Sabia que os poros dilatados não existem?

Poros dilatados; senhora com máscara facial

A verdade é que não há “poros dilatados” mas o seu aspeto faz com que sejam comumente conhecidos como tal e há diversos fatores que os podem causar.

 

Por que motivo temos “poros dilatados”?

Os poros são a “porta de saída” de suor, oleosidade e pelos, mas não são uma estrutura da pele que se dilate. Portanto, corretamente, não são chamados de “poros dilatados”. Chamam-se, na verdade, comedões, e resultam de uma obstrução do folículo piloso — a estrutura dérmica capaz de produzir um pelo.

A obstrução acontece com o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e com o aumento da queratinização — processo em que as células à superfície da epiderme se enchem de queratina. Na mulher adulta, esta deve-se sobretudo às alterações hormonais.

Pode originar comedões abertos — vulgarmente conhecidos como pontos negros que ganham este aspeto pela oxidação da referida queratina — ou fechados — os visíveis pontos brancos.

A hiperplasia sebácea — ou aumento das glândulas sebáceas — também pode causar um aspeto semelhante, muito devido ao envelhecimento da pele associado a exposição solar ou ao consumo do tabaco.

A chamada “zona T” — testa, nariz e queixo — é a zona de afeção clássica da adolescência. Na fase adulta e principalmente para as mulheres, são as zonas malar (maçãs do rosto) e mentoniana (queixo) que são mais afetadas por estes “poros dilatados”.

Mas mais preocupante do que ter poros dilatados é observar a consequência mais visível da sua inflamação: as borbulhas!

 

Tenha uma pele livre de “poros dilatados”

A prevenção é sempre uma boa estratégia, seja qual for o tema em questão. Portanto, evitar espremer borbulhas, assim como a exposição solar em demasia, usar proteção solar, retirar a maquilhagem antes de dormir ou usar os produtos mais indicados para o seu tipo de pele são apenas alguns exemplos do que pode fazer para evitar ter poros dilatados.

Além da prevenção, há tratamentos que a Dra. Sofia Borges, a dermatologista da MyMoment, recomenda, como:

  • Microdermoabrasão — é uma das técnicas não invasivas mais eficazes para manter uma pele lisa e cuidada, removendo a camada superficial da epiderme, de forma simples, indolor e rápida, o que permite a redução dos comedões;
  • Peeling químico — funciona como uma esfoliação, mas mais intensiva e com resultados mais visíveis. Remove as camadas superficiais da pele, rejuvenescendo-a, como no caso desta paciente;
  • Laser CO2 fraccionado — apesar de ser mais invasivo, é o tratamento mais eficaz, da perspetiva da Dra. Sofia. O laser atinge a pele em zonas próximas umas das outras, elimina as células mais antigas e danificadas, estimulando a substituição por células novas. Pode ser aplicado, de uma perspetiva mais generalizada, para a eliminação dos “poros dilatados” ou, mais pontualmente, para a extração de comedões.

 

Se são os ditos poros dilatados que fazem com que se sinta desconfortável, não perca mais tempo. Marque uma consulta na MyMoment e aproveite a promoção na qual oferecemos um Microzone, até 31 de outubro de 2020.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA