Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é uma dieta anti-aging e os seus benefícios. Além de lhe explicarmos tudo isto, temos outra sugestão para si: aproveite o fim das férias para pôr em prática uma alimentação equilibrada!
A rentrée e a dieta anti-aging
Talvez possamos afirmar que cada ano começa 2 vezes: uma no dia 1 de janeiro e outra em setembro, no fim de férias e regresso às aulas e trabalho. E que melhor altura haverá para implementar novos hábitos do que aquela em que já terminámos a época das “asneiras” e excessos? Exatamente! Setembro é o melhor mês para criar rotinas saudáveis e descobrir o que é e implementar uma dieta anti-aging, equilibrada e nutricionalmente eficiente a nível físico e mental.
O envelhecimento natural do corpo é inevitável e esse processo irá sempre refletir-se no nosso organismo. Mas há forma de desacelerar esse envelhecimento, para que consigamos manter o nosso bem-estar. O Anti-aging é a área da medicina que se dedica a estudar e a apresentar soluções para estas questões. E uma das formas de aplicar os princípios desta área é através da nutrição e dieta anti-aging.
A dieta anti-aging baseia-se em cuidados alimentares que incluem a ingestão de alimentos:
- Antioxidantes — melhoram a elasticidade, hidratação e firmeza da pele;
- Anti-inflamatórios;
- Naturais;
- Ajustados à fase de vida de cada pessoa.
Assim, a dieta anti-aging ajuda a combater os radicais livres, evitando algumas sintomas do envelhecimento precoce, como o aparecimento de rugas, manchas e a flacidez. Por outro lado, com a ingestão regular dos alimentos “de verdade”, é possível retardar o aparecimento de doenças como o cancro, osteoporose, doenças cardiovasculares, perda de memória, entre outras.
Ajuda profissional adequada
Ter uma ideia dos alimentos que nos ajudam a ter uma dieta anti-aging é importante, mas não basta. Será sempre necessário fazer um estudo personalizado e perceber quais as necessidades e os melhores alimentos para si. De qualquer forma, alguns dos alimentos que pode considerar são:
- Fruta: frutos vermelhos e romã;
- Frutos secos e sementes: nozes, linhaça, chia ou sementes de abóbora;
- Gordura saudável: salmão e azeite;
- Vegetais: hortícolas e lentilhas;
- Temperos: ervas aromáticas e especiarias;
- Bebida: chá verde.
Mas, mesmo que saiba os benefícios de cada um destes alimentos, é sempre importante saber quais são as suas necessidades nutricionais e hormonais, para que a dieta anti-aging seja adaptada a si e àquilo de que o seu corpo precisa. Para isso, pode contar com a Dra. Ana Pinto, nutricionista na MyMoment, já que a dieta anti-aging é uma das suas especialidades.
Comece esta nova fase do ano a cuidar do seu corpo de dentro para fora e conte connosco para isso. Basta marcar uma consulta de avaliação para ter a sua dieta anti-aging personalizada.