Ptose mamária: como lidar com a mama descaída

ptose mamaria mymoment

A mama descaída é uma característica que deixa muitas mulheres constrangidas e pouco confiantes em relação aos seus corpos. O termo técnico é ptose mamária e pode ter vários graus, como irá descobrir neste artigo.

 

Será que tenho a mama descaída?

Seja na sequência de uma gravidez e/ou amamentação, devido a perdas acentuadas de peso ou, simplesmente, graças ao envelhecimento, a mama descaída acaba por ser uma realidade para muitas mulheres.

Geralmente, a ptose mamária é fácil de identificar. Ao contrário das mamas mais firmes e arrebitadas, estas ficam mais “penduradas”, o que nem sempre é apreciado pelas próprias mulheres cujas mamas apresentam esta característica.

E, para quem ainda tem dúvidas, há uma técnica simples para que estas deixem de existir. Basta colocar um lápis por baixo do sulco mamário — por baixo da mama — e, se o lápis não cair, provavelmente, é porque tem ptose mamária e poderá beneficiar de uma mastopexia.

Mas, mesmo que tenha a mama descaída, existem vários graus que indicam o quão acentuada é a ptose:

  • Sem ptose — a parte inferior da mama está ao nível do sulco inframamário;
  • Ptose grau I — a parte inferior da mama e a aréola já estão abaixo do sulco inframamário;
  • Ptose grau II e ptose grau III — tanto a parte inferior da mama como o mamilo estão totalmente abaixo da linha do sulco inframamário;
  • Pseudoptose — considera-se que a mama é descaída, apesar de não aparentar, daí o prefixo “pseudo-”. Neste caso, a parte inferior da mama está abaixo do sulco inframamário, mas o mamilo não.

 

Como posso deixar de ter ptose mamária?

Felizmente para quem não gosta de ter as mamas descaídas, há algumas soluções que passam pela cirurgia plástica.

Como explica a nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, a mastopexia é uma cirurgia que permite elevar a mama, conferindo-lhe volume e maior consistência. Dependendo do objetivo e das características de cada paciente, pode ser realizada:

  • Mastopexia sem prótese — quando o volume da mama agrada à paciente e só é necessário corrigir a mama descaída, esta solução é a mais adequada, já que permite eliminar o excesso de pele (se for o caso) e reposicionar a glândula mamária mais acima, elevando o peito sem aumentar o seu volume;
  • Mastopexia com prótese — se, além da mama descaída, a paciente também pretender aumentar o volume mamário, então, a solução pode passar pelo recurso à colocação de próteses mamárias.

Se a mama descaída é algo que a atormenta e gostava de estar mais confortável com o seu peito, saiba que, na MyMoment, temos os recursos necessários para concretizar esse desejo. Basta marcar uma consulta médica de avaliação para que lhe possamos dizer qual a melhor solução para o seu caso.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA