Reconstrução mamária: recuperar o corpo e a autoestima

Reconstrução Mamária

O cancro da mama é um pesadelo para muitas mulheres que, mais tarde, precisam de recorrer a uma reconstrução mamária. Isto acontece quando é necessário retirar parte ou a totalidade da(s) mama(s). Além de se tratar de uma reconstrução física, para muitas mulheres, é uma cirurgia importante para a recuperação da autoestima e do conforto com o próprio corpo.

 

Quem está habilitado a realizar uma reconstrução mamária?

Como mencionado, o tratamento dos tumores da mama pode ser feito através da excisão total da mama (mastectomia) ou parcial (tumorectomia). Há ainda casos de pacientes sem cancro da mama que podem ter indicação para reconstrução mamária, nomeadamente se houver risco genético para contrair a doença. Neste grupo, são realizadas mastectomias para reduzir o risco. Para cada uma destas situações, há técnicas específicas de reconstrução.

Habitualmente, a reconstrução mamária é uma cirurgia realizada pelo serviço público. Mas, infelizmente, muitas vezes, não é dada resposta em tempo útil e favorável às pacientes, havendo quem prefira recorrer ao serviço privado. E, como esta é uma cirurgia coberta por alguns seguros de saúde, os custos, ou parte destes, podem não ficar a cargo da paciente.

Na MyMoment, os médicos especialistas em cirurgia plástica, Dr. Nuno Fradinho, Dr. Nuno Maria e Dr. Luís Vieira, têm a especialização e a experiência necessárias para a realização de cirurgias de reconstrução mamária, pelo que as pacientes que nos procurem com esse fim estarão nas mãos de profissionais qualificados.

 

A técnica mais adequada

A melhor técnica de reconstrução mamária é a autóloga, ou seja, com os tecidos da própria paciente, já que permite:

  • A maior semelhança possível com o tecido mamário;
  • Resultados mais duradouros;
  • Melhoria da estética de outra zona do corpo — a mais comum é o abdómen.

Na reconstrução autóloga, outro tecido do corpo, constituído por pele e gordura muito semelhante à mama, é transplantado com técnica microcirúrgica para a localização de onde foi feita a mastectomia. À semelhança de outras técnicas, em cirurgia reconstrutiva e cirurgia estética, que utilizam tecidos do próprio corpo, a integração é total e sem fenómenos de reação de corpo estranho. Um exemplo é o lipofilling — preenchimento corporal com gordura retirada de outra zona do corpo — mais comum nos seios e nos glúteos, mas também possível de realizar no rosto.

Apesar de ser esta a técnica mais adequada para a realização da reconstrução mamária, a equipa da MyMoment tem capacidade técnica para oferecer todos os métodos possíveis, nomeadamente:

  • Reconstrução autóloga;
  • Reconstrução com implantes;
  • Reconstrução mista.

 

A equipa médica da MyMoment tem competências e experiência em qualquer uma das técnicas de reconstrução mamária, o que a torna diferenciadora.

 

Algumas das preocupações mais comuns das pacientes

Esta cirurgia é fundamental para que muitas mulheres se sintam bem com os seus corpos, mas também surgem várias dúvidas. Os nossos médicos responderam às mais comuns.

 

Quando é realizada a reconstrução mamária?

Tanto pode ser realizada ao mesmo tempo que o tratamento do cancro da mama (reconstrução imediata) ou numa cirurgia separada após o tratamento (reconstrução diferida).

Os médicos dirão o que será possível fazer em cada caso.

 

É necessário realizar mais do que uma cirurgia?

Geralmente, são necessários pelo menos 2 tempos de reconstrução mamária. Contudo, vai depender da fase de reconstrução em que a paciente chega à nossa clínica.

 

Em quanto tempo é que os resultados são visíveis?

Os resultados são palpáveis no imediato. Porém, em geral, a reconstrução mamária fica concluída em 2 a 3 tempos operatórios, que deverão ser espaçados de 6 a 9 meses.

Na primeira cirurgia procura-se recriar a forma da mama, que depois é aperfeiçoada nos tempos cirúrgicos seguintes. O último tempo operatório costuma ser a reconstrução da aréola e do mamilo, muitas das vezes apenas com anestesia local.

 

O que acontece à glândula mamária?

Na reconstrução mamária não se recria a glândula. O que se faz é recriar a forma da mama com tecidos autólogos, com próteses ou ambos. Assim, a mama não terá funções como a lactação, por exemplo.

Por outro lado, é reconhecido que a reconstrução mamária devolve às mulheres muito do seu bem-estar psicológico, mas também físico, ao eliminar assimetrias no tórax. A reconstrução mamária tem, assim, um cariz estético, funcional e emocional.

 

Em que medida é que a MyMoment se destaca no tratamento de reconstrução mamária?

Como a equipa está treinada para todos os métodos de reconstrução mamária, garantimos a todas as pacientes um acompanhamento personalizado e, além da cirurgia reconstrutiva, os melhores resultados estéticos possíveis.

 

Para saber mais pormenores sobre a sua potencial reconstrução mamária na MyMoment, basta marcar uma consulta médica de avaliação. Não perca mais tempo para se voltar a sentir plena.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA