Varizes
O que são?
As varizes são veias cujas válvulas deixam de conseguir fechar, à medida que o sangue passa por elas. Assim, o sangue que devia circular em direção aos pulmões acaba por voltar para trás, acumulando-se nessas mesmas veias. É essa acumulação que lhes confere o aspeto dilatado e tortuoso.
Os derrames, muitas vezes confundidos com as varizes, são vasos mais pequenos nos quais ocorre o mesmo problema.
Além de inestéticas, as varizes podem causar um grande desconforto nas pernas, desde a sensação de peso ao cansaço, sensação de formigueiro, inchaço, cãibras e dor.
Para evitar desenvolver varizes, aconselha-se um estilo de vida ativo, manter um peso saudável e praticar exercício físico.
INFORMAÇÕES
- 40% das mulheres e 25% dos homens têm varizes;
- Além da estética, causam desconforto e dor;
- Tratam-se através da escleroterapia, métodos cirúrgicos, como: ablação química com espuma, ablação térmica com LASER ou radiofrequência e flebectomia.
A quem se destina
40% das mulheres e 25% dos homens sofrem com varizes. Logo, as mulheres têm maior probabilidade de as desenvolver. Outros fatores de risco são:
- Gravidez
- Idade
- Hereditariedade
Tratamentos disponíveis
As varizes podem ser eliminadas através dos seguintes tratamentos:
Porquê
Escolher-nos
18
Anos de Experiência
Equipa Experiente
Cirurgia, Dermatologia, Tricologia, Medicina Estética, Fisioterapia e Nutrição para cuidados pré e pós operatórios.
Casos
Antes e Depois
Veja a nossa secção interactiva de casos de Derrames e Varizes.
Entre, escolha o caso e clique para ver mais informações sobre o mesmo.
Tratamento de Derrames
Que Resultados Esperar?
Pernas rejuvenescidas
Os tratamentos para as varizes permitem eliminar a grande maioria dos vasos visíveis nos membros inferiores, dando-lhes um aspeto mais jovem.
Tratamento seguro
Além de serem realizados por profissionais experientes, todos os tratamentos apresentam riscos muito baixos e fáceis de controlar.
Menos dor, mais conforto
Além de melhorarem a componente estética, estes tratamentos eliminam a dor e o desconforto provocados pelas varizes.
O passo-a-passo da
Consulta para Tratamento das Varizes
Procedimentos
Escleroterapia
A escleroterapia consiste na injeção de um medicamento em derrames, provocando-lhes uma reação inflamatória, fazendo com que estas sejam eliminadas.
Ablação química com espuma
Tratamento semelhante à escleroterapia, mas com um produto diferente. A espuma produz um efeito idêntico, eliminando as veias danificadas.
Ablação térmica com LASER
O LASER pode ser utilizado para eliminar varizes tronculares mais profundas. Introduz-se uma fibra através da pele, guiada por eco-Doppler. Depois, liberta-se energia sob a forma de calor, que permite a oclusão da veia.
No caso de derrames, o LASER pode ser combinado com a escleroterapia.
Ablação térmica por radiofrequência
Este tratamento é muito semelhante ao LASER, no sentido em que também funciona através da introdução de um cateter na veia a tratar, libertando energia em forma de calor dentro da mesma.
Flebectomia
Neste tratamento, fazem-se pequenas incisões para a remoção das veias, uma a uma.
Para decidir a clínica e o médico cirurgião com quem pretende fazer a sua cirurgia, deixamos algumas recomendações:
Competência do Médico
Transparência
na informação
Acompanhamento Pós-Procedimento
Perguntas Frequentes
Os tratamentos são eficazes, pelo que hoje em dia já não é tão frequente, mas é possível que, passados alguns anos do tratamento, as varizes e os derrames reincidam. Não é de estranhar que isso aconteça a mulheres que passem por várias gravidezes.
Os derrames são, na verdade, varizes mais fininhas. Assim, se considerarmos que uma variz é uma veia mais inchada, sim, os derrames podem transformar-se na sua versão mais desenvolvida: as varizes.
Na última fase de doença venosa crónica, a pele pode já estar tão doente e fina que pode permitir que pequenas veias rompam e provoquem pequenas hemorragias.
Sim, é possível ter varizes e derrames em simultâneo.
Na escleroterapia, há muitas pessoas que realizam o tratamento e não sentem o mínimo de dor. Uma pequena percentagem dos pacientes sente dor, mas num grau perfeitamente suportável.
A ablação química com espuma é, na verdade, muito semelhante à escleroterapia, pelo que a reação ao tratamento é a mesma.
Na ablação térmica com LASER ou por radiofrequência, o paciente está sedado ou sob anestesia local, pelo que não sente dor.Nos dias que se seguem, pode existir alguma dor, que desaparece em pouco tempo.
As meias de compressão devem ser usadas durante 2 a 3 semanas após o tratamento. Desta forma, é possível manter a compressão sobre as veias tratadas e, assim, otimizar o tratamento.
Quando as varizes não incomodam, o único motivo para as remover é estético. Portanto, se esta for uma preocupação para si, pode removê-las.
No geral, depois dos tratamentos, não se deve estar em repouso absoluto, pelo que se aconselha fazer pequenas caminhadas. Aos poucos, vai-se recuperando a capacidade de realizar atividades mais complexas e fisicamente exigentes.
Contudo, na ablação térmica com LASER ou por radiofrequência, existe a necessidade de usar meias elásticas de compressão nos dias seguintes e, normalmente, há uma incapacidade para a atividade laboral de cerca de 5 dias. Durante este período é possível fazer a vida normal, intercalando com algum repouso, mas não há a necessidade de usar canadianas nem de ficar imobilizado.
Tendo em conta que a escleroterapia, a ablação com espuma e a ablação por radiofrequência são desaconselhadas a mulheres grávidas, o ideal será esperar que esta fase termine para poder realizar o tratamento.
Tal como na gravidez, o tratamento de varizes é desaconselhado quando se está a amamentar. Portanto, também nesta situação se aconselha a esperar que esta fase termine para avançar com o tratamento.
Onde Fazer
Tratamento das Varizes
Na MyMoment fazemos o Tratamento das Varizes em Lisboa, marque a sua consulta nas Avenidas Novas. Estamos localizados na Rua Dr. António Cândido, 8, Loja 1, 1050-076 Lisboa, a 4 minutos a pé do metro de São Sebastião, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.
Marque Consulta para
Tratamento dos Derrames
E fique a saber o preço do Tratamento dos Derrames
O valor do tratamento de Varizes vai depender de alguns fatores a considerar:
- Características de cada caso
- Método a considerar
- Zona do corpo a tratar
Por esse motivo o valor do tratamento de Varizes será indicado mediante a avaliação do seu caso, em consulta médica.
Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a conhecer o valor do seu tratamento de Varizes.
Mymoment
Blog
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.