A Mama Tuberosa – O que é

A Mama tuberosa traduz uma alteração congénita da mama que lhe confere uma forma peculiar.
O espectro de alterações é bastante variável, sendo frequente haver assimetria mamaria nos casos mais severos. Felizmente, não traz qualquer tipo de complicações para a saúde mas, por ter um formato diferente dos convencionais padrões de beleza, pode dar origem a problemas de auto-estima.

As características que a mama tuberosa apresenta são: o crescimento mamário apenas em direção da aréola, alargando-a; e uma projeção cónica ou tubular da mama. Isto acontece quando a fáscia — estrutura de tecido fibroso que envolve vários tecidos corporais e, neste caso, a glândula mamária — apresenta uma rigidez excessiva, impedindo o desenvolvimento adequado da glândula mamária. Podem existir vários graus de défice de desenvolvimento, mas o mais habitual é a inexistência do quadrante inferointerno ou de ambos os quadrantes inferiores.

Por vezes, é possível sentir-se um anel constritivo fibroso em torno da aréola e esta pode ser demasiado saliente relativamente à restante mama.
Pode ter-se apenas uma mama tuberosa ou as duas. Mas, em qualquer uma destas situações, há solução.

A cirurgia – Mastopexia com colocação de implante mamário

A Mastopexia é a cirurgia que lhe permite corrigir o tamanho da aréola, eliminar o anel fibroso e distribuir melhor a glândula. No entanto, na maioria dos casos é necessário utilizar um implante mamário para uma correcção completa – um implante de forma anatomica (em gota) trará mais volume onde é necessário, aos quadrantes inferiores. A correção da Mama Tuberosa pode passar também por uma abordagem hibirda: a colocação de um implante, complementada com o lipofilling de gordura.

O que é a Mastopexia ou Lifting Mamário

Como solução para esta problemática surge a mastopexia, ou lifting mamário, que é uma cirurgia que permite conferir volume, melhorar a forma e remover o excesso de pele da mama, permitindo que esta adquira um aspeto mais rejuvenescido. Vai conferir volume com o recurso a próteses de silicone, e firmeza suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existentes.

Caso seja necessário o recurso a próteses de silicone, as que utilizamos na clínica MyMoment, pelo tipo de materiais de que são constituídas, assim com os elevados padrões de qualidade da sua produção, têm por objetivo conseguir o mais alargado prazo de duração e reduzir ao mínimo a possibilidade de contraturas capsulares.

Tipo de incisão

De acordo com a flacidez, o grau de ptose e o excesso de pele, o seu cirurgião plástico escolherá consigo o tipo de incisão (e a cicatriz resultante). Na grande maioria dos casos de mama tuberosa, consegue-se uma correção adequada com uma incisão periareolar (em torno da aréola). Raramente, podem ser necessárias incisões adicionais, como a vertical (desde a aréola até ao sulco inframamário) ou em T invertido.

A cicatriz

As cicatrizes têm tendência a tornar-se menos perceptíveis com o tempo, dependendo do cuidado da paciente (proteção solar, por exemplo) e da sua genética.

Na mastopexia pode ter de ser removido algum tecido de glândula mamária conjuntamente com a pele, e necessário para adaptar a mama à prótese, sendo altamente recomendada a análise histológica do tecido removido, para assegurar que não existe qualquer lesão.

Porquê Escolher-nos?

caso de juliana; derrames nas pernas

Número restrito de clientes mensais para tratamento personalizado

Experiente equipa de Cirurgia Plástica Dermatologia, Fisioterapia e Nutrição para cuidados pré e pós-operatórios.

Parceria exclusiva com Dama de Copas (oferta bra fitting e do primeiro novo soutien).

Veja Casos Antes e Depois de Mama Tuberosa

QUE RESULTADOS ESPERAR COM A Correção da Mama Tuberosa?

PEITO MAIS EQUILIBRADO E BONITO

Defendemos os resultados naturais, dando muita atenção à harmonia, recuperação pós-cirúrgica e claro, às expectativas da paciente. A melhoria da forma da mama passa por um processo de definição em conjunto com o seu cirurgião plástico. O tipo de mama tuberosa apresentado vai obviamente influenciar o resultado final expectável.

MELHORIA DA ASSIMETRIA MAMÁRIA

As mamas nunca são perfeitamente simétricas (nem nunca o serão). A mastopexia permite melhorias significantes nas assimetrias.
Ver mais

MELHORIA DA ZONA DA ARÉOLA E DO MAMILO

Muitas mulheres não estão satisfeitas com a definição ou tamanho do complexo aréolo-mamilar (CAM). Habitualmente, é necessário diminuir o tamanho da aréola que, na mama tuberosa, é mais larga e projetada, e eliminar a constrição causada pelo anel fibroso
Ver mais

MAIOR HARMONIA DO CORPO

Não existem duas mulheres iguais e os nossos cirurgiões plásticos têm muita atenção às suas características físicas individuais na definição conjunta do tamanho, formato e projeção da próteses de silicone. A altura, largura da mulher, e a forma e volume da mama pré-existente influenciam a harmonia do resultado final.

Conheça passo-a-passo a sua consulta para a Correção da Mama Tuberosa

Conversa Com Assistente MyMoment
1
Conversa com a nossa assistente

Por telefone, whatsapp, whatsapp call ou email, vai poder esclarecer as dúvidas mais práticas sobre a cirurgia, bem como entender os tempos envolvidos na preparação para a cirurrgia. assim irá definir a data e hora da primeira consulta que melhor se adapta às suas necessidades.

Consulta com Cirurgião MyMoment
2
Consulta com o Médico Cirurgião

Um dos nossos experientes cirurgiões plásticos vão analisar o seu passado clínico, suas expetativas e esclarecer sobre tipo de incisões, colocação e tipos de prótese. Irão explicar detalhadamentes os detalhes da cirurgia, bem como os tempos de recuperação, as limitações antes e depois da operação e possíveis complicações e suas resoluções.

Crisalix mymoment
3
Simulação 3D e escolha de próteses

Será realizada uma modelação 3D do seu corpo, onde poderá simular possíveis resultados com diferentes tipos de prótese, o que ajudará na decisão final. Estas simulações não garantem resultados, mas possibilitam um melhor entendimento para a paciente do volume e proporção da mama depois de operada.

Simule Já
4
Reunião fecho de consulta

Nesta reunião a nossa coordenadora vai apresentar-lhe todos os detalhes práticos da sua cirurgia, incluindo o valores, condições de pagamento, possíveis facilidades de pagamento e datas disponíveis. Receberá uma pasta com todos mais informação, incluindo a prescrição para os exames pré-operatórios necessários.

Apoio à Distância MyMoment
5
Esclarecer Dúvidas

Antes da cirurgia, caso tenha quaisquer questões que queira ver esclarecidas, oferecemos a possibilidade de conversar de novo com o seu cirurgião plástico ou com a nossa coordenação de pacientes, presencialmente ou por videochamada. Para a nossa equipa, é essencial que esteja completamente esclarecida quanto a todas as envolvências do seu procedimento!

Para decidir a clínica e o médico cirurgião com quem pretende fazer a sua cirurgia, deixamos algumas recomendações:

Qualidade da Equipa Cirúrgica

ver mais

Transparência na informação

ver mais

Custos Adicionais

ver mais

Recuperação Pós-Operatória

ver mais

Atenção aos detalhes

ver mais

A cirurgia passo a passo

Para ter uma noção detalhada do procedimento e de tudo o que tem de fazer

O dia da cirurgia passo a passo

mamografia MyMoment

1. Antes da cirurgia

Deverá realizar e enviar à equipa médica todos os exames pré-operatórios atempadamente, normalmente 15 dias antes. O seu cirurgião plástico e a sua equipa dar-lhe-ão as recomendações finais para se preparar para o grande dia. Deve retirar previamente unhas de gel, caso tenha, e vir sem maquilhagem ou creme corporal. Deverá trazer roupas confortáveis e fáceis de vestir e despir. É imperativo respeitar o período de jejum (sólidos e líquidos).

2. Preparação para a cirurgia

Será preparado/a pela equipa de enfermagem do Centro Cirúrgico, mudando de roupa, e puncionado/a para colocação de um acesso endovenoso (a via para administração de todos os fármacos que irá receber durante a sua cirurgia e recobro). Terá uma última conversa com o anestesista e cirurgião, que lhe fará as marcações imprescindíveis para cirurgia.

5. Recobro

Depois de despertar da sedação, será encaminhada para a sala de recobro, onde será permanentemente acompanhada pela equipa de enfermagem, sempre em coordenação com a equipa médica, que vai cuidar de si. O tempo de recobro poderá variar entre as 5 e 8 horas, tendo alta de seguida. Antes da alta, a equipa de enfermagem reforçará algumas indicações que deve seguir e entregar-lhe-á os fármacos de que vai necessitar durante a sua recuperação. Deverá ser acompanhada por alguém na saída da clínica.

O pré e pós operatório

Fez a cirurgia. E agora? Não se preocupe, vai estar muito bem acompanhada. Começa agora a nova etapa da sua vida!

O seu novo soutien

Com a mudança que ocorreu no seu corpo, haverá necessidade de reajustar os seus soutiens. Sabendo que mais de 85% das mulheres usa soutien errados para o seu peito, a MyMoment desenvolveu uma parceria com a Dama de Copas, especialitas em roupa interior de mulher e especificamente em bra fitting, onde além da oferta de um soutien nvos (o seu primeiro novo soutien), poderá fazer uma consulta de bra fitting e aprender quais os melhores tamanhos e tipos de soutiens que melhor se adaptam ao seu novo corpo.

Conheça os preparativos e atenções a ter antes da sua cirurgia plástica.

Exames

Realizar e enviar atempadamente (15 dias antes) para a equipa médica todos os resultados dos exames prescritos. São fundamentais para confirmar a viabilidade da cirurgia, bem como para preparar adequadamente o processo de anestesia.

Marque já a Consulta Médica

Conheça os Médicos Especialista em Tricologia que Tratam a Mama Tuberosa

Dr. Nuno Fradinho

Cirurgião Plástico - Cédula 47645

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, durante a sua prática hospitalar e nos inúmeros estágios internacionais que realizou, o Dr. Nuno Fradinho adquiriu uma forte experiência em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Microcirurgia Reconstrutiva.
Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Maria, na MyMoment. Tem dedicado desde sempre parte do seu tempo à Ordem dos Médicos (onde preside o Conselho Regional de Lisboa-Cidade) e à Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica (onde assume o cargo de Secretário-Geral). É ainda Coordenador da Especialidade de Cirurgia Plástica do Hospital CUF Torres Vedras.

Dr. Nuno Maria

Cirurgião Plástico - Cédula 49635

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, o Dr. Nuno Maria liderou no Hospital de São José o Unidade de Cirurgia da Mama.
Sempre apostou na sua formação o que o leva a realizar inúmeros estágios em diversos países, maioritariamente no Brasil e Estados Unidos, onde trabalhou com alguns dos nomes mais importantes da cirurgia plástica mundial. Desenvolve em exclusivo a vertente estética da cirurgia plástica, em parceria com o Dr. Nuno Fradinho, na MyMoment.

Perguntas Frequentes sobre Mama Tuberosa

Como fica a cicatriz?

A cicatriz terá reduzidas dimensões e poderá ficar bem disfarçada desde que bem cuidada. Habitualmente, esta cirurgia implica uma cicatriz periareolar.

Há alterações na sensibilidade do mamilo?

Pode ocorrer alterações provisórias, que serão ultrapassadas após alguns dias ou semanas. Muito raramente podem ocorrer alterações permanentes da sensibilidade de zonas da mama, da aréola ou do mamilo.

Qual a duração do procedimento?

Cerca de duas horas e meia.

É necessário internamento?

Geralmente não, mas um dia pode ser aconselhável, em casos específicos.

O pós-operatório é doloroso?

Geralmente não. No entanto, caso se verifiquem dores, cedem aos analgésicos prescritos.

Caso sejam necessárias, que próteses são utilizadas?

Próteses certificadas CE e FDA (Food and Drugs Administration, EUA), de um dos principais fabricantes mundiais, com mais de 30 anos de experiência no fabrico de próteses de elevada qualidade. As matérias primas utilizadas no fabrico das próteses são da mais elevada qualidade, que são submetidas aos mais rigorosos testes. Todas as próteses têm gravada a marca, número de série (individual) e o tamanho, o que torna possível a sua identificação e rastreamento em qualquer momento. Esta característica reflecte a postura de seriedade e profissionalismo que a marca assume no mercado.
As próteses mamárias texturizadas, cheias com gel de silicone de alta coesividade, constituem uma opção acrescida na prevenção da contractura capsular. A “memória” do gel, mesmo quando submetido a elevadas pressões, contribui para que não frature, mantendo inalterada a forma da prótese após a implantação. As bases das próteses, planas e maleáveis, adaptam-se na perfeição à parede torácica. Os bordos finos e flexíveis tornam-se menos percetíveis ao
toque, deixando a linha de implantação menos marcada.
A forma, tamanho, consistência e revestimento da prótese são escolhidas pelo seu cirurgião plástico, após a consulta inicial e de acordo com as suas expectativas e desejos.

E os cuidados a ter no pós-operatório?

A paciente deve utilizar o soutien adaptado ao pós-operatório e, eventualmente, uma faixa elástica torácica, essenciais à recuperação; realizar as sessões de drenagem linfática e não faltar às consultas de vigilância médica agendadas.Um pós-operatório correto e realizado em várias sessões, nos dias seguinte à cirurgia, auxilia numa recuperação rápida.

A partir de quando é possível a realização de exercício físico?

É possível caminhar normalmente no dia seguinte à cirurgia, no entanto exercícios físicos moderados só deverão ser iniciados após 3 a 4 semanas. Exercícios intensos e com impacto (como saltar, musculação, etc.) apenas devem ser feitos após 6 a 8 semanas.

Em que consiste a drenagem linfática?

A drenagem linfática pós-operatória consiste em manobras leves, lentas e ritmadas, com o propósito de ajudar a drenar do tecido os líquidos em excesso.

Uma mulher consegue amamentar depois desta cirurgia?

Uma vez que na mastopexia é feita a remodelação interna da glândula mamária, existe uma diminuição considerável da probabilidade de conseguir amamentar. Este procedimento é apropriado para mulheres que já não tenham planos de engravidar futuramente.

Como sei se as próteses mamárias são de qualidade?

Usamos próteses certificadas pela AEM (Agência Europeia do medicamento) e pela FDA (Food and Drugs Administration, EUA), de um dos principais fabricantes mundiais, com mais de 30 anos de experiência no fabrico de próteses de elevada qualidade. As matérias primas utilizadas no fabrico das próteses são da mais elevada qualidade, que são submetidas aos mais rigorosos testes. Todas as próteses têm gravada a marca, número de série (individual) e o tamanho, o que torna possível a sua identificação e rastreamento em qualquer momento. Esta característica reflete a postura de seriedade e profissionalismo que a marca assume no mercado.

De que são feitas as próteses mamárias?

As próteses mamárias texturizadas, cheias com gel de silicone de alta coesividade, constituem uma opção acrescida na prevenção da contractura capsular. A “memória” do gel, mesmo quando submetido a elevadas pressões, contribui para que não frature, mantendo inalterada a forma da prótese após a implantação. As bases das próteses, planas e maleáveis, adaptam-se na perfeição à parede torácica. Os bordos finos e flexíveis tornam-se menos perceptíveis ao toque, deixando a linha de implantação menos marcada.

Qual a duração dos resultados? São definitivos?

Os resultados da mastopexia com próteses são excelentes, uma vez que as próteses utilizadas têm uma resistência e durabilidade de uma vida. No entanto, há que ter em atenção às alterações de peso e às variações da forma da mama. Por exemplo, uma gravidez pode alterar por completo a forma mamária. Ao longo dos anos a mama também vai sofrendo alterações, e a pele vai ganhando mais flacidez, pelo que é normal que a forma e o aspeto sejam diferentes após vários anos.

Depois de fazer a cirurgia posso fazer ecografias mamárias e mamografias?

Sim. A ecografia mamária e a mamografia continuam a ser o exame de rastreio indicado. O rastreio do cancro da mama não se altera por ter próteses e deverá cumpri-lo de acordo com o aconselhado para a sua faixa etária. Antes de fazer uma ecografia ou uma mamografia deve sempre avisar que tem implantes mamários para que sejam cuidadosos na compressão durante o exame e para que possam adaptar as incidências dos exames.

O risco de cancro é maior para quem fez esta cirurgia?

Os estudos atuais não demonstram que haja associação entre implantes mamários e cancro da mama. O cancro da mama tanto aparece em mulheres com próteses como em mulheres sem próteses. O mais importante é fazer a auto-palpação e os exames de rastreio. Existe uma associação rara de linfoma anaplásico de grandes células com o uso de próteses, com uma incidência muito baixa – cerca de 1 para 2.800 a 35.000 mulheres com implantes. Os casos documentados são de linfoma de baixo grau que, na sua maioria, têm bom prognóstico e resolvem com a remoção do implante e cápsula.

Marque a Consulta para tratar a Mama Tuberosa

Saiba o preço da Correção da Mama Tuberosa

O valor do tratamento da Mama Tuberosa vai depender de alguns fatores a considerar:

  • Tipo de Prótese escolhida
  • Tamanho da Prótese escolhida
  • Número de Drenagens Linfáticas complementares à operação

Por esse motivo o valor da Correção de Mama Tuberosa será dado mediante a sua escolha em consulta com o médico.

Faça neste formulário a sua marcação de consulta e fique a saber o valor da Correção de Mama Tuberosa.

    Deixe o seu contacto telefónico, para confirmarmos a marcação.

    O seu nome*
    Email*
    Telefone*
    Indique-nos o que gostaria de realizar


    Onde Fazer a Correção de Mama Tuberosa

    Na MyMoment fazemos a Correção de Mama Tuberosa em Lisboa. Marque a sua consulta no Parque das Nações. Estamos localizados no número 81F da Alameda dos Oceanos, muito perto da Torre Vasco da Gama, pelo que será fácil encontrar a nossa clínica.

    saiba como chegar

    Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

    No blog MyMoment