Sabe fazer o autoexame da mama?

O autoexame da mama é fundamental para detetar o cancro da mama precocemente. Estando no Outubro Rosa, mês de prevenção do cancro da mama, a nossa dupla de cirurgiões plásticos quis alertar para a importância da palpação da mama feita em casa, e ainda explicar como esta deve ser realizada.

 

Autoexame da mama: passo a passo

Apesar de o autoexame da mama não substituir a observação médica e os exames de diagnóstico, como a mamografia e a ecografia mamária, esta ação simples pode ser a primeira etapa para salvar a vida de muitas mulheres.

Em apenas 5 minutos, pode fazer o autoexame da mama, que deve realizar mensalmente, cerca de 7 dias após o ciclo menstrual.

A nossa dupla de cirurgiões, Dr. Nuno Maria e Dr. Nuno Fradinho, explica como pode fazer o seu autoexame da mama, com 2 passos simples.

 

1º passo — Observação

Comparar as mudanças que possa haver de mês para mês é muito importante, porque pode encontrar aí algum sinal de que algo não está bem. Faça-o de frente para o espelho, com os braços para baixo, paralelos ao corpo.

Outros indícios a que deve estar atenta no autoexame da mama são a presença de líquido nos mamilos, uma assimetria excessiva, vermelhidão e pele com aspeto de “casca de laranja”.

 

2º passo — Palpação da mama

Apesar de haver várias posições e técnicas para a palpação da mama, o ideal é utilizar sempre as mesmas, para que seja mais fácil identificar algum tipo de alteração, entre um autoexame da mama e outro.

A posição mais comum é de pé, com a mão do lado da mama a examinar na nuca e, com a mão do lado oposto, palpar a mama no sentido dos ponteiros do relógio, de fora para dentro, de forma a sentir toda a área da mama e mamilo, assim como da axila.

A seguir, repita o processo na outra mama.

 

Como vê, o autoexame da mama não podia ser mais simples. Portanto, se tem mais de 20 anos de idade, para seu bem, faça-o todos os meses.

 

A mamoplastia de aumento não aumenta a probabilidade de cancro da mama.

 

O aumento mamário não representa perigo

O nosso trabalho passa, muitas vezes, por realizar transformações ao corpo de quem gostava de melhorar o seu aspeto físico. A mamoplastia de aumento é uma dessas transformações e que, garantimos, não apresenta qualquer risco acrescido para que se venha a desenvolver cancro da mama. Aliás, as próteses mamárias são frequentemente utilizadas na reconstrução mamária de pacientes vítimas de cancro da mama.

Além disso, o autoexame da mama, sobretudo o passo da palpação, pode ser ainda mais fácil com próteses mamárias, continuando também a ser possível realizar os exames de diagnóstico habituais.

 

Não só por causa do cancro da mama, mas também devido a outras questões de saúde exclusivas das mulheres, visite o seu médico ginecologista com regularidade, mesmo que não identifique nenhum sinal ou sintoma.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA