Resurfacing: passo a passo para uma pele rejuvenescida

Para quem ainda não sabe bem como funciona, vamos explicar o processo do resurfacing passo a passo, para que não restem dúvidas sobre este tratamento. Fique connosco e saiba como pode ter uma pele renovada com toda a segurança!

 

Resurfacing passo a passo para uma pele de sonho

Antes de explicarmos o resurfacing passo a passo, é importante recordar em que é que consiste este tratamento médico não-invasivo. Realizado com LASER CO2 fracionado ou LASER Er:YAG, o resurfacing estimula o processo natural de renovação da camada superficial da pele do rosto. Desta forma, torna-a mais firme, com vitalidade e um aspeto mais jovem.

Através do aquecimento da água presente nas células cutâneas, os LASERs transformam essa água em vapor, eliminando as células da pele mais antigas e danificadas, dando lugar a células novas. Além disso, promove-se a produção de colagénio, conferindo uma maior elasticidade à pele.

O resurfacing é um tratamento adequado nas seguintes situações:

  • Eliminar rugas e suavizar outras mais profundas;
  • Tornar a pele mais uniforme;
  • Atenuar cicatrizes, como as provocadas pelo acne, as estrias brancas ou as resultantes de cirurgias;
  • Outros sintomas de pele danificada, como poros dilatados e falta de brilho;
  • Rejuvenescimento facial, tornando a pele mais firme.

 

O passo a passo do resurfacing

A Dr.ª Sofia Borges, médica dermatologista na MyMoment, guiou-nos pelo passo a passo do resurfacing para que possamos perceber exatamente como se processa este tratamento que dá à pele um ar mais “fresco”.

 

  1. Consulta médica

    A consulta é fundamental para o médico dermatologista definir um plano de tratamento e o número de sessões necessárias para atingir os objetivos desejados pelo paciente. Define-se também a terapêutica pré-LASER  e explica-se os cuidados a ter após o tratamento.
     

  2. Limpeza da pele

    A 2ª etapa do passo a passo do resurfacing consiste em limpar a pele do rosto.
     

  3. Anestesia tópica

    É administrado um anestesiante tópico, apesar de o resurfacing ser um tratamento pouco doloroso, mas que pode gerar algum desconforto
     

  4. Aplicação do LASER

    O LASER é aplicado sobre a área a tratar. Para que não haja um sobreaquecimento da pele, a aplicação do LASER sobre a pele é intercalada com gelo.
     

  5. Pós-consulta

    É normal ter a pele rosada e até inchada nalgumas partes mais sensíveis. Por isso, deve-se ter cuidados extra, utilizando protetor solar ou medicação tópica indicada pela médica dermatologista.

    Devido à necessidade de proteção solar, o inverno acaba por ser a melhor altura do ano para realizar um tratamento de resurfacing.

 

Particularidades do resurfacing

As complicações associadas ao resurfacing, como infeções e cicatrizes, são raras. Também pouco frequentes são a hiperpigmentação acastanhada transitória e a vermelhidão persistente, que podem durar até 3 meses.

Porém, nos 3 a 4 dias que se seguem ao tratamento, poderá haver alguma dor moderada, crostas e inchaço — como mencionado no ponto 5 do passo a passo do resurfacing. Mas, como também referimos acima, há medicação para tornar a recuperação mais confortável.

Quando comparado com um peeling médio com TCA ou ácido glicólico, podemos dizer que os resultados do resurfacing são semelhantes, mas os seus tempos de recuperação são cerca de três vezes mais rápidos.

Há ainda estudos recentes que indicam que, além de rejuvenescer a pele, a realização periódica do resurfacing pode retardar o seu envelhecimento.

O resurfacing é um tratamento que melhora o aspeto da pele de forma imediata, como nem sempre se verifica com outros tipos de tratamentos. Também a rápida recuperação é uma vantagem que vale a pena ressaltar.

Se, mesmo conhecendo o resurfacing passo a passo, gostava de saber se este tratamento revitalizante é o que mais se adequa aos seus objetivos, nada melhor do que marcar uma consulta médica de avaliação. Esperamos por si para dar uma “nova” pele ao seu rosto!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA