Eliminar varizes é prejudicial à saúde?

Eliminar Varizes

Atualmente, eliminar varizes é algo relativamente comum. Mas, para muitas pessoas, persiste a dúvida sobre se será algo verdadeiramente benéfico. Esclarecemos tudo neste artigo!

 

Quando se deve eliminar varizes?

As varizes, ou insuficiência venosa crónica, são provocadas por uma alteração nas veias, que passam a funcionar de forma deficitária. Isto porque estas veias têm válvulas que se tornam insuficientes para desempenhar a sua função — levar o sangue dos pés para os pulmões. Assim, além de não estarem a cumprir o seu papel, estas veias estão a prejudicar o funcionamento das outras.

O objetivo da cirurgia que permite eliminar varizes é excluir da circulação as veias que estão doentes, de forma a que todo o sangue circule apenas pelas veias que estão saudáveis.

Desta forma, além de se eliminar varizes, põe-se fim aos sintomas que, tantas vezes, geram nos pacientes um grande desconforto e incómodo. É, então, fácil de concluir que, além de não afetar o organismo de forma geral, eliminar varizes (e derrames) ainda nos beneficia.

 

Além de não estarem a cumprir o seu papel, estas veias estão a prejudicar o funcionamento das outras.

 

Tratar as varizes

Então, se eliminar varizes não nos prejudica e até é benéfico para o nosso sistema venoso, que opções existem para resolver o problema? O Dr. João Vieira, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular — a especialidade que trata as varizes — na MyMoment, apresenta-nos as opções disponíveis:

  • Escleroterapia — consiste na injeção de um medicamento em derrames, provocando-lhes uma reação inflamatória, fazendo com que estas sejam eliminadas;
  • Ablação química com espuma — tratamento semelhante à escleroterapia, mas com um produto diferente. A espuma produz um efeito idêntico, eliminando as veias danificadas;
  • Ablação térmica com LASER — pode ser utilizado para eliminar varizes tronculares mais profundas. Introduz-se uma fibra através da pele, guiada por eco-Doppler. Depois, liberta-se energia sob a forma de calor, que permite a oclusão da veia;
  • Ablação térmica por radiofrequência — este tratamento é muito semelhante ao LASER, no sentido em que também funciona através da introdução de um cateter na veia a tratar, libertando energia em forma de calor dentro da mesma;
  • Flebectomia — neste tratamento, fazem-se pequenas incisões para a remoção das veias, uma a uma.

 

Dos tratamentos mencionados, apenas a escleroterapia é feita na clínica. Os restantes são realizados em bloco operatório.

Agora que já sabe que eliminar varizes não lhe trará nenhum problema, só falta marcar uma consulta médica de avaliação, para que possamos indicar-lhe o tratamento mais adequado para o seu caso e fazer com que tenhas umas pernas mais leves!


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA