Psoríase
O que é?
A psoríase é uma doença inflamatória crónica que afeta 3% da população mundial e que pode ter grande impacto na qualidade de vida do paciente. E, se não for tratada pode ter consequências a longo prazo. Pode manifestar-se em qualquer idade e atinge principalmente a pele, mas também pode afetar as unhas e as articulações.
A origem da psoríase relaciona-se com vários fatores, mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é contagiosa. Sabe-se que existe uma reação imunitária desregulada, que resulta de uma tendência genética, podendo afetar elementos da mesma família, e de estímulos externos que a podem desencadear ou agravar. Alguns desses estímulos são o stress, infeções — como a amigdalite —, alguns medicamentos e traumatismos na pele.
As lesões provocadas pela psoríase são avermelhadas e descamativas, sendo mais frequentes nos cotovelos, joelhos, tronco e couro cabeludo, mas podem surgir em qualquer zona do corpo. Além disso, atualmente, a psoríase é considerada uma doença sistémica. Isto porque, além de poder envolver as articulações, pode associar-se a outras patologias, como doenças cardiovasculares — obesidade, hipertensão, resistência à insulina —, doença inflamatória intestinal, depressão, entre outras.
Tratamentos da psoríase
O tratamento da psoríase tem como objetivo controlar os sintomas, melhorar a aparência da pele e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
Na MyMoment é elaborado um plano de tratamento adaptado a cada caso específico. Dependendo da gravidade e extensão da doença, as opções de tratamento podem incluir, isoladamente ou em associação:
- Medicamentos tópicos — cremes, pomadas, champôs;
- Fototerapia — fonte artificial de luz ultravioleta;
- Medicamentos sistémicos convencionais — orais, como acitretina, ciclosporina, metotrexato;
- Medicamentos biotecnológicos — caso as opções anteriores não tenham sido eficazes e/ou não sejam recomendadas.
Além disso, são aconselhados hábitos a ter com a pele diariamente, bem como melhorias no estilo de vida.
Quando necessário, são propostas outras especialidades médicas, como a reumatologia, para garantir um cuidado integral e completo.
Quem deve fazer tratamento de psoríase?
O tratamento da psoríase é indicado para qualquer pessoa diagnosticada com a doença. No entanto, a necessidade e o tipo de tratamento podem variar de acordo com fatores como a gravidade da doença, o impacto na qualidade de vida, a presença de comorbilidades (artrite psoriática, doenças cardiovasculares) e a resistência a tratamentos anteriores.
O tratamento trará mais qualidade de vida, assim como conforto, sempre que haja necessidade de expor as zonas do corpo afetadas.
Porquê
Escolher-nos
18
Anos de Experiência
Equipa Experiente
Cirurgia, Dermatologia, Tricologia, Medicina Estética, Fisioterapia e Nutrição para cuidados pré e pós operatórios.
tratamento
A consulta especializada de psoríase
A nossa abordagem inclui:
Avaliação Detalhada
para compreender a extensão da doença e o seu impacto;
Plano terapêutico personalizado
que pode incluir medicação tópica, sistémica convencional e/ou biotecnológica, além de orientação sobre cuidados diários com a pele;
Acompanhamento contínuo
por forma a monitorizar a evolução da doença e ajustar o tratamento conforme necessário, com o objetivo de controlar os sintomas e minimizar as crises;
Aconselhamento multidisciplinar
referenciando, quando necessário, a outras especialidades, para garantir um cuidado integral e completo.
Conheça a equipa que faz
Tratamento da Psoríase
Drª. Sofia Borges
Dermatologista
Mestre em Medicina pela Universidade de Lisboa e Dermatologista no Hospital Santo António dos Capuchos. Publica em revistas internacionais, dando consultas na Clinica MyMoment. Membro efetivo da Ordem dos Médicos com a Cédula Profissional 58666, é Mestre em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. […] Saber maisDrª. Ana Luísa João
Dermatologista
Mestre em Medicina pela Universidade de Coimbra, inscrita na Ordem dos Médicos com a cédula profissional número 61436. Médica especialista em Dermatovenereologia, trabalha no Hospital Santo António dos Capuchos em Lisboa. Experiência internacional na sua formação pré e pós-graduada […] Saber maisPerguntas Frequentes
A psoríase é uma doença que depende de vários fatores, incluindo uma componente genética. Por isso, não pode ser completamente prevenida. No entanto, existem medidas que podem ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das crises. Identificar e evitar fatores desencadeantes — como o stress, traumas cutâneos, infeções e alguns medicamentos — pode ajudar a controlar os sintomas. Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação equilibrada e prática de exercício físico, também contribuem para melhorar o bem-estar e minimizar os surtos.
Embora atualmente existam tratamentos altamente eficazes que ajudam a controlar os sintomas e a alcançar uma pele sem qualquer lesão, não há cura definitiva. Isso significa que, mesmo com tratamentos bem-sucedidos, é possível voltar a ter surtos ao longo da vida. Como tal, a adesão a um plano de tratamento individualizado e o acompanhamento adequado com um dermatologista são essenciais para manter a doença controlada e melhorar a qualidade de vida.
A psoríase é uma doença crónica, e, em muitos casos manifesta-se de forma recorrente, com surtos que vão e vêm ao longo da vida. Existem pacientes em que os sintomas podem desaparecer por períodos prolongados (remissão), mas a condição pode reaparecer quando expostos a fatores desencadeantes. No entanto, há casos em que a psoríase pode ser persistente, mantendo-se de forma contínua, sem remissão completa.
A gravidade e a duração da doença variam de pessoa para pessoa, e o tipo de psoríase também influencia essa manifestação. Com os tratamentos adequados e um acompanhamento especializado, é possível controlar os sintomas e melhorar significativamente a qualidade de vida, mesmo em casos mais severos.
As idades mais comuns para o aparecimento da psoríase são dos 15 aos 35 anos (muitas pessoas apresentam os primeiros sintomas durante a adolescência ou início da idade adulta). O aparecimento da psoríase volta a ser mais frequente entre os 50 e os 60 anos de idade.
Apesar de ser menos comum, a doença também pode ocorrer em crianças e em idosos.
Como qualquer tratamento, os tratamentos para a psoríase podem ter contraindicações e efeitos colaterais, variando de acordo com o tipo de terapia e o perfil de saúde do paciente. É fundamental que o tratamento seja orientado por um dermatologista especializado para garantir a segurança e a eficácia.
Onde Fazer
Tratamento da Psoríase
Na MyMoment fazemos o tratamento da psoríase em Lisboa, marque a sua consulta nas Avenidas Novas. Estamos localizados na Rua Dr. António Cândido, 8, Loja 1, 1050-076 Lisboa, a 4 minutos a pé do metro de São Sebastião, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.
Marque Consulta para
Tratamento da Psoríase
E fique a saber o preço do tratamento.
O valor do Tratamento da Psoríase vai depender de alguns fatores a considerar, por esse motivo o valor será dado mediante a sua escolha em consulta com o médico.
Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a saber o valor.
Mymoment
Blog
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.