Contratura Capsular: o que é e qual a relação com a mamoplastia de aumento?

A contratura capsular é um dos riscos das cirurgias de aumento mamário que recorrem a implantes mamários. Mas, felizmente, é cada vez menos comum, graças à qualidade dos materiais usados, que são cada vez melhores!

 

Conheça os sintomas da contratura capsular

Após uma cirurgia de aumento de mama através da colocação de implantes mamários, como a mamoplastia de aumento ou a mastopexia com próteses, dá-se um processo natural de cicatrização do tecido mamário à volta dos implantes. Este processo acontece em qualquer cirurgia que envolva materiais sintéticos e é uma resposta de defesa do nosso organismo. O problema surge quando a fibrose que se forma em torno do implante mamário é mais densa. Neste caso, estamos perante uma contratura capsular.

Apesar do processo de cicatrização ser algo natural, há alguns fatores que intensificam o seu desenvolvimento e dão origem à contratura capsular, como:

  • A qualidade e há quanto tempo se tem o implante mamário;
  • Hematomas, seromas e infeções pós-cirúrgicas;
  • Cirurgias mamárias mais extensas em contexto oncológico, como as mastectomias;
  • Radioterapia;
  • Rompimento do implante mamário, cada vez mais raro graças à qualidade dos novos materiais.

Independentemente do que origine a contratura capsular, este tecido cicatricial é rígido e menos elástico, provocando desconforto, perda da elasticidade da mama e, em casos mais graves, deformação, assimetria e dor, mesmo em repouso.

A classificação de Baker divide a contratura capsular em 4 graus, que ajudam a perceber quão grave é cada caso. Para se chegar ao diagnóstico e se poder definir o grau de contratura capsular, realiza-se uma palpação das mamas e, se necessário, uma mamografia ou ecografia mamária.

Grau I

Mamas macias, sem alterações, assimetrias ou deslocamentos dos implantes mamários.

Grau II

Mama menos elástica, possibilidade de algum desconforto e sente-se o implante mamário na palpação.

Grau III

Mama mais dura, assimetria mamária, vê-se e sente-se o implante mamário na palpação.

Grau IV

Além dos sintomas do grau III, existe dor, assimetria grave e perda do resultado estético.

 

Resolver a contratura capsular

Segundo a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, a resolução da contratura capsular depende do grau que cada paciente apresente.

Se estivermos perante um caso de grau I ou II, a medicação anti-inflamatória pode ser usada para melhoria dos sintomas da contratura capsular; assim como massagens, ainda que, neste caso, a melhoria da condição seja momentânea, nomeadamente ao nível estético e funcional.

Para os graus I e II, as massagens consistem na mobilização dos tecidos envolventes da mama através de técnicas específicas que podem ajudar a libertar algumas aderências — pontes de fibrose decorrentes do processo de cicatrização anormal — que possam existir e que “agarram” a fibrose que envolve a prótese aos tecidos circundantes.

Para evitar complicações como a contratura capsular, é muito importante cumprir as indicações dadas por toda a equipa de médicos, enfermeiras e fisioterapeutas. Além disso, todo o acompanhamento pós-operatório especializado feito pelas terapeutas da MyMoment permite ajudar a diminuir a componente inflamatória do pós-cirúrgico e a diminuir a incidência de complicações, nomeadamente a contratura capsular.

Em casos mais graves, como os de grau III e IV, poderá ser necessário recorrer a uma cirurgia adicional.

Importa recordar que, no pós-operatório, é importante seguir todas as recomendações dadas pelos cirurgiões. Esta é a parte que está ao seu alcance para evitar eventuais complicações.

Se tem sinais de contratura capsular ou se gostava de realizar uma cirurgia de aumento mamário, mas tem dúvidas sobre esta complicação, procure-nos, para que possamos ajudar a esclarecer as suas questões. Basta marcar uma consulta médica de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA