Como ganhar peso de forma saudável?

comida para ganhar peso saudável

As dietas para ganho de peso podem parecer um sonho para qualquer pessoa… Comer o que quiser, como quiser, quando quiser… No entanto as coisas não são assim tão simples, e por vezes a capacidade de engordar para atingir um peso saudável é um desafio bem maior do que se pensa. A maioria das pessoas têm como objetivo emagrecer, no entanto e por incrível que pareça, na maior parte das vezes é mais difícil engordar do que emagrecer.

Quando se pretende engordar, vêm à cabeça muitas ideias: “vou experimentar comer só fast food ou guloseimas e bolos durante um mês! Assim eu devo finalmente engordar”. Esta ideia não podia estar mais errada, pois ao ingerir esse tipo de alimentos iria aumentar o peso à custa de um aumento da massa gorda tendo como consequência todos os riscos para a saúde que isso acarreta. Seguir uma dieta desse tipo, à base de alimentos calóricos não saudáveis, pode não se traduzir num aumento real do peso, mas sim na acumulação de gordura nos locais errados, nomeadamente na zona visceral (à volta dos órgãos vitais). O ideal será portanto comer quantidades maiores de alimentos saudáveis e aumentar a ingestão de proteína que ajuda a incrementar a massa muscular, aumentando o volume de massa magra, deixando o seu corpo mais definido e com formas mais agradáveis.

Não é só o excesso de peso e a obesidade que têm impacto negativo na saúde, também o baixo peso pode ter implicações nefastas para a saúde, como por exemplo, anemia, osteoporose, problemas de pele, perda muscular, confusão mental, fadiga e aparência cansada.

Pode haver várias causas para estar abaixo do peso, como por exemplo a existência de transtornos hormonais, anorexia e bulimia, stress, hipertiroidismo, patologias inflamatórias gastrointestinais, tuberculose, cancro, hábitos alimentares inadequados, distância prolongada entre refeições, seleção inadequada de alimentos e atividades físicas demasiado extenuantes.

Importância da Dieta Hipercalórica

Uma dieta hipercalórica não é um complemento da sua rotina para ganhar peso. Ela é obrigatória para quem quer ganhar peso, pois só ganha peso se cumprir uma dieta com mais calorias do que você gasta no seu dia-a-dia. Uma dieta hipercalórica ideal deve rondar as 3500 a 4000 kcal diárias, no entanto esses valores, é claro, variam de acordo com o seu tipo de metabolismo: é sabido que pessoas com dificuldade para engordar têm um metabolismo mais acelerado, gastando mais energia para fazer as mesmas atividades do que uma pessoa sem dificuldade para ganhar peso faz. O ideal será acrescentar de 500 a 1000 calorias à sua dieta diária dividindo essas calorias em 6 refeições. O ganho de peso gradual é sempre aconselhável. Um aumento de 500 calorias por dia pode resultar no ganho de meio quilo por semana. O objetivo deve ser atingir a um peso ideal de acordo com a idade, sexo e estatura. Reconstruir os tecidos do corpo, manter um bom status nutricional e manter o peso ideal são algumas razões pela qual ganhar peso é importante. Acrescente à sua dieta alimentos calóricos mas com características nutricionais saudáveis, tais como, abacate, frutos secos oleaginosos, batata doce, massas integrais, sumos de fruta sem açúcar adicionado, entre outros.

Aliado a uma alimentação hipercalórica equilibrada e saudável é fundamental a realização de boas horas de sono. Durante o sono, há um aumento da síntese proteica por parte do nosso corpo, esse aumento traduz-se no incremento da massa muscular, promovendo por isso o aumento do peso de forma saudável.

É fundamental ter paciência e não desistir do objetivo de ganhar peso. Normalmente, após algumas semanas é possível notar mudanças no peso. O aconselhamento por um nutricionista, neste caso específico, é muito importante para que atinja o peso objectivo de forma mais saudável possível.

Dra. Sofia Tomás


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA