na MyMoment definimos tempos de recuperação adequados e uma equipa de fisioterapia interna com formação e experiência comprovadas. Disponibilizamos-lhe, ainda, e em exclusivo, uma parceria com a Studio REVO, com duas sessões de oferta, onde um Personal Trainer fará sessões para a ajudar a voltar à vida ativa, num plano personalizado desenhado com o seu cirurgião plástico.
Atenção
aos detalhes
Na MyMoment, por termos uma equipa multidisciplicar e com dedicação a cada paciente, terá um acompanhamento cuidado que contribui para uma melhor deteção e atuação sobre possíveis complicações. Entre outras, a avaliação feitas pelos cirurgiões plásticos e enfermeiras Como exemplo disso, incluindo opcionalmente o tratamento dermatológico à sua cicatriz para um resultado ideal.
DIA DA CIRURGIA
Mamoplastia de Redução
Para ter uma noção detalhada do procedimento e de tudo o que tem de fazer
O pré e pós operatório
Fez a cirurgia. E agora? Não se preocupe, vai estar muito bem acompanhada. E começa agora a nova etapa da sua vida!
Tenha companhia
Esperamos que tenha organizado a sua vida para ter ajuda. Nas
primeiras 72 horas deverá estar acompanhado/a e não se esquecer de aplicar regularmente gelo na região mamária. Na primeira semana terá de evitar quaisquer esforços. Abrir portas, levantar pesos, pegar em crianças ao colo, etc. devem ser totalmente evitados.
É aconselhável caminhar várias vezes por dia num espaço controlado.
Medicação e Alimentação
Comer apenas alimentos frios ou mornos nos primeiros dois dias. Tome toda a medicação conforme prescrita pelo seu cirurgião plástico. E não se preocupe: todos os fármacos que necessita durante a primeira semana, ser-lhe-ão entregues pela nossa equipa no momento da alta.
Acompanhamento pós-operatório
Nas diversas consultas pós-operatórias, o seu cirurgião plástico e a equipa de enfermagem avaliarão a evolução do seu caso. Terá ainda sessões de fisioterapia dermato-funcional, imprescindíveis a uma boa recuperação.
Regresso à atividade fisica
O regresso à atividade física deve ser feito em total coordenação com o seu cirurgião plástico, pois poderá comprometer seriamente o resultado da cirurgia.
Conheça os preparativos e atenções a ter antes da sua cirurgia plástica.
Exames
Realizar e enviar atempadamente (15 dias antes) para a equipa médica todos os resultados dos exames prescritos. São fundamentais para confirmar a viabilidade da cirurgia, bem como para preparar adequadamente o processo de anestesia.
Alimentação e Medicação
Não tomar medicamentos ou suplementos que possam interferir na coagulação sanguínea nos 10 dias anteriores à cirurgia. Não tomar medicação de emagrecimento no mês anterior. Se for fumador/a, reduzir drasticamente, ou mesmo eliminar esse hábito um mês antes.
Ir em jejum absoluto de líquidos e sólidos 8 horas antes da cirurgia.
Apenas deve tomar medicação habitual (ex.: para hipertensão ou medicação antidepressiva) no dia da cirurgia, com um pequeno gole de água – deve esclarecer previamente a medicação que deve tomar e a que deve suspender.
Novos sintomas
Qualquer alteração ao seu estado de saúde ou sintomas que possa sentir devem ser comunicados de imediato à equipa médica, pois pode ser necessária alguma medicação ou exame adicional, ou reajustar a data da cirurgia.
Conheça os Cirurgiões que fazem
Mamoplastia de Redução
Dr. Nuno Fradinho
Cirurgião Plástico
Médico especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, é o diretor clínico da Clínica MyMoment. Natural do Porto, e formado no Centro Hospital Universitário de Lisboa Central, realizou estágios em vários locais do globo, como Porto, Paris, Tóquio, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife […] Saber maisDr. Nuno Maria
Cirurgião Plástico
Especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, o Dr. Nuno Maria é também perito em procedimentos minimamente invasivos, como a aplicação de fillers. As áreas de especialidade do nosso médico cirurgião plástico são a Cirurgia Estética da Mama, a Cirurgia Estética Abdominal, a Lipoaspiração e a Cirurgia Estética da Face […] Saber maisDr. Luís Vieira
Cirurgião Plástico
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Dr Luís Vieira realizou a especialidade de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Enriqueceu a sua formação com passagens por países como Suécia, Holanda, Bélgica e Espanha […] Saber maisPerguntas Frequentes
Quando a mama já estiver completamente desenvolvida. Poderá ser aproximadamente a partir dos 16-17 anos, altura
em que o desenvolvimento da mama já está completo. A exceção é quando a mama se encontra formada antes dos
17 anos e acontece um prejuízo funcional, como dor nas costas ou desvio da postura, ou desenvolvimento acelerado da mama.
Na consulta com um dos nossos cirurgiões plásticos, poderá conversar sobre as suas expetativas. Serão apresentados diversos casos antes e depois e será definido o objetivo a atingir, em função das suas caraterísticas.
Sim. O medico cirurgião vai procurar a melhor harmonização e simetria, sendo não só reduzido o volume, mas também
se aplicável melhorado o formato e eventual ptose (descaimento) da mama.
Geralmente não, mas um dia pode ser aconselhável, em casos específicos.
Geralmente não. No entanto, caso se verifiquem dores, cedem aos analgésicos prescritos.
A paciente deve utilizar o soutien adaptado ao pós-operatório e, eventualmente, uma faixa elástica torácica, essenciais à recuperação; realizar as sessões de drenagem linfática e não faltar às consultas de vigilância médica agendadas. Um pós-operatório correto e realizado em várias sessões, nos dias seguinte à cirurgia, auxilia numa recuperação rápida.
Pode, resultante de processos de acumulação de gordura com o aumento de peso, gravidez e sequente amamentação, bem como com a idade. Note-se que com a cirurgia, é retirada parte da glândula mamária, pele e também gordura. A glândula mamária não volta a crescer após seu período de desenvolvimento na adolescência (exceto em patologias pouco comuns), mas a gordura pode voltar a acumular-se. Daí ser importante o controlo do peso para os melhores resultados a longo prazo.
Na grande maioria dos casos não terá problemas. No entanto, deve discutir com o cirurgião plástico se planeia engravidar, dado que a amamentação e a gravidez vão alterar o tamanho e forma da mama, comprometendo os resultados obtidos na cirurgia. Será assim mais indicada para mulheres que já não pensam engravidar, exceto em situações em que sofram de problemas funcionais com o peso do peito, nomadamente dores de costas.
Uma vez que na mamoplastia de redução é feita a remodelação interna da glândula mamária, existe uma diminuição considerável da probabilidade de conseguir amamentar.
Pode ocorrer alterações provisórias, que serão ultrapassadas após alguns dias ou semanas. Muito raramente podem ocorrer alterações permanentes da sensibilidade de zonas da mama, da aréola ou do mamilo.
Os resultados da mamoplastia de redução são geralmente bons, e existe um alívio quase imediato das queixas relacionadas com o volume e o peso mamário. No entanto, há que ter em atenção às alterações de peso e às variações da forma da mama. Por exemplo, uma gravidez pode alterar por completo a forma mamária. Ao longo dos anos a mama também vai sofrendo alterações, e a pele vai ganhando mais flacidez, pelo que é normal que a forma e o aspeto sejam diferentes após vários anos.
Toda a cirurgia implica uma cicatriz permanente, que poderá ficar mais fina e clara com o tempo. Para além dos cuidados pós-operatórios que incluímos sempre no nosso pacote, fornecemos um serviço de dermatologia para melhoria da cicatriz que poderá usar se considerar necessário. O aspeto final será encontrado passado um ano a ano e meio, variando em função da genética de cada pessoa.
A utilização de drenos ajuda a eliminar os líquidos que se acumulam na mama. Os drenos são colocados sempre que o cirurgião entenda serem necessários, sendo normalmente retirados após 2 a 3 dias.
Pode sentir desconforto e alguma dor, que será minimizada com a medicação que lhe será oferecida quando receber alta. Não terá que se preocurar em adquirir os medicamenos. O pós-operatório é normalmente bem tolerado neste tipo de cirurgia.
Onde Fazer
Mamoplastia de Redução
Na MyMoment fazemos a Correção da Mamoplastia de Redução em Lisboa, marque a sua consulta nas Avenidas Novas. Estamos localizados na Rua Dr. António Cândido, 8, Loja 1, 1050-076 Lisboa, a 4 minutos a pé do metro de São Sebastião, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.
Marque Consulta para
Mamoplastia de Redução
Saiba o preço da Mamoplastia de Redução
O valor da Mamoplastia de Redução vai depender de alguns fatores a considera, por esse motivo o valor da Mamoplastia de Redução será dado mediante a sua escolha em consulta com o médico.
Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a saber o valor da Mamoplastia de Redução.
Mymoment
Blog
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.