Equilíbrio hormonal e nutrição para eliminar a celulite

Celulite

Eliminar a celulite é um desafio para muitas pessoas! Biologicamente, as mulheres têm maior predisposição para a acumular, devido a uma maior quantidade de estrogénio no organismo, com o objetivo de assegurar as reservas calóricas suficientes para as fases da gravidez e amamentação. Também a menopausa é uma altura em que, devido às alterações hormonais, há maior predisposição para o aumento da celulite.

Assim, a celulite não é mais do que gordura acumulada debaixo da pele, ocorrendo essencialmente em zonas como as ancas, coxas e nádegas.

Como vai perceber, as questões hormonais têm um peso grande no que diz respeito à celulite. Mas um bom acompanhamento Anti-aging e os devidos cuidados de nutrição são boas formas de contornar a situação.

Causas da celulite

São várias as possíveis causas para que se tenha mais celulite, que é o que dá à pele o aspeto de “casca de laranja”, como:

  • Flutuações hormonais
  • Má circulação sanguínea
  • Genética (etnia, género, distribuição da gordura corporal)
  • Maus hábitos alimentares
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo
  • Tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas

Eliminar a celulite com ações simples

Um estilo de vida saudável será sempre a melhor opção para eliminar a celulite, ainda que não se possa resolver o problema de forma definitiva. Mas há sempre algumas coisas às quais pode dar mais atenção, para evitar que ela se acumule em demasia.

Seguem algumas sugestões da Dra. Susana Barros, nutricionista na MyMoment:

Aumentar o consumo de

  1. Alimentos antioxidantes e ricos em vitamina C – bagas, morangos, laranja, kiwi, brócolos, pimento, agrião, chá verde, ervas aromáticas, especiarias;
  2. Proteínas magras em detrimento de alimentos processados – carne de aves, clara de ovo, pescado;
  3. Alimentos ricos em ómega 3 – salmão, sardinha, sementes de linhaça, abacate, vegetais de folha escura;
  4. Alimentos ricos em potássio – espinafres, abóbora, ameixa, banana, beterraba;
  5. Água (cerca de 2 litros de água por dia).

Por outro lado, evite

  1. Alimentos ricos em gorduras – salgados, fritos, doces;
  2. Sal em demasia;
  3. Bebidas gaseificadas com açúcar, alcoólicas ou com cafeína.

A Dra. Susana sugere ainda que adicione a curcurma/ açafrão das índias às suas refeições, porque a curcumina, composto ativo da curcuma, tem um excelente potencial antioxidante e anti-inflamatório. Acompanhe sempre com pimenta preta, que é responsável por ativar a curcumina, para um resultado ainda melhor.

Já a Dra. Marta Padilha, médica Anti-aging na nossa clínica, refere-se a outras questões que, em complemento com as sugestões anteriores, darão origem a bons resultados.

Praticar exercício físico regularmente e fazer massagens drenantes são boas formas de eliminar a celulite.
Convém evitar as roupas muito justas, pois estas diminuem a drenagem linfática, para além de deixarem perceber melhor a existência de celulite.
Outra coisa muito simples que pode fazer é não cruzar as pernas quando se senta. Ao fazê-lo, a velocidade da circulação sanguínea diminui, o que também dificulta a drenagem linfática.

Como vê, todas as ajudas apresentadas para eliminar a celulite são simples e estão ao alcance de qualquer pessoa. Equilibrando os níveis hormonais e recorrendo à nutrição e/ou a tratamentos estéticos, pode alcançar ainda com mais eficácia o tão desejado objetivo.

Se pretende ter um acompanhamento especializado, marque uma consulta na Clínica MyMoment. O seu caso será analisado ao pormenor e ser-lhe-ão apresentadas as melhores soluções, para que se sinta bem com o seu corpo.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA