Acne na gravidez: controlar o problema de forma segura

Acne na gravidez; senhora a ver-se ao espelho

Diz-se que a pele das grávidas fica mais bonita e luminosa, mas o acne na gravidez contraria esta ideia, e é mais comum do que se possa imaginar! Felizmente, apesar de haver um leque de opções mais limitado, existe uma forma de contornar o problema.

O acne na gravidez e as soluções contraindicadas

Um dos principais responsáveis pelo aparecimento do acne são os androgénios — hormonas masculinas. Como a maior parte das pílulas tem antiandrogénios, quem a toma, geralmente, tem o acne bastante controlado. Mas, quando se tenta engravidar, com a interrupção da toma da pílula, e durante a própria gestação, é comum surgirem borbulhas, pápulas e outras manifestações do acne. O aparecimento destas crises costuma ser grave e frequente, por vezes difíceis de eliminar com cosméticos, pelo que arranjar uma alternativa é muito importante.

Infelizmente, os métodos tradicionais para o tratamento do acne não são válidos para as grávidas, porque apresentam contraindicações, como no caso de:

     Medicamentos — antibióticos e isotretinoína não são uma hipótese para tratar o acne na gravidez ou para quem queira engravidar, porque são teratogénicas, ou seja, podem causar malformações nos fetos;

     Terapêuticas tópicas — muitas delas têm retinóides, que também estão contraindicados para grávidas ou para quem pretenda engravidar.

LASER Nd:YAG, uma solução segura

Parece que não sobram boas armas terapêuticas para tratar o acne na gravidez, mas há uma solução muito interessante para o combater. Como a Dra. Sofia Borges, dermatologista na MyMoment, nos explica, o LASER Nd:YAG é bastante seguro.

No fundo, o LASER Nd:YAG ajuda a controlar as lesões inflamatórias, devido à sua atuação vascular. Tem ainda um efeito antimicrobiano, protegendo a pele de microorganismos que podem provocar o acne. Deste modo, algumas sessões de tratamento resultam muito bem no combate ao acne na gravidez, de forma totalmente segura!

Apesar de não se tratar dum caso de acne na gravidez, vale a pena partilhar um tratamento com o LASER Nd:YAG que gerou resultados mais satisfatórios do que o recurso à medicação e a terapêuticas tópicas — que neste caso nem sequer funcionaram. Trata-se duma paciente da MyMoment com 25 anos e que, com apenas 1 sessão de tratamento, já apresenta resultados muito bons ao fim de 4 semanas.

Dermatologia – Acne – Caso Antes e Depois 

Este caso serve de exemplo para pessoas que, mesmo sem ser por causa duma gravidez, tenham contraindicação ou não queiram realizar mais tratamentos sistémicos. Além disso, quanto mais cedo se resolver a forma inflamatória do acne, menor a probabilidade de ter de se lidar com cicatrizes.

 

Portanto, se tem sofrido com o acne na gravidez ou com outras alterações de pele comuns durante a gestação, não hesite em procurar a nossa ajuda. Marque uma consulta, porque a podemos ajudar!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA