Manchas na pele também significam envelhecimento?

pele-envelhecida-manchas-mymoment

É muito comum associarmos o aparecimento de rugas ao envelhecimento da pele e, por consequência, a uma idade avançada. Mas, tal como as rugas, algumas manchas na pele podem ser sinais de envelhecimento da pele, como nos explica a médica dermatologista Dra. Sofia Borges.

 

As rugas

Em primeiro lugar, rugas são linhas marcadas no rosto, de maior ou menor profundidade. Resultam de uma degradação das fibras de colagénio, que sustentam a pele, e de elastina, que lhe dão firmeza e elasticidade.

Numa fase inicial do envelhecimento da pele, notamos linhas no rosto onde se reflectem as nossas expressões faciais, como a testa, junto aos olhos ou à boca. Quando sorrimos ou franzimos a testa, os músculos da face aplicam força nessas regiões e, não tendo as fibras a mesma capacidade de resposta, a pele acaba por ficar marcada. Estas são as conhecidas rugas de expressão.

Aliada ao desgaste das fibras, há perda de gordura subcutânea, dando ao rosto envelhecido um aspecto afilado e seco. Com o tempo aumentam as rugas, tornando-se cada vez mais acentuadas e deprimidas.

 

As manchas na pele

O mesmo enfraquecimento das fibras de elastina e de colagénio que contribui para o aparecimento de rugas, altera a pigmentação, criando manchas na pele.

É visível uma tonalidade menos rosada, devido aos danos nos vasos superficiais, e é comum que apareçam manchas na pele, acastanhadas. Estas são semelhantes, a olho nu, às sardas. As manchas na pele, de superfície lisa, podem tornar-se, ainda, rugosas e esteticamente desagradáveis.

 

Não se envelhece só com o tempo

A pele envelhece, assim como todo o nosso organismo, naturalmente, com o decorrer do tempo. Mas a nossa pele pode aparentar sinais de envelhecimento mesmo quando a idade não o justifica.

O estilo de vida tem bastante influência numa pele envelhecida, sobretudo quando acumulamos hábitos pouco saudáveis, tais como:

  • elevada exposição à radiação ultravioleta ou à poluição ambiental;
  • vivência de elevados níveis de stress;
  • o consumo de álcool ou tabaco;
  • uma reduzida prática de actividade física.

 

Se sente o seu rosto a perder elasticidade ou vê algumas manchas na pele, marque uma consulta online de dermatologia. A Dra. Sofia Borges poderá avaliar o seu caso, através de videochamada, e, no caso de se adequar, prescrever-lhe um tratamento profundo que pode, com orientação médica, fazer em sua casa.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA