CORREÇÃO MAMA TUBEROSA
O que é?
A Mama tuberosa traduz uma alteração congénita da mama que lhe confere uma forma peculiar.
O espectro de alterações é bastante variável, sendo frequente haver assimetria mamaria nos casos mais severos. Felizmente, não traz qualquer tipo de complicações para a saúde mas, por ter um formato diferente dos convencionais padrões de beleza, pode dar origem a problemas de auto-estima.
As características que a mama tuberosa apresenta são: o crescimento mamário apenas em direção da aréola, alargando-a; e uma projeção cónica ou tubular da mama. Isto acontece quando a fáscia — estrutura de tecido fibroso que envolve vários tecidos corporais e, neste caso, a glândula mamária — apresenta uma rigidez excessiva, impedindo o desenvolvimento adequado da glândula mamária. Podem existir vários graus de défice de desenvolvimento, mas o mais habitual é a inexistência do quadrante inferointerno ou de ambos os quadrantes inferiores.
Por vezes, é possível sentir-se um anel constritivo fibroso em torno da aréola e esta pode ser demasiado saliente relativamente à restante mama. Pode ter-se apenas uma mama tuberosa ou as duas. Mas, em qualquer uma destas situações, há solução.
INFORMAÇÕES PRÁTICAS
- Duração aproximada da cirurgia – 2H30m
- Tipo de anestesia – anestesia local com sedação
- Tipo de recuperação – em ambulatório
- Tempo de recuperação (até regressar ao trabalho ou à vida ativa): 14-21 dias
A quem se destina
A correção da mama tuberosa é um procedimento cirúrgico projetado para corrigir a forma e a aparência de mamas tuberosas ou tubulares. A condição de mama tuberosa é caracterizada por um desenvolvimento mamário anormal que resulta em mamas com uma forma mais estreita, alongada e frequentemente com uma aréola alargada. Este procedimento destina-se a pessoas que apresentam essa condição e desejam melhorar a aparência e a simetria das mamas.
Porquê
Escolher-nos
18
Anos de Experiência
Equipa Experiente
Cirurgia, Dermatologia, Fisioterapia e Nutrição para cuidados pré e pós operatórios.
Casos
Antes e Depois
Veja a nossa secção interactiva de casos de Correção da Mama Tuberosa.
Entre, escolha o caso e clique para ver mais informações sobre o mesmo.
Correção da Mama Tuberosa
Que Resultados Esperar?
PEITO MAIS EQUILIBRADO E BONITO
Defendemos os resultados naturais, dando muita atenção à harmonia, recuperação pós-cirúrgica e claro, às expectativas da paciente. A melhoria da forma da mama passa por um processo de definição em conjunto com o seu cirurgião plástico. O tipo de mama tuberosa apresentado vai obviamente influenciar o resultado final expectável.
MELHORIA DA ASSIMETRIA MAMÁRIA
As mamas nunca são perfeitamente simétricas (nem nunca o serão). A mastopexia permite melhorias significantes nas assimetrias.
Ver mais
MELHORIA DA ZONA DA ARÉOLA E DO MAMILO
Muitas mulheres não estão satisfeitas com a definição ou tamanho do complexo aréolo-mamilar (CAM). Habitualmente, é necessário diminuir o tamanho da aréola que, na mama tuberosa, é mais larga e projetada, e eliminar a constrição causada pelo anel fibroso
Ver mais
MAIOR HARMONIA DO CORPO
Não existem duas mulheres iguais e os nossos cirurgiões plásticos têm muita atenção às suas características físicas individuais na definição conjunta do tamanho, formato e projeção da próteses de silicone. A altura, largura da mulher, e a forma e volume da mama pré-existente influenciam a harmonia do resultado final.
O passo-a-passo da
Consulta de Cirurgia Plástica
A cirurgia – Mastopexia com colocação de implante mamário
A Mastopexia é a cirurgia que lhe permite corrigir o tamanho da aréola, eliminar o anel fibroso e distribuir melhor a glândula. No entanto, na maioria dos casos é necessário utilizar um implante mamário para uma correcção completa – um implante de forma anatomica (em gota) trará mais volume onde é necessário, aos quadrantes inferiores. A correção da Mama Tuberosa pode passar também por uma abordagem hibirda: a colocação de um implante, complementada com o lipofilling de gordura.
O que é a Mastopexia ou Lifting Mamário
Como solução para esta problemática surge a mastopexia, ou lifting mamário, que é uma cirurgia que permite conferir volume, melhorar a forma e remover o excesso de pele da mama, permitindo que esta adquira um aspeto mais rejuvenescido. Vai conferir volume com o recurso a próteses de silicone, e firmeza suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existentes.
Caso seja necessário o recurso a próteses de silicone, as que utilizamos na clínica MyMoment, pelo tipo de materiais de que são constituídas, assim com os elevados padrões de qualidade da sua produção, têm por objetivo conseguir o mais alargado prazo de duração e reduzir ao mínimo a possibilidade de contraturas capsulares.
Tipo de incisão
De acordo com a flacidez, o grau de ptose e o excesso de pele, o seu cirurgião plástico escolherá consigo o tipo de incisão (e a cicatriz resultante). Na grande maioria dos casos de mama tuberosa, consegue-se uma correção adequada com uma incisão periareolar (em torno da aréola). Raramente, podem ser necessárias incisões adicionais, como a vertical (desde a aréola até ao sulco inframamário) ou em T invertido.
A cicatriz
As cicatrizes têm tendência a tornar-se menos perceptíveis com o tempo, dependendo do cuidado da paciente (proteção solar, por exemplo) e da sua genética.
Na mastopexia pode ter de ser removido algum tecido de glândula mamária conjuntamente com a pele, e necessário para adaptar a mama à prótese, sendo altamente recomendada a análise histológica do tecido removido, para assegurar que não existe qualquer lesão.
Para decidir a clínica e o médico cirurgião com quem pretende fazer a sua cirurgia, deixamos algumas recomendações:
Qualidade da Equipa Cirúrgica
Durante o ato cirúrgico, não menos importante é a qualidade e competência do anestesista e dos enfermeiros. Na MyMoment, temos uma equipa de profissionais clínicos 100% dedicados a cirurgias plásticas com experiência e competência comprovadas.
Transparência na informação
Apesar de ser um procedimento seguro, uma abdominoplastia é uma cirurgia e deve ser tratada como tal. A qualidade da equipa e do centro cirúrgico determinam o sucesso da operação e o mínimo número de complicações, por isso deve exigir saber onde é operado/a e garantir que o espaço tem licenciamento da ERS para o efeito.
Na MyMoment informamos os nossos pacientes dos tempos reais envolvidos no seu procedimento e apenas realizamos cirurgias plásticas em blocos operatórios certificados pela ERS.
Custos Adicionais
Na MyMoment todos esses custos estão incluídos na proposta, inclusivamente os fármacos que irá necessitar durante a primeira semana de pós operatório. Adicionalmente, e em parceria exclusiva com a Dama de Copas, oferecemos-lhe ainda o seu primeiro novo soutien e uma consulta de bra fitting onde aprenderá tudo sobre quais os soutiens para o seu novo tamanho de mama.
Recuperação Pós-Operatória
Na MyMoment definimos tempos de recuperação adequados e uma equipa de fisioterapia interna com formação e experiência comprovadas. Disponibilizamos-lhe, ainda, e em exclusivo, uma parceria com a Studio REVO, com duas sessões de oferta, onde um Personal Trainer fará sessões para a ajudar a voltar à vida ativa, num plano personalizado desenhado com o seu cirurgião plástico.
Atenção aos detalhes
Procure informar-se sobre o nível de satisfação com os cuidados e atenção prestadas ao paciente após a cirurgia.
Na MyMoment, por termos uma equipa multidisciplinar e com dedicação a cada paciente, terá um acompanhamento cuidado que contribui para uma melhor deteção e atuação sobre possíveis complicações. Entre outras, a avaliação feitas pelos cirurgiões plásticos e enfermeiras Como exemplo disso, incluindo opcionalmente o tratamento dermatológico à sua cicatriz para um resultado ideal.
DIA DA CIRURGIA
Correção da Mama Tuberosa
Para ter uma noção detalhada do procedimento e de tudo o que tem de fazer
O pré e pós operatório
Fez a cirurgia. E agora? Não se preocupe, vai estar muito bem acompanhada. Começa agora a nova etapa da sua vida!
Tenha companhia
Esperamos que tenha organizado a sua vida para ter ajuda. Nas primeiras 72 horas deverá estar acompanhado/a e não se esquecer de aplicar regularmente gelo na região mamária. Na primeira semana terá de evitar quaisquer esforços. Abrir portas, levantar pesos, pegar em crianças ao colo, etc. devem ser totalmente evitados.
É aconselhável caminhar várias vezes por dia num espaço controlado.
Medicação e Alimentação
Comer apenas alimentos frios ou mornos nos primeiros dois dias. Tome toda a medicação conforme prescrita pelo seu cirurgião plástico. E não se preocupe: todos os fármacos que necessita durante a primeira semana, ser-lhe-ão entregues pela nossa equipa no momento da alta.
Acompanhamento pós-operatório
Nas diversas consultas pós-operatórias, o seu cirurgião plástico e a equipa de enfermagem avaliarão a evolução do seu caso. Terá ainda sessões de fisioterapia dermato-funcional, imprescindíveis a uma boa recuperação.
Regresso à atividade fisica
O regresso à atividade física deve ser feito em total coordenação com o seu cirurgião plástico, pois poderá comprometer seriamente o resultado da cirurgia.
Conheça os preparativos e atenções a ter antes da sua cirurgia plástica.
Exames
Realizar e enviar atempadamente (15 dias antes) para a equipa médica todos os resultados dos exames prescritos. São fundamentais para confirmar a viabilidade da cirurgia, bem como para preparar adequadamente o processo de anestesia.
Alimentação e Medicação
Não tomar medicamentos ou suplementos que possam interferir na coagulação sanguínea nos 10 dias anteriores à cirurgia. Não tomar medicação de emagrecimento no mês anterior. Se for fumador/a, reduzir drasticamente, ou mesmo eliminar esse hábito um mês antes.
Ir em jejum absoluto de líquidos e sólidos 8 horas antes da cirurgia.
Apenas deve tomar medicação habitual (ex.: para hipertensão ou medicação antidepressiva) no dia da cirurgia, com um pequeno gole de água – deve esclarecer previamente a medicação que deve tomar e a que deve suspender.
Novos sintomas
Qualquer alteração ao seu estado de saúde ou sintomas que possa sentir devem ser comunicados de imediato à equipa médica, pois pode ser necessária alguma medicação ou exame adicional, ou reajustar a data da cirurgia.
Conheça os Cirurgiões que
Tratam a Mama Tuberosa
Dr. Nuno Fradinho
Cirurgião Plástico
Médico especialista em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, é o diretor clínico da Clínica MyMoment. Natural do Porto, e formado no Centro Hospital Universitário de Lisboa Central, realizou estágios em vários locais do globo, como Porto, Paris, Tóquio, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife […] Saber maisDr. Nuno Maria
Cirurgião Plástico
Especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, o Dr. Nuno Maria é também perito em procedimentos minimamente invasivos, como a aplicação de fillers. As áreas de especialidade do nosso médico cirurgião plástico são a Cirurgia Estética da Mama, a Cirurgia Estética Abdominal, a Lipoaspiração e a Cirurgia Estética da Face […] Saber maisDr. Luís Vieira
Cirurgião Plástico
Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Dr Luís Vieira realizou a especialidade de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Enriqueceu a sua formação com passagens por países como Suécia, Holanda, Bélgica e Espanha […] Saber maisPerguntas Frequentes
A cicatriz terá reduzidas dimensões e poderá ficar bem disfarçada desde que bem cuidada. Habitualmente, esta cirurgia implica uma cicatriz periareolar.
Pode ocorrer alterações provisórias, que serão ultrapassadas após alguns dias ou semanas. Muito raramente podem ocorrer alterações permanentes da sensibilidade de zonas da mama, da aréola ou do mamilo.
Cerca de duas horas e meia.
Geralmente não, mas um dia pode ser aconselhável, em casos específicos.
Geralmente não. No entanto, caso se verifiquem dores, cedem aos analgésicos prescritos.
Próteses certificadas CE e FDA (Food and Drugs Administration, EUA), de um dos principais fabricantes mundiais, com mais de 30 anos de experiência no fabrico de próteses de elevada qualidade. As matérias primas utilizadas no fabrico das próteses são da mais elevada qualidade, que são submetidas aos mais rigorosos testes. Todas as próteses têm gravada a marca, número de série (individual) e o tamanho, o que torna possível a sua identificação e rastreamento em qualquer momento. Esta característica reflecte a postura de seriedade e profissionalismo que a marca assume no mercado.
As próteses mamárias texturizadas, cheias com gel de silicone de alta coesividade, constituem uma opção acrescida na prevenção da contractura capsular. A “memória” do gel, mesmo quando submetido a elevadas pressões, contribui para que não frature, mantendo inalterada a forma da prótese após a implantação. As bases das próteses, planas e maleáveis, adaptam-se na perfeição à parede torácica. Os bordos finos e flexíveis tornam-se menos percetíveis ao
toque, deixando a linha de implantação menos marcada.
A forma, tamanho, consistência e revestimento da prótese são escolhidas pelo seu cirurgião plástico, após a consulta inicial e de acordo com as suas expectativas e desejos.
A paciente deve utilizar o soutien adaptado ao pós-operatório e, eventualmente, uma faixa elástica torácica, essenciais à recuperação; realizar as sessões de drenagem linfática e não faltar às consultas de vigilância médica agendadas.Um pós-operatório correto e realizado em várias sessões, nos dias seguinte à cirurgia, auxilia numa recuperação rápida.
É possível caminhar normalmente no dia seguinte à cirurgia, no entanto exercícios físicos moderados só deverão ser iniciados após 3 a 4 semanas. Exercícios intensos e com impacto (como saltar, musculação, etc.) apenas devem ser feitos após 6 a 8 semanas.
A drenagem linfática pós-operatória consiste em manobras leves, lentas e ritmadas, com o propósito de ajudar a drenar do tecido os líquidos em excesso.
Uma vez que na mastopexia é feita a remodelação interna da glândula mamária, existe uma diminuição considerável da probabilidade de conseguir amamentar. Este procedimento é apropriado para mulheres que já não tenham planos de engravidar futuramente.
Usamos próteses certificadas pela AEM (Agência Europeia do medicamento) e pela FDA (Food and Drugs Administration, EUA), de um dos principais fabricantes mundiais, com mais de 30 anos de experiência no fabrico de próteses de elevada qualidade. As matérias primas utilizadas no fabrico das próteses são da mais elevada qualidade, que são submetidas aos mais rigorosos testes. Todas as próteses têm gravada a marca, número de série (individual) e o tamanho, o que torna possível a sua identificação e rastreamento em qualquer momento. Esta característica reflete a postura de seriedade e profissionalismo que a marca assume no mercado.
As próteses mamárias texturizadas, cheias com gel de silicone de alta coesividade, constituem uma opção acrescida na prevenção da contractura capsular. A “memória” do gel, mesmo quando submetido a elevadas pressões, contribui para que não frature, mantendo inalterada a forma da prótese após a implantação. As bases das próteses, planas e maleáveis, adaptam-se na perfeição à parede torácica. Os bordos finos e flexíveis tornam-se menos perceptíveis ao toque, deixando a linha de implantação menos marcada.
Os resultados da mastopexia com próteses são excelentes, uma vez que as próteses utilizadas têm uma resistência e durabilidade de uma vida. No entanto, há que ter em atenção às alterações de peso e às variações da forma da mama. Por exemplo, uma gravidez pode alterar por completo a forma mamária. Ao longo dos anos a mama também vai sofrendo alterações, e a pele vai ganhando mais flacidez, pelo que é normal que a forma e o aspeto sejam diferentes após vários anos.
Sim. A ecografia mamária e a mamografia continuam a ser o exame de rastreio indicado. O rastreio do cancro da mama não se altera por ter próteses e deverá cumpri-lo de acordo com o aconselhado para a sua faixa etária. Antes de fazer uma ecografia ou uma mamografia deve sempre avisar que tem implantes mamários para que sejam cuidadosos na compressão durante o exame e para que possam adaptar as incidências dos exames.
Os estudos atuais não demonstram que haja associação entre implantes mamários e cancro da mama. O cancro da mama tanto aparece em mulheres com próteses como em mulheres sem próteses. O mais importante é fazer a auto-palpação e os exames de rastreio. Existe uma associação rara de linfoma anaplásico de grandes células com o uso de próteses, com uma incidência muito baixa – cerca de 1 para 2.800 a 35.000 mulheres com implantes. Os casos documentados são de linfoma de baixo grau que, na sua maioria, têm bom prognóstico e resolvem com a remoção do implante e cápsula.
Onde Fazer
Correção da Mama Tuberosa
Na MyMoment fazemos a Correção da Mama Tuberosa em Lisboa, marque a sua consulta nas Avenidas Novas. Estamos localizados na Rua Dr. António Cândido, 8, Loja 1, 1050-076 Lisboa, a 4 minutos a pé do metro de São Sebastião, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.
Marque Consulta para
Correção da Mama Tuberosa
Saiba o preço da Correção da Mama Tuberosa
O valor do tratamento da Mama Tuberosa vai depender de alguns fatores a considerar:
- Tipo de Prótese escolhida
- Tamanho da Prótese escolhida
- Número de Drenagens Linfáticas complementares à operação
Por esse motivo o valor da Correção de Mama Tuberosa será dado mediante a sua escolha em consulta com o médico.
Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a saber o valor da Correção de Mama Tuberosa.
Mymoment
Blog
Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.