15 dicas para um plano alimentar saudável no regresso ao trabalho

plano alimentar

As férias são um período de descontração e no qual não se dá tanta importância a um plano alimentar adequado e saudável. Por isso, muitas vezes, “estraga-se” alguns resultados obtidos anteriormente. O regresso ao trabalho é a altura perfeita para voltar a ter bons hábitos alimentares.

 

A importância de um bom plano alimentar

Um plano alimentar adequado ao seu metabolismo e objetivos é meio caminho andado para ter um corpo saudável. A outra metade é conseguida através do exercício físico, mas vamos focar-nos na parte alimentar!

O regresso das férias pode ser difícil, mas voltar ao trabalho e à rotina pode ajudar a cumprir alguns objetivos, como o de voltar a comer melhor. Mas, ainda assim, há quem precise de mais ajuda.

Na consulta de nutrição da MyMoment, o plano alimentar é criado exclusivamente para cada paciente, com vista ao desenvolvimento de uma alimentação equilibrada, variada e completa. E, para que a introdução dos novos hábitos saudáveis seja mais fácil, a consulta de nutrição tem ainda uma componente motivacional. São criadas estratégias e exercícios de reflexão, para que todo o processo seja um ajuste alimentar tranquilo e gradual, em vez de ser um fator de stress.

 

15 dicas preciosas no regresso ao trabalho

Mas, para quem acredita que pode começar este trabalho em casa, a Dra. Ana Pinto, Nutricionista na MyMoment, deixa 15 dicas valiosas para que construa o seu próprio plano alimentar e hábitos saudáveis complementares:

  1. Tenha em casa comida saudável, faz-lhe bem a si e à sua família;
  2. Nunca saia da mesa com a sensação de enfartamento, siga a regra dos 80%. Ou seja, coma até ficar satisfeito, mas sem se sentir cheio;
  3. Coma comida de verdade, sem aditivos e conservantes, alimentos integrais, ricos em nutrientes e fibras;
  4. Reduza o consumo de açúcar, hidratos de carbono simples e alimentos com alto índice glicémico;
  5. Crie o hábito de ler rótulos, opte por aqueles com menor número de ingredientes e de nomes desconhecidos;
  6. Respeite os sinais do seu corpo — fome, sono, sede;
  7. Evite alimentos que lhe provoquem alguma intolerância e/ou indisposição;
  8. À noite, coma cedo e o mais leve possível;
  9. Tenha sempre em casa água, chá, saladas, legumes, sopas, fruta;
  10. Prepare a comida com temperos naturais ou desidratados, sal integral ou rosa dos Himalaias, ervas aromáticas e especiarias;
  11. Opte por alimentos ricos em antioxidantes e probióticos;
  12. Pratique exercício físico, caminhadas, aulas de grupo ou com personal trainer;
  13. Defina metas exequíveis;
  14. Faça um diário alimentar;
  15. Conheça melhor o seu organismo, ele dá sinal de tudo.

 

Como estas dicas, de certeza que vai sentir-se melhor e começar a notar diferenças no seu corpo e organismo. Mas se, ainda assim, sentir que precisa de ajuda profissional para ter e manter um bom plano alimentar, lembre-se de que basta marcar uma consulta de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA