Anti-Aging,Blog,Nutrição
Como ter, e não desistir, dum plano alimentar saudável
Muitas pessoas começam o ano com a ideia de adotar um plano alimentar saudável, de praticar exercício físico de forma regular e consistente… enfim! São resoluções de ano novo que, muitas vezes, só sobrevivem mesmo enquanto o ano é novo e, rapidamente, são empurrados para outra altura de novas resoluções.
Para que o seu objetivo não seja adiado por mais 365 dias, temos algumas orientações que podem ajudar!
A dificuldade de ser fiel a um plano alimentar saudável
A ajuda de profissionais especializados nesta temática é fundamental para a maioria das pessoas, porque muitas vezes nem sequer temos a capacidade de identificar onde estão as nossas “pedras nos sapatos”. Alguns dos principais entraves são:
- Plano mal definido;
- Objetivos irreais;
- Demasiados objetivos;
- Frustração ao falhar, o que leva à desistência;
- Apesar de haver vontade, nem sempre há uma real predisposição para mudar os comportamentos.
A nutrição funcional faz toda a diferença em situações como estas, porque se trata duma visão individual e personalizada, adaptada às necessidades e objetivos de cada um, em vez de se adotar um plano alimentar saudável genérico.
A ajuda da Medicina Funcional
Muitas vezes, o plano vai muito mais além da nutrição e da alimentação e na MyMoment adotamos a multidisciplinaridade. Para que alguém se mantenha fiel a um plano saudável, a Medicina Funcional, com a orientação da Dra. Filipa Mafra Gallo, ajuda na definição e implementação de métodos e estratégias para se conseguir atingir os objetivos. Para isso:
- Questiona o propósito e ajuda a definir objetivos mais realistas;
- Ajuda a interpretar o organismo de várias perspetivas, tais como o sono, os níveis de stress e de bem-estar, entre outros;
- Identifica os bloqueadores que fazem com que o plano não tenha consistência;
- Ajuda a definir prioridades e uma estratégia sensata.
Conseguindo este equilíbrio, qualquer pessoa estará mais predisposta a fazer as adaptações necessárias para que o seu plano alimentar saudável, ou outro plano, seja mais eficaz e se dê a transformação que tanto deseja.
Dicas valiosas da nutrição
Apesar de ser fundamental consultar um profissional, para que não se tomem decisões incoerentes e até perigosas para a nossa saúde, a Dra. Ana Pinto, nutricionista na MyMoment, adianta algumas boas práticas que podem ser um ponto de partida e que, dum modo geral, se adaptam a todas as pessoas.
- Para se livrar dos impulsos de consumir açúcar, são ajudas importantes:
- Praticar exercício físico, porque acelera o metabolismo;
- Suplementação de crómio, sempre aconselhada por um profissional;
- Retirar todos os doces de casa, deixando apenas alimentos naturalmente doces, como fruta, tâmaras, cenoura ou chocolate negro;
- Reduzir as porções que come;
- À noite, comer cedo e refeições leves, sempre que possível;
- Adotar a regra dos 5 — comer pelo menos 5 porções de fruta e legumes ou verduras por dia (400g a 500g no total);
- Beber sumos funcionais, à base de vegetais, fruta e superalimentos (couve, espinafres, curgete, fruta, linhaça, chia, maca, spirulina, matcha, etc.);
- Hidratar-se;
- Preparar a comida com temperos naturais, como sal integral ou rosa, ervas aromáticas e especiarias;
- Optar por alimentos ricos em antioxidantes e probióticos;
- Fazer um diário alimentar para que identifique o que pode melhorar na sua rotina.
Ainda que possa seguir estas orientações sem prejuízo para a sua saúde, cada organismo tem as suas particularidades e alguns hábitos alimentares poderão ser mais ou menos adequados para o seu caso em particular. Portanto, se está com dificuldade em encontrar o melhor plano alimentar saudável para si ou, simplesmente, em manter o foco nos seus objetivos, já sabe que temos várias formas de ajudar. Basta marcar uma consulta!