Acne na adolescência: vamos tratar dele?

Acne na adolescência

O acne na adolescência é uma preocupação para muitos jovens. Também os adultos podem ser acometidos por este problema, mas desta vez falamos especialmente para os pais de adolescentes, já que quanto mais cedo se tratar deste problema melhor!

 

Os problemas do acne na adolescência

O acne na adolescência é algo a que estamos habituados e a que nem sempre damos a devida atenção. Apesar de muitas pessoas o considerarem normal, especialmente nesta faixa etária, devemos deixar de lado a ideia de que, por ser uma caraterística comum nesta idade, passará sozinha sem tratamento. O acne é uma doença de pele e, mesmo que passe por si, pode deixar consequências, como marcas profundas na pele.

Por outro lado, pedir apenas a orientação numa farmácia não é suficiente. Consultar um médico dermatologista para tratar o acne na adolescência pode fazer a diferença entre o sucesso do tratamento e não conseguir resolver o problema e até vir a ter as consequências que já mencionámos.

O acne na adolescência não é normal.

 

Os tratamentos aconselhados

A Dra. Sofia Borges, dermatologista na MyMoment, lida frequentemente com o acne na adolescência e deixa-nos as suas recomendações relativamente aos melhores tratamentos para resolver o problema:

  • Controlar o acne — quando se sofre de acne na adolescência, desenvolvendo comedões, pápulas e/ou pústulas — os famosos pontos negros e borbulhas —, pode recorrer-se a tratamentos sistémicos (com administração por via oral), tópicos (cremes e outros produtos que se colocam diretamente na zona afetada da pele) ou ao LASER Nd:YAG, que ajuda no controlo da inflamação;
  • Atenuar cicatrizes — mesmo que já não se tenha acne, pode ser necessário disfarçar as marcas que este problema deixou. Assim, a dermatologista da MyMoment aconselha sessões de tratamento com os LASERs Er:YAG ou CO2 fracionado.

Muitos adultos procuram tratamentos para minimizar essas marcas que provêm do acne que, na adolescência, não foi devidamente tratado.

 

Tratamentos com LASER, peelings, limpezas de pele ou tratamentos tópicos não apresentam qualquer contraindicação para os adolescentes. Aliás, quanto mais precoce for o tratamento do acne e de outros problemas de pele, com o acompanhamento dum dermatologista, menor será a probabilidade de haver cicatrizes permanentes e outro tipo de complicações, pelo que aconselhamos que traga os seus filhos adolescentes a uma consulta o quanto antes.

Por outro lado, também é importante reforçar junto dos adolescentes o quão relevante é seguir os tratamentos à risca, especialmente quando depende deles, como no caso de tratamentos tópicos.

 

O acne na adolescência é um dos principais problemas de pele nesta idade, mas sinais, manchas de pele ou vasinhos no rosto também podem ser um motivo de preocupação. Para arranjar a melhor solução para qualquer uma destas situações, basta marcar uma consulta médica de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA