11 dicas para controlar a vontade de comer doces

mulher com sugar craving retira bolo do frigorífico

Muitas vezes, a vontade de comer doces está relacionada com desequilíbrios no organismo, originados pelo stress, cansaço ou até falta de algumas vitaminas e minerais.

Sabia, por exemplo, que a compulsão alimentar por chocolate está relacionada com o défice de magnésio?

 

A vontade de comer doces e as hormonas

A vontade de comer doces pode estar associada a uma baixa produção de serotonina no nosso organismo. A Dra. Marta Padilha explica que esta é a hormona neurotransmissora responsável por melhorar o humor e causar sensações de bem-estar.

Quando está cansada ou menos bem-disposta, os níveis de serotonina estão baixos e a vontade de comer doces aumenta.

Por outro lado, o triptofano é o aminoácido precursor da serotonina. Com o aumento dos níveis de stress e do cortisol, diminuem os de triptofano, reduzindo, assim, os níveis de serotonina. E, mais uma vez, aumenta a vontade de comer doces.

A compulsão por doces pode estar também associada a outros desequilíbrios, como o défice de vitaminas B6, B9, B12, ou de minerais, como o zinco ou o magnésio.

 

Como reduzir a vontade de comer doces?

Há estratégias que pode adoptar para controlar esta vontade de comer doces. A nossa nutricionista Susana Barros dá-lhe algumas dicas:

  1. Ter uma alimentação saudável como estilo de vida. Procure uma boa ingestão de fibra, proteína animal e vegetal, hidratos de carbono pouco refinados e gorduras de boa qualidade, bem como um aporte adequado de micronutrientes, vitaminas e minerais;
  2. Faça um diário alimentar que, para além de lhe facilitar a organização de uma alimentação saudável, permite-lhe ganhar consciência daquilo que está a comer;
  3. Faça refeições saciantes e nutritivas para que o seu organismo tenha toda a energia de que necessita;
  4. Procure consumir alimentos ricos em triptofano, um aminoácido presente em alguns alimentos que estimula a produção de serotonina, tais como a aveia, leite e derivados, carnes brancas e peixes, gema do ovo, leguminosas, frutos secos, especialmente a noz, sementes, como as de girassol, chia e abóbora, bem como a maçã, a banana e a canela.
  5. Aumente o consumo de alimentos ricos em zinco, selénio e magnésio, tais como carnes brancas, ostras, nozes, castanha-do-pará, sementes de abóbora, linhaça, chia, flocos de aveia e chocolate com teor de cacau superior a 85%;
  6. Mantenha-se hidratado. A água é fundamental para o metabolismo do organismo e a desidratação contribui, muitas vezes, para a falta de energia, enxaquecas e compulsão alimentar;
  7. Pratique exercício físico. Exercitar o corpo estimula a produção de serotonina, provocando no nosso cérebro boas sensações.
  8. Cuide do seu sono. Respeitar o número de horas de que precisa para descansar e procurar um sono revitalizante é fundamental para combater o cansaço e a fadiga;
  9. Arrume os doces numa prateleira longe da vista. Ter estes alimentos em casa facilita o seu consumo, por isso, quando for às compras, evite comprá-los. Se tal não for possível, arrume estes alimentos fora do alcance visual, como na prateleira superior da sua despensa.
  10. Escove os dentes após as refeições, dado que a alteração do hálito pode ajudar a aliviar esta vontade de comer doces.
  11. Esteja atento aos Qual é a origem da sua ansiedade? O que a faz procurar a comida como reconforto? Ao reconhecer a causa está mais perto da solução.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA