Blog,Cirurgia Vascular
Varizes na gravidez: como lidar com o problema?
As varizes na gravidez são bastante comuns e, para algumas mulheres, podem gerar um grande desconforto. Vamos descobrir como evitar e minimizar este incómodo?
Sintomas e consequências das varizes na gravidez
Afinal, por que é que a gravidez é um período tão propenso ao aparecimento de varizes, e até um fator de risco para o agravamento das que já existem e para o desenvolvimento das suas complicações?
Numa fase mais precoce, as alterações hormonais podem justificar as varizes na gravidez. Na reta final da gestação, as varizes aparecem devido à pressão exercida pelo útero gravídico nas veias abdominais. Esta pressão condiciona a normal circulação sanguínea no corpo da grávida, especialmente nas pernas.
São sintomas das varizes na gravidez:
- Pernas pesadas;
- Pernas mais inchadas no fim do dia;
- Comichão e/ou ardor acima da veia varicosa;
- Dores nas pernas ou virilhas;
- Alteração da sensibilidade das pernas.
Apesar de, geralmente, não representarem perigo para o bebé, as varizes na gravidez podem dar origem a complicações como:
- Tromboflebite — coágulos de sangue que, se ocorreram na veia safena, podem provocar uma embolia pulmonar;
- Úlcera de estase — feridas nas pernas consequentes da má circulação;
- Varicorragia — rompimento e sangramento das veias com varizes. É mais frequente em veias superficiais, com uma parede mais fina.
Evite as varizes e as suas complicações
Felizmente, nem tudo são más notícias! As varizes na gravidez não podem ser tratadas pela via cirúrgica, mas podem ser aliviadas e, numa fase anterior, há medidas preventivas que podem fazer com que estas nunca cheguem a aparecer. Para isso, o Dr. João Vieira, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular na MyMoment, dá algumas sugestões:
- Descanse as pernas elevando-as;
- Se estiver muito tempo sentada, eleve os pés com um banco ou outro tipo de apoio e ande um pouco de hora em hora;
- Evite cruzar as pernas na posição sentada;
- Não fique de pé demasiado tempo;
- Tome duches de água tépida ou fria;
- Mantenha-se fisicamente ativa. Exercícios como a caminhada, ioga, pilates, natação ou hidroginástica são apropriados no período de gestação;
- Durante o dia, utilize meias de compressão variável, de acordo com o grau de insuficiência venosa;
- Massaje os pés e as pernas ao fim do dia com produtos adequados;
- Deite-se sob o lado esquerdo do corpo, facilitando a circulação do sangue.
Se, ainda assim, as varizes aparecerem durante a gravidez, para aliviar o desconforto que estas provocam, pode repetir alguns dos pontos enumerados acima, nomeadamente, tomar duches de água morna ou fria e usar meias de compressão. Pode ainda colocar gelo sobre as varizes, que ajuda a contrair as veias e, consequentemente, a reduzir a dor.
Apesar de todas as indicações que aqui lhe damos, a melhor forma de se preparar para uma gestação (caso sofra de doença venosa), diagnosticar o aparecimento de varizes na gravidez e saber como deve proceder para minimizar riscos e desconfortos é marcando uma consulta médica de avaliação. Numa fase tão especial da sua vida, sabemos como ajudar e garantimos-lhe o melhor acompanhamento possível, para que o desconforto com as varizes na gravidez deixe de ser uma grande preocupação e se possa focar no mais importante: o seu bebé!