Revista Cristina – Acne: 1 problema, 3 abordagens

Acne; Menina com acne no rosto

O acne é um problema de pele recorrente na adolescência, mas que também acontece com frequência na idade adulta. Manifesta-se através de comedões, pápulas e pústulas – vulgarmente conhecidos por pontos negros e borbulhas –, geralmente na face, e pode ser causada por alterações hormonais, medicação ou produtos aplicados diretamente na pele.

O acne tanto pode ser ligeiro – tendo um tratamento fácil, com cremes e outros produtos tópicos – como mais severo – neste caso, o tratamento inclui medicação. Em qualquer uma das situações, deve lavar-se a pele de manhã e de noite, assim como utilizar cremes que ajudem a controlar a produção de sebo. Outros produtos, como maquilhagem e protetores solares, devem ser cuidadosamente escolhidos, para garantir que também são adequados.

Nos casos mais graves, em que o acne persiste ao longo de anos, as cicatrizes que daí resultem podem ser minimizadas através de um peeling ou de um tratamento com laser, removendo a camada superficial da pele e induzindo a produção de colagénio.

Geralmente, este é um problema que se trata dermatologicamente. Na clínica MyMoment, a Dra. Sofia Borges é a dermatologista que poderá acompanhar os casos que precisem de atenção, quer numa fase inicial, de avaliação e tratamento, como na fase de manutenção.

 

O acne e a alimentação

Não é habitual que o acne seja provocado pela alimentação, mas esta pode ter uma influência negativa no seu controlo. Por isso, é preciso saber que alimentos devem ser evitados, para não agravar a situação.

Os índices glicémicos mais elevados de alguns alimentos, ainda que indiretamente, contribuem para o aumento da oleosidade da pele, assim como desequilíbrios da flora intestinal.

Assim, convém evitar alimentos como o leite e seus derivados (estudos indicam que a sua proteína está relacionada com o aumento do acne), açúcar, alimentos processados, carnes vermelhas e farinhas refinadas.

Do lado oposto, em primeiro lugar, deve privilegiar o consumo de água! No que toca a alimentação, pratique uma que seja rica em vegetais, fruta (idealmente, biológicos e sem uso de pesticidas), peixes gordos, sementes, cereais integrais, frutos secos e ovos.

A Dra. Susana Barros, nutricionista na nossa clínica, poderá fazer um plano alimentar personalizado, e com sugestões concretas de alimentos que deve ou não consumir, para ajudar a controlar o acne.

 

O impacto da idade na pele

Uma das coisas que nos ajuda a atribuir a idade a uma pessoa é o estado que a pele apresenta. Regulamo-nos, essencialmente, pela sua firmeza, ou falta dela. Quando vemos uma cara com muitas borbulhas, associamo-la à adolescência. Mas, como mencionado, também na idade adulta há muitos casos de acne.

O síndrome de ovários poliquísticos (quistos nos ovários) provoca alterações hormonais que podem despoletar o acne. Geralmente, há um aumento de oleosidade na pele e aparecimento de manchas, especialmente nas axilas e atrás do pescoço.

A resistência à insulina e outras condições que provoquem o excesso de testosterona e de DHEA ou um défice de progesterona, estrogénio, hormonas tiroideias e cortisol podem gerar um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que dará origem ao acne.

Caso desconfie que o problema tem origem hormonal, o acompanhamento anti-aging, feito na clínica MyMoment pela Dra. Marta Padilha, poderá ser o mais adequado para regular as hormonas.

 

Na nossa clínica encontra os 3 tipos de acompanhamento que, de forma integrada, poderão dar origem a um resultado ainda melhor do que se recorresse apenas a um deles. Caso tenha acne e não consiga resolver o problema sem ajuda médica, marque uma consulta connosco. Avaliaremos qual ou quais dos 3 tipos de abordagem se aplicam ao seu caso e garantimos que lhe daremos um atendimento personalizado e adequado à sua situação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA