Psoríase: tratamento disponível na MyMoment

mulher com psoríase tratamento

Para quem sofre com psoríase, o principal foco é o tratamento.

Agora, na MyMoment, temos uma médica dermatologista cuja especialidade passa por ajudar a devolver qualidade de vida aos pacientes com esta patologia.

 

A psoríase: antes do tratamento, as suas causas

Ainda que se queira saber logo qual o tratamento para a psoríase, primeiro é relevante saber em que consiste esta doença inflamatória crónica da pele, o que a causa e como se manifesta.

Agora, com a colaboração da Drª. Ana Luísa João, a equipa da MyMoment passa a oferecer mais uma solução para uma patologia que afeta a vida de várias pessoas.  Especialista em Dermatovenereologia, a médica Dermatologista dedica-se principalmente a doenças inflamatórias cutâneas, como a psoríase e o seu tratamento.

A psoríase afeta 3% da população mundial e pode ter um grande impacto na qualidade de vida, pelo que, se não for tratada, pode ter consequências a longo prazo. Pode manifestar-se em qualquer idade e atinge principalmente a pele, mas também pode afetar as unhas e as articulações.

 

Causas e fatores estimulantes

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a psoríase não é contagiosa. Por outro lado, sabe-se que há uma tendência genética, podendo afetar elementos da mesma família. Quanto aos estímulos externos que a podem desencadear ou agravar, podemos enumerar algumas, como:

  • Stress;
  • Infeções, como a amigdalite;
  • Alguns medicamentos;
  • Traumatismos na pele, como uma queimadura.

A psoríase pode ainda associar-se a outras patologias, como:

  • Doenças cardiovasculares — obesidade, hipertensão, resistência à insulina;
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Depressão.

 

Os diferentes tipos de psoríase

Estudos recentes estimam que, em Portugal, existam cerca de 450.000 pessoas com psoríase, que tanto pode manifestar-se de forma ligeira como grave. Apesar da maioria dos casos corresponder a formas mais leves, as manifestações da psoríase podem ter uma grande influência a nível psicológico e social.

As lesões provocadas pela doença são avermelhadas e descamativas. São mais frequentes nos cotovelos, joelhos, tronco e couro cabeludo, mas podem surgir em qualquer zona do corpo, incluindo as articulações.

Existem diversos subtipos de psoríase, cada um com as suas particularidades, nomeadamente:

  • Psoríase vulgar ou em placas — a mais frequente, que se manifesta através de placas elevadas e avermelhadas cobertas de uma área esbranquiçada, que não são mais do que células de pele mortas;
  • Psoríase inversa — afeta sobretudo as pregas, incluindo a zona genital;
  • Psoríase palmo-plantar — afeta as palmas das mãos e a planta dos pés;
  • Artrite psoriática — afeta as articulações;
  • Entre outras.

 

Tratamento da psoríase

O tratamento da psoríase tem como objetivo controlar os sintomas, melhorar a aparência da pele e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

Na consulta na MyMoment, a Drª. Ana Luísa João elabora um plano de tratamento adaptado a cada caso específico. Dependendo da gravidade e extensão da doença, as opções de tratamento podem incluir, isoladamente ou em associação:

  • Medicamentos tópicos — cremes, pomadas, champôs;
  • Fototerapia — fonte artificial de luz ultravioleta;
  • Medicamentos sistémicos convencionais — orais, como acitretina, ciclosporina, metotrexato;
  • Medicamentos biotecnológicos — caso as opções anteriores não tenham sido eficazes e/ou não sejam recomendadas.

Além disso, a médica dermatologista aconselha sobre os hábitos a ter com a pele diariamente, bem como formas de os pacientes melhorarem o estilo de vida.

Quando necessário, são propostas outras especialidades médicas, como a reumatologia, para garantir um cuidado integral e completo.

 

Tendo em conta que o tratamento da psoríase permite ter mais qualidade de vida e conforto, sempre que haja necessidade de expor as zonas do corpo afetadas, procurar ajuda profissional e qualificada será sempre a melhor solução. Se tem ou desconfia que sofre de psoríase, temos a ajuda certa para si. Basta marcar uma consulta médica de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA