As alterações de pele mais comuns durante a gravidez

alterações da pele - gravidez

A gravidez provoca inúmeras alterações no corpo da mulher, nomeadamente, na pele. Além do óbvio crescimento da barriga, muitas são as mudanças corporais pelas quais passa a futura mãe, em grande parte causadas pelas alterações hormonais e pela própria genética.

No que toca à pele, durante a gravidez é normal que se notem alterações — nada de alarmante. Em princípio, tudo passará após a gravidez ou mesmo após a amamentação, mas, mesmo durante a gravidez, há medidas de prevenção que podem ser tomadas.

O melasma, por exemplo, também conhecido como “pano”, é o nome dado às manchas castanhas que podem aparecer na pele do rosto (ou pescoço e antebraços, mas raramente). Quanto mais escura for a pele, maior será a probabilidade de ver surgir estas manchas, dada a maior concentração de melanina. A prevenção passa, essencialmente, por evitar grandes períodos de exposição solar, por forma a não estimular ainda mais a produção da melanina, o pigmento que escurece a pele. Em longos períodos ao ar livre, é aconselhada a utilização de um protetor contra os raios UV.

Durante a gravidez, não são aconselhados tratamentos, mas após a amamentação, podem ser feitos alguns tratamentos — caso o melasma não tenha desaparecido naturalmente. A Dra. Sofia Borges, Médica Dermatologista na clínica MyMoment, sugere que os tratamentos despigmentantes sejam feitos o quanto antes, após finalizado o período de amamentação.

Há um outro problema que preocupa as mulheres durante a gravidez, as estrias — na pele da barriga e do peito, principalmente. Há uma forte componente genética envolvida, por isso, infelizmente, combater as estrias vai ser mais difícil para algumas mulheres. As estrias não são mais do que a rutura das fibras de colagénio, isto é, a pele estica e “rasga”, deixando marcas. A palavra de ordem é: hidratação. É fortemente recomendado a todas as grávidas — mais do que a qualquer pessoa — que se mantenham hidratadas. Pode ser através da ingestão frequente de água, da escolha de alimentos nutritivos e ricos em água e, externamente, da aplicação de cremes hidratantes nas zonas mais críticas.

Após a gravidez, podem ser feitos tratamentos para atenuar as estrias, como é o caso da carboxiterapia, disponível na clínica MyMoment. Um procedimento estético não cirúrgico que se realiza através da infusão de dióxido de carbono medicinal (CO2) na região subcutânea — melhora a circulação local, a oxigenação dos tecidos e estimula a formação de fibras elásticas e colágenas.

A gravidez deve ser uma fase feliz para qualquer mulher mas, entre todas as prioridades que o casal terá para preparar a chegada do bebé, é bom não esquecer os cuidados com o corpo para que seja, não só uma gravidez feliz, mas também saudável.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA