Assimetria mamária: o que é e como corrigir?

assimetria mamária na MyMoment

Quando pensamos em assimetria mamária, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a de duas mamas de tamanhos diferentes ou de uma mais descaída do que a outra. Mas, será que a assimetria mamária se resume a isso?

 

A definição de assimetria mamária

De um modo geral, quando nos olhamos ao espelho, dá-nos a sensação de que o nosso lado esquerdo é simétrico do nosso lado direito. Mas a simetria perfeita não existe no corpo humano. Um olho é sempre ligeiramente diferente do outro, uma perna um pouco mais comprida do que a outra e uma mama também é sempre algo diferente da outra.

Ainda assim, do ponto de vista médico, a assimetria mamária existe quando há diferenças mais notórias entre os dois seios, podendo tratar-se de, entre as que já mencionámos e as restantes:

  • Mamas com tamanhos diferentes;
  • Uma mama ser mais descaída do que a outra;
  • Alteração da forma ou volume da mama;
  • Mamilos ou CAM — complexo areolomamilar — visivelmente diferentes.

Sendo alguns casos mais discretos e havendo mulheres que lidam bem com essa assimetria mamária, há outras para quem esta diferença causa um desconforto muito grande. Desde evitar expor o corpo na praia ou numa prática desportiva, até às dificuldades na intimidade, muitas mulheres se limitam em função da assimetria mamária.

 

As causas e a correção

Além de acidentes que possam ocorrer, há 4 motivos principais para a assimetria mamária:

  • Malformação — a deformação congénita, ou seja, que já nasce com a pessoa, pode não ser notória no momento do nascimento porque, naturalmente, os seios ainda não estão desenvolvidos. Mas, mais tarde, na fase da adolescência, torna-se visível;
  • Distúrbios hormonais — por vezes não se percebe bem por que motivo, mas dão-se alterações hormonais que comprometem o normal desenvolvimento do tecido mamário, dando origem à assimetria mamária logo na adolescência. Em alguns desses casos, as mamas acabam por se manter assimétricas na vida adulta;
  • Quistos e nódulos — se uma mulher desenvolver algum tipo de massa na mama, seja ela benigna ou maligna, dependendo da sua dimensão, pode dar origem à assimetria mamária. A mastectomia — extração cirúrgica total ou parcial da mama —, geralmente realizada devido ao cancro da mama, pode ser uma dessas situações;
  • Amamentação — após a gravidez, as mamas produzem leite de forma independente. Além disso, alguns bebés desenvolvem preferência por uma mama em particular. Portanto, a diferente produção e acumulação de leite também pode levar à assimetria.

 

Seja qual for a causa e o tipo de assimetria mamária, qualquer mulher adulta pode recorrer à ajuda da nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, que está habituada a corrigir este tipo de situações.

Através do reposicionamento do mamilo ou CAM, do levantamento de seios (com ou sem próteses) ou até duma redução mamária, temos os meios para resolver este problema e acabar de vez com o desconforto de quem vive com ele. Basta marcar uma consulta médica de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA