Varizes, uma doença que deve ser levada a sério

varizes

A doença venosa crónica é mais conhecida como varizes. E, por muito que este problema seja visto pela perspetiva estética, a verdade é que vai muito além disso, porque se trata de uma doença crónica.

 

As varizes são uma doença

Quando temos uma doença, o nosso principal foco é tratá-la para deixarmos de a ter. E é este o principal motivo pelo qual existem tratamentos e toda uma especialidade para cuidar das varizes. Claro que o aspeto que conferem às pernas não é esteticamente agradável, mas esta deve ser a última preocupação de quem as tem.

As varizes são veias cujas válvulas deixam de conseguir fechar, à medida que o sangue passa por elas. Assim, o sangue que devia circular em direção aos pulmões acaba por voltar para trás, acumulando-se nessas mesmas veias. É essa acumulação que lhes confere o aspeto dilatado e tortuoso.

Portanto, as varizes podem causar um grande desconforto nas pernas, desde a sensação de peso ao cansaço, sensação de formigueiro, inchaço, cãibras e dor.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma doença crónica tende a “ser de longa duração” e é “o resultado de uma combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais”. Deste modo, pelas suas características, as varizes são uma doença crónica.

As varizes são uma doença crónica, mais do que uma preocupação estética.

 

Como tratar as varizes?

Como qualquer outra doença crónica, não há cura. E, também como qualquer outra doença crónica, deve-se dar atenção às varizes com todo o rigor e ciência. Mas, antes de passarmos às formas de atenuar as varizes, importa mencionar que estas podem ser prevenidas. Para isso, aconselha-se um estilo de vida ativo, manter um peso saudável e praticar exercício físico.

Não sendo possível evitar o aparecimento das varizes, o Dr. João Vieira, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular na MyMoment, recomenda uma série de possibilidades, como:

  • Escleroterapiainjeção de um medicamento em pequenas varizes, provocando-lhes uma reação inflamatória, fazendo com que estas sejam eliminadas;
  • Ablação química com espuma — tratamento semelhante à escleroterapia, mas com um produto diferente. A espuma produz um efeito idêntico, eliminando as veias danificadas;
  • Ablação térmica com LASER — o LASER pode ser utilizado para eliminar varizes tronculares mais profundas. Introduz-se uma fibra através da pele, guiada por eco-Doppler. Depois, liberta-se energia sob a forma de calor, que permite a oclusão da veia;
  • Ablação térmica por radiofrequência — este tratamento é muito semelhante ao LASER, no sentido em que também funciona através da introdução de um cateter na veia a tratar, libertando energia em forma de calor dentro da mesma;
  • Flebectomia — neste caso, fazem-se pequenas incisões para a remoção das veias, uma a uma.

 

Como vê, tem várias formas de lidar com a doença venosa crónica, pelo que, se sofre com este problema de saúde, haverá, certamente, uma solução adequada ao seu caso. Para descobrir qual deles é, basta marcar uma consulta médica de avaliação, para que o Dr. João Vieira lhe dê a sua opinião médica, de forma a voltar a ter umas pernas leves e mais saudáveis!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA