Terapia regenerativa na dermatologia: o futuro da sua pele

terapia regenerativa na dermatologia-mymoment (1)

A busca por uma pele jovem, saudável e livre de imperfeições tem levado ao desenvolvimento de novas abordagens e a terapia regenerativa na dermatologia traz novas respostas muito interessantes. Esta abordagem tem-se destacado como uma das mais promissoras e a MyMoment até já desenvolveu o seu próprio tratamento exclusivo.

 

O que é a terapia regenerativa na dermatologia?

A terapia regenerativa é um campo avançado da medicina que se concentra na reparação, substituição ou regeneração de tecidos e órgãos danificados para restaurar a sua função normal. No contexto da dermatologia, essa abordagem utiliza os princípios da biologia celular, biomateriais e engenharia de tecidos para promover a regeneração cutânea. Mas vamos a exemplos concretos, para que seja mais fácil perceber!

Os tratamentos regenerativos variam, mas frequentemente envolvem o uso de fatores de crescimento, células-tronco, plasma rico em plaquetas (PRP) ou exossomas. Estas substâncias têm a capacidade de:

  • Estimular a produção de colagénio e elastina, fundamentais para manter a pele firme e elástica;
  • Acelerar a cicatrização de feridas, melhorando a aparência de cicatrizes hipertróficas ou atróficas e outros danos na pele;
  • Reduzir inflamações e regular as respostas imunológicas da pele, auxiliando a criação de um ambiente favorável à recuperação de diversas condições inflamatórias como acne, rosácea e melasma;
  • Rejuvenescer a pele envelhecida, restaurando a textura e o brilho natural e reduzindo rugas.
imagem ilustrativa de células
(imagem ilustrativa de células)

Mecanismos de ação

Mas, afinal, em que consistem e como atuam estes elementos utilizados na terapia regenerativa na dermatologia? A abordagem funciona através de 2 mecanismos principais:

  • Diferenciação celular — as células-tronco podem diferenciar-se através dos tipos celulares específicos necessários para a reconstrução da pele, como fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colagénio e elastina;
  • Modulação imunológica e inflamatória — PDRN e exossomas podem modular a resposta inflamatória da pele, promovendo um ambiente propício para a sua cicatrização e reduzindo a inflamação crónica que pode prejudicar a regeneração tecidual.

Assim, alguns dos exemplos de terapia regenerativa na dermatologia são:

  • Agentes bioativos, como o PDRN (Polydeoxyribonucleotide) — derivado do ADN de espécies de salmão ou truta, é utilizado devido às suas propriedades curativas e regenerativas, potenciando a angiogénese (desenvolvimento de novos vasos sanguíneos num tecido vivo), a reparação tecidular e a produção de fibras de elastina e colagénio;
  • Exossomas — são vesículas extracelulares que contêm ARN (ácido ribonucleico), proteínas e lipídios. Estes atuam como mensageiros celulares, transmitindo sinais que podem influenciar o comportamento de outras células, promovendo a regeneração tecidual e reduzindo a inflamação;
  • Plasma rico em plaquetas (PRP) — é um concentrado de plaquetas derivado do próprio sangue do paciente, rico em fatores de crescimento. É aplicado na pele para estimular a cicatrização de feridas, a regeneração tecidual e a produção de colagénio, melhorando a textura e a elasticidade da pele.

 

My Skin Revive®, um tratamento exclusivo MyMoment

Este protocolo, com base na terapia regenerativa na dermatologia, é exclusivo da Médica Dermatologista Dra. Sofia Borges e da Clínica MyMoment e representa o que há de mais avançado na dermatologia. Oferece um tratamento que não só combate os sinais de envelhecimento, mas também promove uma pele saudável e radiante a longo prazo.

O My Skin Revive® é um tratamento revolucionário e personalizado que redefine o conceito de saúde e beleza da pele através de uma combinação única de modalidades. O foco deste protocolo inovador é devolver à sua pele a vitalidade e o brilho naturais, ao mesmo tempo que promove a renovação e a regeneração celular.

 

my skin revive

Como funciona?

O My Skin Revive® alia o poder do LASER às terapias regenerativas na dermatologia. Ao associar estes 2 recursos, o resultado é sempre uma pele mais brilhante, firme e homogénea.

Ao integrar diferentes modalidades de LASER, conseguimos tratar eficazmente uma vasta gama de problemas cutâneos, como danos causados pela exposição solar, manchas, rugas, cicatrizes, pigmentação irregular e a perda de elasticidade. Através do uso de LASER vascular, estimulamos a circulação e melhoramos condições inflamatórias como acne e rosácea, enquanto outros tipos de LASER são usados para estimular a produção de colagénio, resultando numa pele mais firme e rejuvenescida.

Quanto às terapias regenerativas na dermatologia, no My Skin Revive® incorporamos exossomas e PDRN (Polidesoxirribonucleotídeos), que potencializam ainda mais o efeito regenerador do tratamento. Estas técnicas avançadas ajudam a reparar e a rejuvenescer a pele ao nível celular, melhorando significativamente a sua função de barreira e qualidade geral.

 

Portanto, se procura ter uma pele rejuvenescida e com resultados a longo prazo, marque já uma consulta médica de avaliação e saiba detalhadamente qual a melhor abordagem para que tenha uma pele irrepreensível.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA