Blog,Cirurgia Plástica
Redução mamária: pós-operatório e cuidados a ter
O pós-operatório de uma cirurgia de redução mamária requer alguns cuidados e é algo que levanta várias questões. Mas, apesar de ser necessário ter atenção e fazer algumas restrições, com o devido acompanhamento clínico e o cumprimento das orientações médicas, não há motivos para alarme.
O que esperar do pós-operatório da redução mamária
Um pós-operatório requer sempre alguma cautela, não só para garantir que os resultados das cirurgias são como o esperado, mas também para evitar complicações. No caso da cirurgia de mamoplastia de redução, ou redução mamária, o pós-operatório não é diferente.
Os nossos cirurgiões plásticos, Dr. Nuno Fradinho, Dr. Nuno Maria e Dr. Luís Vieira, explicam tudo o que necessita de saber sobre a redução mamária, o pós-operatório e deixam algumas recomendações.
A redução mamária
A redução mamária é uma cirurgia que, como o nome indica, tem como propósito a redução do volume da mama. O objetivo é que esta passe a ter uma forma e volume mais adequados e mais confortáveis.
Geralmente, é realizada quando há queixas de volume mamário exagerado e uma mama descaída. Além de dificultar a vida diária, o excesso de volume das mamas, pode provocar dores nas mesmas, nos ombros, na região cervical ou nas costas. Uma redução do volume minimiza estes problemas, melhora a postura e ajuda a melhorar a aparência geral e a autoconfiança.
Portanto, a redução mamária vai muito além de uma questão estética. Ao contrário de um aumento mamário, a redução mamária pode ser necessária para que se tenha mais qualidade de vida. Prova disso é que muitas pacientes que procuram esta solução passam por situações como:
- Desconforto físico;
- Restrições nas atividades físicas;
- Dificuldade respiratória;
- Desconforto emocional;
- Assimetria mamária;
- Dificuldades em vestir-se.
Alguns casos de antes e depois de reduções mamárias realizadas na MyMoment ajudam a perceber o impacto desta cirurgia.
O pós-operatório
Na MyMoment, ao acordar da cirurgia, encaminhamos as pacientes para a sala de recobro, onde a nossa equipa de enfermagem faz um acompanhamento permanente.
O recobro pode levar entre 4 a 6 horas e, estando tudo bem com a paciente, esta recebe a alta. A equipa de enfermagem entrega a medicação necessária para o pós-operatório da redução mamária e reforça alguns cuidados a ter.
Que cuidados são necessários após a cirurgia?
Para que tudo corra bem no pós-operatório da redução mamária, há alguns cuidados que não devem ser ignorados e que passamos a enunciar.
Companhia após a cirurgia
Nas primeiras 72 horas, a paciente deverá estar acompanhada, até porque na primeira semana se deve evitar quaisquer esforços. Abrir portas, levantar pesos ou pegar em crianças ao colo são alguns exemplos de ações de que se deve distanciar.
Medicação e alimentação
Nos primeiros dias a alimentação deve ser mais rica em proteínas para facilitar a cicatrização.
A medicação prescrita pelo cirurgião plástico deve ser tomada com rigor. Mas todos os fármacos necessários durante a primeira semana são entregues pela nossa equipa no momento da alta.
Cuidados diversos
Nas primeiras 72h, é importante aplicar regularmente gelo na região mamária.
Sentindo-se bem para isso, é aconselhável que as pacientes caminhem várias vezes por dia num espaço controlado.
Acompanhamento clínico pós-operatório
Nas diversas consultas seguintes à redução mamária, o cirurgião plástico e a equipa de enfermagem continuam a avaliar a evolução do pós-operatório. Por outro lado, são realizadas sessões de fisioterapia dermato-funcional, imprescindíveis a uma boa recuperação.
Regresso à atividade física
O regresso à atividade física deve ser feito em total coordenação com o cirurgião plástico, pois poderá comprometer seriamente o resultado da cirurgia.
Agora que já sabe o que esperar do pós-operatório da redução mamária, se tem motivos para recorrer a esta cirurgia, marque uma consulta médica de avaliação. Vamos poder planear consigo esta transformação e ajudá-la a ter mais qualidade de vida.