Aumento mamário e amamentação: serão compatíveis?

mamoplastia de aumento; senhora a amamentar o bebé

Ainda há muitas pessoas com dúvidas sobre a compatibilidade entre o aumento mamário e a amamentação. Neste artigo e no vídeo que aqui partilhamos, damos algumas informações que poderão ajudar a esclarecer e a tomar uma decisão.

 

Cirurgias que permitem o aumento mamário

O aumento mamário e a alteração da forma da mama passam sempre pela cirurgia plástica, mas há formas diferentes de o conseguir. Além da mamoplastia de aumento, que consiste no aumento mamário com o recurso às próteses mamárias, existe ainda a mastopexia, que tanto pode ser com ou sem próteses.

A grande diferença entre a mamoplastia de aumento e a mastopexia está na possibilidade de se corrigir a forma da mama. A primeira permite aumentar o seu volume e corrigir apenas ligeiramente a forma, enquanto que a mastopexia pode alterar mais a forma, o excesso de pele e a posição da aréola e do mamilo, tornando-a mais harmoniosa, e, ainda, aumentar o seu volume — mastopexia com próteses — ou não — mastopexia sem próteses.

Seja qual for o caso, muitas pacientes chegam com esta dúvida concreta: será que o aumento mamário é um constrangimento para a amamentação?

 

O aumento mamário e a amamentação

Fazer um aumento mamário pode afetar a amamentação por 2 motivos:

  • Faz-se sempre uma incisão através da qual podem ser seccionadas partes da glândula e alguns ductos galactóforos — que levam o leite da glândula até ao mamilo;
  • A própria prótese mamária pressiona a glândula mamária, dado que é um volume “extra” que é colocado atrás da mama.

Desta forma, é impossível prever se o aumento mamário vai ou não afetar a amamentação, mas sabemos que pode acontecer.

O que os estudos indicam é que a colocação da prótese pode reduzir o aleitamento materno em exclusivo. Ou seja, é possível que uma mulher com prótese mamária consiga amamentar normalmente, mas também pode não o conseguir durante tanto tempo ou de forma exclusiva, tendo de recorrer a suplemento lácteo.

Por outro lado, com a gravidez e o parto, o corpo da mulher passa sempre por uma transformação considerável. Desta forma, engravidar depois dum aumento mamário pode comprometer os resultados alcançados após a cirurgia. Aqui entra a preocupação estética, que, certamente, também é relevante para quem opta por realizar um procedimento deste género.

 

“(…) é impossível prever se o aumento mamário vai ou não afetar a amamentação, mas sabemos que pode acontecer.”

 

Assim, tendo em conta o risco de a amamentação ser afetada e o comprometimento dos resultados estéticos da cirurgia, algumas pacientes optam por fazer o aumento mamário apenas depois de engravidarem e amamentarem. Desta forma, salvaguarda-se que há uma maior probabilidade de amamentar e garante-se que a parte estética não é afetada. Ou seja, se ainda pretende engravidar e amamentar, mesmo que não faça a cirurgia agora, pode sempre fazê-la no futuro, de forma a ter o peito com o tamanho que deseja. E o melhor é que, além da transformação que pretende fazer agora, também poderá corrigir as alterações que a mama vai sofrer com as futuras gravidez e amamentação.

Pelos motivos anunciados, a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, coloca sempre, nas primeiras consultas de quem pretende fazer um aumento mamário, duas perguntas: se pensa em ser mãe em breve e se amamentar é relevante para a paciente.

 

No vídeo que se segue, o Dr. Nuno Fradinho deixa alguns esclarecimentos sobre esta relação entre o aumento mamário e a amamentação.

 

Se gostava de realizar um aumento mamário, mas tem esta ou outras dúvidas e receios, não há nada como marcar uma consulta de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA