Tem um intestino problemático? Conheça a dieta low FODMAP!

dieta low FODMAP

Não, esta não é mais uma dieta exótica, como aquelas de que ouvimos falar frequentemente. É, sim, uma dieta aconselhada por profissionais para a resolução de problemas gastrointestinais, desde que feita com o devido acompanhamento.

O low FODMAP é um regime alimentar em que se elimina, por algum tempo, os oligossacáridos, os dissacáridos, os monossacáridos e os polióis fermentáveis. Ou seja, os hidratos de carbono não fermentáveis de cadeia curta — têm este nome porque não são bem absorvidos no intestino delgado, indo mais depressa para o intestino grosso.

 

Consequências do consumo de alimentos ricos em FODMAP

Os hidratos de carbono ricos em FODMAP (Fermentable Oligo-saccharides, Di-saccharides, Mono-saccharides And Poly-ols) estão presentes em vários alimentos — como a maçã, a couve-de-bruxelas, a cebola ou o trigo —, que são frequentemente mal absorvidos pelo intestino delgado. No intestino grosso “alimentam” a flora bacteriana intestinal e fermentam. Dá-se, então, origem a gases que provocam flatulência, distensão abdominal, limitação da capacidade de uma pessoa se mover e, em alguns casos, dores.

A retenção de água no intestino também aumenta, dando origem a cólicas, prisão de ventre ou diarreia.

 

Os cuidados fundamentais desta dieta

Grandes parte dos alimentos em que se encontram FODMAPs são, simultaneamente, muito nutritivos e importantes para o organismo. Por isso, a nossa nutricionista, a Dra. Susana Barros, alerta para o facto de esta ser uma dieta temporária. Assim, o consumo destes alimentos é restringido por um período de 2 a 6 semanas, até controlar e aliviar os sintomas. 

Mas, depois, os alimentos são reintroduzidos gradualmente, através de um plano alimentar personalizado, de maneira a que o intestino se adapte e não volte a apresentar os sintomas.

Como qualquer outro plano alimentar, para que o tratamento seja eficaz, a dieta low FODMAP requer disciplina e autocontrolo.

 

Livre-se do desconforto

Esta é uma das principais terapêuticas aceite pelos profissionais para tratar sintomas gastrointestinais. E quem resolve segui-la de forma regrada apresenta progressos nas primeiras 6 semanas de tratamento.

Os sintomas descritos podem ser muito incómodos, podendo até atrapalhar o dia-a-dia de quem os tenha, o que faz com que estes sejam dos principais motivos das consultas de gastrenterologia.

Se também é vítima do desconforto provocado por estes sintomas e se quer livrar deles, marque uma consulta na clínica MyMoment, para que o possamos guiar no sentido de se livrar desse mal-estar.


LIGAR AGORA
PEDIR INFORMAÇÕES
MARCAR CONSULTA