Mamoplastia de aumento: o encapsulamento da prótese mamária

cápsula prótese mamária mamoplastia de aumento mymoment

A mamoplastia de aumento já é um procedimento cirúrgico bastante conhecido e sobre o qual as nossas pacientes já sabem vários pormenores. O que, na MyMoment, também sabemos bem é o que acontece depois desta cirurgia. E, neste artigo, vamos partilhar mais um pouco consigo.

 

A mamoplastia de aumento e a cápsula da prótese

O corpo humano é incrível e, por vezes, surpreende-nos de maneiras inesperadas. Neste artigo, partilhamos uma curiosidade sobre uma das cirurgias mais procuradas: a mamoplastia de aumento.

Depois desta cirurgia, o nosso organismo reage à entrada do elemento estranho no nosso corpo, ou seja, as próteses mamárias. Este processo é perfeitamente natural e acontece tanto com as próteses mamárias, como com uma farpa de madeira, um vidro ou um pacemaker.

A tentativa do corpo será sempre de expulsar ou absorver este elemento estranho. Mas, enquanto um vidro, que pode ficar mais à superfície da pele e ter uma dimensão reduzida, pode ser mais fácil de expelir, uma prótese mamária não é possível nem de expulsar nem de absorver. Assim, o que o nosso corpo faz é criar uma cápsula à volta da prótese mamária. Esta é uma forma que o corpo encontra para se tentar defender e, criando esta membrana à volta do elemento que lhe é estranho, está a proteger-se, porque o isola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por MyMoment (@mymoment.clinic)

 

A contratura capsular

A verdade é que, após uma mamoplastia de aumento, o encapsulamento das próteses mamárias tem uma função muito importante, limitando a sua mobilidade, rotação e migração. Neste caso, forma-se uma cápsula fina em redor da prótese.

Mas já aqui lhe falámos da contratura capsular, que acontece quando, patologicamente, a cápsula se torna espessa, mais dura e compressora da prótese. Estima-se que esta complicação acontece em apenas 4% dos casos, nos 10 anos seguintes à realização da mamoplastia de aumento.

O processo de criação da cápsula demora, aproximadamente, 4 meses. E, na maioria dos casos, esta cápsula forma-se precisamente como vemos no vídeo acima e não causa qualquer tipo de problema ou mal-estar.

 

Se gostava de realizar uma mamoplastia de aumento e tem dúvidas sobre temas como este, marque uma consulta de avaliação. Os nossos médicos cirurgiões estão disponíveis para esclarecer, aconselhar e recomendar a melhor solução para o seu caso!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA