Qual será o melhor tratamento das varizes?

tratamento das varizes

O tratamento das varizes é uma preocupação que muitas pessoas têm, quer por motivos estéticos, quer por questões de saúde e conforto.

Agora que o tempo quente parece ter terminado, voltamos a ter a oportunidade de tratar convenientemente as varizes.

 

A escolha do tratamento das varizes

Decidir o tratamento das varizes mais adequado para cada caso é algo que tem de ser feito com a ajuda de um médico especialista. Na MyMoment, o médico responsável pela área de Angiologia e Cirurgia Vascular é o Dr. João Vieira, que deixa algumas informações relevantes sobre o tratamento das varizes, nomeadamente:

  • Se a melhor opção de tratamento implicar que não haja exposição solar, começa agora a melhor altura do ano para cuidar da sua saúde vascular;
  • Cremes e receitas caseiras não são uma opção de tratamento das varizes. Estas são consequência de uma doença que requer avaliação médica, pelo que pode ser necessária uma intervenção específica em cada variz.

Portanto, o primeiro passo será sempre procurar o aconselhamento médico especializado para saber qual o tratamento das varizes mais indicado para o seu caso.

 

As 4 opções disponíveis na MyMoment

Na MyMoment temos 4 opções de tratamento das varizes, com diferentes graus de complexidade que agora lhe explicamos.

 

Escleroterapia e Ablação química com espuma

Estes são 2 tratamentos das varizes minimamente invasivos.

A escleroterapia consiste na injeção de um medicamento em pequenas veias — também chamadas de “aranhas vasculares” ou derrames —, provocando-lhes uma reação inflamatória, fazendo com que estas sejam eliminadas. Depois, o sangue que aí costumava circular passa a fazê-lo por outras veias, mais saudáveis.

A ablação química com espuma é um tratamento semelhante à escleroterapia, mas com um produto diferente. A espuma produz um efeito idêntico, eliminando as veias danificadas.

 

Ablação térmica

Este tratamento é realizado com LASER ou radiofrequência e é um pouco mais invasivo do que os mencionados anteriormente.

Quando realizado com LASER, pode ser utilizado para eliminar varizes tronculares mais profundas. Introduz-se uma fibra através da pele, guiada por eco-Doppler. Depois, liberta-se energia sob a forma de calor, que permite a oclusão da veia.

Ablação térmica por radiofrequência é muito semelhante ao LASER, no sentido em que também funciona através da introdução de um cateter na veia a tratar, libertando energia em forma de calor dentro da mesma.

 

Flebectomia

De todos, este é o tratamento das varizes mais invasivo.

Na flebectomia, também conhecida por cirurgia de remoção de veias, fazem-se pequenas incisões para a remoção das veias em questão, uma a uma.

 

Como vê, as opções são várias, mas só um médico qualificado lhe poderá dizer qual a melhor opção para o seu caso. Se gostava de tratar das suas varizes, para se sentir mais confortável, basta marcar uma consulta médica de avaliação.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA