8 dicas para uma alimentação deliciosa e saudável nos Santos Populares

Nutrição nos Santos Populares

Os Santos Populares acontecem numa fase de transição. É época de festa, sentimos que estamos mesmo a entrar no verão e, acima de tudo, é a altura do ano em que não conseguimos resistir a um caldo verde, a umas sardinhas e a umas bifanas!

Mas, como todas as festividades, os Santos Populares primam pelos excessos. Para que este não seja um problema, deixamos-lhe 8 dicas de alimentação saborosas, mas equilibradas:

1. Diga sim às sardinhas!

Os Santos Populares não seriam os mesmos sem elas! E, mais do que elementos decorativos, as sardinhas ficam muito bem no prato! São uma boa fonte de ómega 3, por isso, contribuem para a saúde do seu coração.

 

2. Reduza o sal

Quer nas sardinhas, como nos pimentos ou no caldo verde, modere a utilização do sal. É certo que é o tempero mais comum, mas contenha-se, para não anular os benefícios trazidos pelo consumo das sardinhas. Como alternativa, faça um molho com azeite e cebola, alho, salsa, orégãos ou outras especiarias que sejam do seu agrado. Desta forma, será mais fácil evitar o excesso de sal, porque já terá sabor suficiente.

 

3. Caldo verde saudável

Ninguém resiste às maravilhosas rodelas de chouriço no caldo verde. Há até quem só coma caldo verde por causa deste enchido! Mas tenha cuidado. Como a maior parte dos enchidos, o chouriço tem muita gordura, por isso não convém exagerar.
Mas este não é o único alimento ao qual deve dar atenção no caldo verde. Se este for feito em casa, pode substituir a batata pela courgette, que fará desta uma sopa baixa em calorias, para além de rica em cálcio, graças à couve galega!

 

4. Ai, o pão!

Não lhe vamos dizer que não pode comer pão! Mas, se o comer, dê prioridade à broa de milho e reduza a quantidade de hidratos de carbono, como a batata, o arroz ou a massa. Acompanhe antes as sardinhas com salada ou pimentos da época.

 

5. “Forre” o estômago antes dos arraiais

Nem tudo nos Santos Populares são coisas boas. Para chegar ao tão ansiado momento, por vezes é preciso esperar bastante! Se for a arraiais, não se esqueça que haverá muitas mais pessoas que terão a mesma ideia. Para não ficar muito tempo sem comer, faça um lanche antes de enfrentar as filas intermináveis. Uma sopa de hortícolas é uma boa opção.

 

6. Escolha bem as suas bebidas

Também as bebidas alcoólicas têm uma presença muito forte nos Santos Populares. Procure moderar o seu consumo e, se as beber, escolha a cerveja ou o vinho em vez de bebidas mais açucaradas, como a caipirinha ou a sangria.

 

7. Hidrate-se

Como mencionámos, uma das coisas a que os Santos Populares estão associados é o verão. Algumas comemorações são ligeiramente antes da chegada desta estação, mas o calor já se costuma fazer sentir em força. Para agravar mais a situação, nestes dias toda a gente vem para a rua. Portanto, é normal que sinta ainda mais calor. Por isso, beba muita água, para evitar a desidratação. Principalmente se tiver bebido álcool.

 

8. Não pare

A atividade física também é uma boa aliada nesta época. Faça caminhadas e, aproveitando a oportunidade que os próprios Santos Populares lhe dão, dance. Dance muito, pela sua saúde!

 

Como vê, não tem de fazer sacrifícios para viver a tradição e satisfazer o apetite. Basta fazer escolhas inteligentes. Mas, se precisa de acompanhamento para além da época dos Santos Populares, pode recorrer a uma consulta de nutrição na My Moment, com a Dra. Susana Barros. Não perca mais tempo e marque uma consulta.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA