Quando devemos remover sinais?

remover sinais

À medida que nos aproximamos do verão, aumenta o número de pessoas que querem remover sinais, geralmente, por motivos estéticos. Mas, quando será que o devemos fazer, por questões de saúde?

 

Remover sinais: sim ou não?

Uma coisa é certa: remover sinais é quase sempre possível, mesmo que por motivos estéticos. Mas a questão aqui é mais sobre quando é que é mesmo preciso remover sinais, para nos mantermos saudáveis.

Ainda que a maioria dos sinais sejam benignos, em alguns casos podem ser um sintoma de cancro de pele. E, apesar de não termos uma resposta certa, porque só um médico dermatologista o poderá fazer, ao observar o paciente, a Dr.ª Sofia Borges, médica dermatologista na MyMoment, deixa-nos algumas dicas que nos podem ajudar a perceber se devemos marcar uma consulta. Basta fazermos um autoexame para, rapidamente, percebermos o quão urgente será procurar ajuda profissional.

 

Regra do ABCDE
Esta regra ajuda-nos a identificar indícios de perigo que podem indicar que devemos remover sinais:

  • Assimetria — quando “dividimos” um sinal ao meio e este é diferente dum lado e do outro;
  • Bordo — quando temos um sinal com contornos mal-definidos ou irregulares;
  • Cor — quando a cor varia e não é uniforme;
  • Diâmetro — quando o sinal é maior do que 6mm;
  • Evolução — quando o sinal se altera, seja na sua dimensão, volume, cor ou noutra caraterística.

 

Sangramento
Este é outro indício de que pode ser necessário remover sinais, desde que este não tenha sofrido nenhum tipo de contacto que justifique um sangramento.

 

Traumatismo recorrente
Por outro lado, há zonas, como o pescoço e a região do soutien, em que é mais comum que, involuntariamente, se friccione os sinais de carne — os que são salientes. Devido a este contacto, por vezes, os sinais sangram e provocam dor. Este acaba por ser um dos grandes motivos pelos quais se procura um médico dermatologista para remover sinais.

Antecedentes
Seja por haver antecedentes familiares de cancro cutâneo ou por já se ter retirado algum sinal clinicamente preocupante, aconselha-se a pessoas neste tipo de situação a fazer um rastreio com um dermatologista pelo menos 1 vez por ano.

 

É importante reter que, quando detetado a tempo, o cancro de pele é facilmente tratável. Portanto, quer tenha algum dos sintomas mencionados ou queira apenas remover sinais por questões estéticas, já sabe que podemos ajudar a resolver o assunto. Basta marcar uma consulta médica de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA