Drenagem linfática: entre na rentrée com as pernas mais leves

pernas de uma senhora durante a drenagem linfática

Chega o final do dia e, subitamente, apercebe-se que os sapatos estão bem mais apertados do que estavam quando saiu de casa de manhã? Este inchaço normal, mas também doloroso pode ser corrigido com uma drenagem linfática.

Também chamado edema, pode ocorrer em todo o corpo, embora seja mais frequente que aconteça nas pernas, devido à ação da força da gravidade. Esta “retenção de líquidos” acontece devido a um problema no sistema linfático., que não faz a circulação da linfa de forma eficiente no organismo, ficando esta acumulada em alguns locais.

Embora não se trate propriamente de um problema de saúde, este inchaço é simultaneamente desconfortável e pode causar algumas limitações. Existem inúmeras formas de o reduzir, desde a toma de drenantes ou diuréticos, que permitem a eliminação através da urina, até à estimulação manual ou mecânica do retorno da linfa de novo para os nódulos linfáticos. Este procedimento tem o nome de drenagem linfática.

Esta massagem poderá ser manual ou feita com recurso a um equipamento. A técnica manual traz várias vantagens, uma vez que o terapeuta poderá ver e sentir quais as áreas onde é necessário massajar durante mais tempo, controlando também a pressão aplicada, para que não exista desconforto durante o tratamento.

A massagem é feita recorrendo a movimentos circulares, suaves e precisos sobre os vasos e vias linfáticas, “empurrando” a linfa. O resultado é imediato e sentirá uma diminuição do inchaço no próprio dia e nos dias seguintes.

Existem várias coisas que pode fazer diariamente para reduzir o inchaço e, consequentemente, potenciar os efeitos deste tratamento como praticar atividade física (mesmo que leve), utilizar de meias de compressão, elevar das pernas, no final do banho direcionar jatos de água fria sobre as pernas e reduzir do consumo de sal e açúcar na alimentação.

Deixamos a ressalva de que a drenagem linfática não emagrece nem tem esse intuito, apesar de poder contribuir para a diminuição de peso e do volume corporal através da eliminação da água retida. No entanto, pode servir como complemento de uma vida saudável.

Entre mais leve no outono e experimente uma drenagem linfática, as suas pernas vão-lhe agradecer.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA