Blog,Tricologia
PRP capilar no tratamento da perda de cabelo
O PRP capilar é uma das diferentes formas de tirar proveito do PRP (Plasma Rico em Plaquetas). Um tratamento que, na especialidade de tricologia, faz maravilhas e permite recuperar o cabelo perdido ou promover a recuperação e fortalecimento em casos de transplante capilar.
Como funciona o PRP capilar?
O PRP é uma técnica inovadora e vantajosa que tem apresentado resultados significativos em diversos ramos da medicina. No caso da tricologia, o PRP capilar é um dos tratamentos de intradermoterapia que recorre ao plasma do próprio paciente para potenciar o crescimento do cabelo, assim como a cicatrização e a regeneração do couro cabeludo. É, portanto, um tratamento, realizado sozinho ou em complementaridade com outros, que resolve patologias como a calvície.
Os médicos tricologistas da clínica MyMoment, Dr. Pedro Pizarro Madureira e Dr.ª Idalina Fialho, explicam-nos como funciona o PRP capilar:
- Colhe-se uma pequena quantidade de sangue do paciente;
- Numa centrifugadora, as várias frações do sangue são separadas;
- Recolhe-se a parte do plasma que é rica em plaquetas, fatores regenerativos e fatores anti-inflamatórios;
- Realiza-se a injeção destes componentes no couro cabeludo.
Com a recomendação de 4 sessões ao longo de 6 meses, os resultados deste tratamento são muito vantajosos, como uma paciente nossa confirma.
Vantagens do PRP capilar
- Abranda a queda de cabelo;
- Estimula o crescimento do cabelo;
- Fortalece o cabelo;
- Mantém a densidade capilar ao longo dos ciclos de renovação;
- Previne a perda folicular e consequente aparecimento de calvície;
- É um procedimento pouco invasivo.
O PRP capilar como complemento ao transplante capilar
O transplante capilar é um tratamento da área da tricologia, a especialidade médica que estuda os fios de cabelo, o couro cabeludo e os pelos. É uma solução muito procurada por quem sofre com a queda de cabelo e, na MyMoment, é um tratamento ao qual dedicamos muita atenção.
É um procedimento minimamente invasivo, que visa a extração de folículos pilosos ou unidades foliculares de uma área doadora, localizada na região occipitotemporal (região posterior da cabeça) e a sua implantação em áreas onde não existe cabelo ou onde existe uma menor densidade (entradas, topo e coroa).
FUE é a técnica mais atual e avançada para a colheita de folículos capilares. Consiste na extração de unidades foliculares, uma a uma. Além de se obter um resultado mais natural, esta técnica não gera cicatrizes lineares na área doadora, uma vantagem para as pessoas que desejam usar o cabelo mais curto. O pós-operatório é, também, mais rápido e menos doloroso do que nos casos de utilização de outras técnicas.
Vantagens do PRP capilar no transplante
Além das vantagens já enumeradas, após a realização de um transplante, o PRP capilar apresenta vantagens como as que se seguem:
- Recuperação dos tecidos e folículos;
- Aceleração da cicatrização das zonas dadora e recetora;
- Aceleração do crescimento do cabelo;
- Aumento da vitalidade e estimulação dos folículos transplantados;
- Melhor e mais rápido resultado estético, devido à aceleração da desinflamação do couro cabeludo;
- Revitalização do couro cabeludo.
Ao recorrer ao tratamento PRP capilar na sequência de um transplante, há ainda outra curiosidade. Ao centrifugar o sangue colhido do paciente, as frações em que o sangue se separa são: plasma rico em plaquetas; plasma pobre em plaquetas; e glóbulos vermelhos. Mas, no caso de realização de transplante capilar, não se usa apenas o plasma rico em plaquetas. Aqui, também o plasma pobre em plaquetas tem a sua utilidade. Depois de se injetar o plasma rico em plaquetas no couro cabeludo, distribui-se o plasma pobre em plaquetas pelo couro cabeludo. Este procedimento ajuda a hidratar esta região, regenerando e cicatrizando o couro cabeludo após o transplante capilar.
Se tem reparado que o seu cabelo cai mais, se tem peladas ou algum outro tipo de problema capilar, a nossa equipa de tricologia tem os meios e os tratamentos necessários para ajudar e resolvê-los. Basta marcar uma consulta médica de avaliação para que possamos indicar o tratamento mais adequado para a sua situação.